Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 19, 2016

Com participação de brasileiros, grupo internacional faz teste inédito com anti-hidrogênio

Imagem
Cinquenta cientistas de 11 países, incluindo quatro brasileiros, conseguiram criar, isolar e agora medir a energia de um átomo de anti-hidrogênio no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), na Suíça. O trabalho foi publicado nesta segunda-feira (19), na revista “Nature”. A antimatéria é formada por antipartículas. Em teoria, para cada partícula de matéria no mundo, há uma antipartícula associada com as mesmas propriedades, uma espécie de simetria descrita em um teorema chamado de CPT. Entretanto, quando a antimatéria entra em contato com a matéria, ela é instantaneamente desintegrada. É isso é o que faz ser tão difícil estudá-la. Na pesquisa publicada nesta segunda, o grupo de pesquisadores conseguiu criar átomos de anti-hidrogênio. Depois, o isolou com a ajuda de forças magnéticas - justamente para evitar que fosse aniquilado. Finalmente, jogou um feixe de raio laser na partícula com o objetivo de fazer uma medição conhecida como espectroscópica. O objetivo é testar se a antimatér…

Candidata de Porto Rico vence o Miss Mundo 2016

Imagem
Por G1, em São Paulo Stephanie del Valle desfila com a faixa e a coroa de Miss Mundo (Foto: Joshua Roberts/Reuters)
A porto-riquenha Stephanie del Valle foi coroada como Miss Mundo neste domingo (18) em evento realizado em Washington, nos Estados Unidos. 

A estudante, de 19 anos, superou as candidatas das Filipinas e da República Dominicana, 2º e 3º lugares, respectivamente. A brasileira Beatrice Fontoura ficou entre as 10 finalistas.

Coroada pela espanhola Mireia Lalaguna, vencedora no ano passado, del Valle disse ser uma "honra e uma grande responsabilidade" representar sua pátria. 

Ela se tornou a segunda mulher no país caribenho a conquistar o título. A primeira foi Wilnelia Merced, vencedora em 1975. Estudante se surpreende com o anúncio da vitória no Miss Mundo (Foto: Joshua Roberts/Reuters)

Falecido em 2014, poeta Manoel de Barros completaria um século de vida hoje

Imagem
Chamavam-no, os mais íntimos, de "caramujo-flor", um bicho pequeno que se esconde ao notar que alguém se aproxima. É que Manoel de Barros (1916-2014) era tímido, de personalidade comedida. Falava mais no papel, quando sua persona poeta se solidificava em meio a muitos "eu", "sou", "vou". Tal trabalho com as palavras - em um constante exercício de lapidação de sua própria expertise - o faz ser reconhecido até hoje como um dos mais respeitados literatos contemporâneos que o Brasil já teve, algo que Carlos Drummond de Andrade já sublinhava na altura de 1986, quando afirmou: "Manoel de Barros é o maior poeta brasileiro vivo". Vida aquela que talvez não faria sentido, de tão triste que seria, sem "as marcas dos pés", por exemplo. Vida que soava, às vezes, como "fresca e incompreensível/ um mistério suave alisando sempre o coração". Vida que resiste, apesar da voz imprevisível do óbito chegando ruidosamente na ágora, no c…

Papa pede que adolescentes contagiem o mundo com a alegria

Imagem
Santo Padre recebeu hoje em audiência adolescentes da Ação Católica ItalianaDa Redação, com Rádio Vaticano Papa com os adolescentes da Ação Católica Italiana / Foto: Rádio Vaticano O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta segunda-feira, 19, cerca de setenta adolescentes da Ação Católica Italiana. O Pontífice manifestou sua alegria por este encontro, realizado nas proximidades do Natal, e pediu que suas felicitações natalinas cheguem a toda a família da Ação Católica Italiana. Francisco recordou que o Natal se aproxima e ressoará o anúncio do anjo aos pastores para que não tema, pois nascerá o Salvador, o Messias. “O nascimento de Jesus é anunciado como uma ‘grande alegria’, causada pela descoberta de que Deus nos ama e através do nascimento de Jesus se aproximou de nós para nos salvar. Somos amados por Deus. Que coisa maravilhosa! Quando estamos tristes, quando parece que tudo dá errado, quando um amigo ou uma amiga nos desilude, ou quando nos desiludimos a nós mesmos, pensemos: ‘D…

Campanha mobiliza pessoas para realizarem sonhos de idosos neste Natal

Imagem
A Campanha Um Sonho Pra Chamar de Meu, realizada pelo Instituto JCPM de Compromisso Social e o RioMar Kennedy, pretende realizar o sonho de cerca de 82 idosos da Casa Abrigo de Idosos, no bairro Olavo Bilac.Foto: Reprodução / Internet Todos nós já ouvimos a frase: nunca é tarde para realizar um sonho. E neste Natal, 82 idosos, na faixa etária de 65 a 90 anos, da Casa Abrigo de Idosos, poderão concretizar seus sonhos com a ajuda de voluntários. A iniciativa é do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e do Shopping RioMar Kennedy, que estão promovendo pela primeira vez a Campanha Um Sonho Pra Chamar de Meu, de 16 a 22 de dezembro.
A ideia é incentivar as pessoas a adotarem 'vovôs' e 'vovós' que escreveram seus pedidos nas cartinhas e realizar o sonho de cada um. Os pedidos envolvem desde bens materiais até simples gestos afetivos, como uma visita, um abraço, ver o mar, entre outros.
Qualquer pessoa pode participar e, para ajudar, basta comparec…

Confraternização de Natal alegra crianças e adolescentes da Associação Vidança

Imagem
A Associação Vidança é uma das beneficiadas da Campanha Papai Noel dos Correios. A ação beneficia crianças de até 10 anos que são presenteadas com os brinquedos que foram arrecadadosFoto: Divulgação / Assessoria A Associação Vidança é uma das beneficiadas da Campanha Papai Noel dos Correios. A ação beneficia crianças de até 10 (dez) anos que são presenteadas com brinquedos que foram arrecadados. Nesta segunda-feira (19), a partir das 17h, o Vidança realiza sua confraternização de Natal, onde serão entregues os brinquedos da campanha. Cerca de 70 crianças serão presenteadas na festa do Vidança, parte das que estão participando da Campanha Papai Noel dos Correios e outra parte de crianças da Associação que estão acima dos 10 anos, que ganharão brinquedos doados pelos parceiros do Vidança.
Na ocasião, também serão entregues cestas básicas às famílias da comunidade. A Casa Brazil, um dos apoiadores do Vidança, pelo segundo ano consecutivo doa alimentos e faz o Natal do Vila Velha mais esp…

Mais Visitadas

As dores da humanidade

Tudo começa com o caderno de caligrafia

14 etnias não têm seu idioma original preservado no Estado do Ceará

Adjetivando a vida

Intolerância: arma dos preconceituosos