Postagens

Mostrando postagens de Abril 13, 2019

Loira Desposada do Sol

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Fortaleza, batizada de Loira Desposada do Sol, metrópole e capital do Estado do Ceará, também conhecida como Terra do Sol e cidade natal do renomado brasileiro Dom Helder Câmara, completa, neste dia 13 de abril de 2019, 293 anos. Eis o nosso desafio maior: encontrar resposta para os anseios de todos os que nela residem, recordando, mais uma vez, o que disse Dom Aloísio Lorscheider: “A cidade deve ser um espaço de convivência solidária para todos os que nela moram, convivência essa que seja resultante da convergência de esforços para tornar a cidade sempre mais humana e também mais cristã”.

Que possamos guardar o pensamento de sonhar e, obstinados, lutar pela edificação de um povo forte, grande e civilizado, mas que o Deus verdadeiro esteja no centro, como nos garante o Livro Sagrado, no Salmo 127: “Se Deus não constrói a casa, em vão trabalham os seus construtores; se Deus não cuida da cidade, em vão vigiam as sentinelas”. Vemos, com clareza, a exigência do próp…

Conceição Evaristo será atração da Feira Literária Capixaba

Imagem
Flic-ES traz escritora Conceição Evaristo à Vitória
Doutora em Literatura e vencedora do Prêmio Jabuti, Conceição Evaristo está confirmada como uma das participantes da 6ª Feira Literária Capixaba (Flic-ES). No ano passado, ela foi indicada a ocupar uma das cadeiras na Academia Brasileira de Letras (ABL). Com uma espécie de anticandidatura questionadora da falta de representatividade na entidade, acabou recebendo apenas um voto, frustrando as expectativas de muitos em ver a primeira mulher negra ocupar uma cadeira na ABL. Mulheres fazem história e buscam espaço na literatura Outra participante da Flic-ES será a escritora e professora Bernadette Lyra, que esbanja simpatia por onde passa em Vitória. Radicada em São Paulo, aos 80 anos está mais próxima de seu querido Espírito Santo, ministrando aulas e cursos na Ufes. O espaço das mulheres não para por aí: a homenageada desta edição da Flic-ES será a jornalista e escritora Judith Leão Castelo Ribeiro, nascida na Serra, que se tornou a pri…

180 anos de Dragão do Mar: galeria homenageia jangadeiros cearenses

Imagem
Sistema Verdes Mares seleciona imagens dos trabalhadores do mar, os jangadeiros
Em celebração aos 180 anos de nascimento de Dragão do Mar, retratos de jangadeiros enquadram a beleza, peleja e minúcias do ofício de percorrer oceanos. Tocantes gestos rumo à compreensão da realidade de homens que se lançam em direção a si mesmos. Pescadores das Goiabeiras lutam para sobreviver à falta de pescado causada pela destruição ambiental Foto: Gustavo Pellizzon Praia do Mucuripe, próximo à Avenida Beira Mar Foto: Helene Santos Pescadores encerram as atividades do dia na Praia do Mucuripe Foto: Natinho Rodrigues

Fortaleza chega hoje aos 293 anos

Imagem
Por Dellano Rios , 
O aniversário marca o começo de um novo ciclo. Os votos são, sempre, desejos para o futuro: alegrias, saúde, sucesso e, porque tem que ser, dinheiro. Ao mesmo tempo, o marco tem algo de encruzilhada, com uma estrada atrás de si e outras à frente. Olhar para trás, é irresistível. Mesmo quando quem aniversaria é uma cidade. Fortaleza chega hoje aos 293 anos. Ainda que seja grande a tentação de olhar saudosa ao passado, como parece próprio das cidades, não tem outra escolha a não ser encarar o terreno que se espraia à frente, com caminhos que se insinuam e outros que, sem terem sido traçados, podem ser trilhados. O tempo corre na mesma direção para as pessoas e as cidades, mas enquanto o futuro é limitado para as primeiras (o corpo se exaure e não há quem escape da morte), as últimas não têm um limite para cessar de existir. Não é possível resignar-se e esperar que a vida as carregue. Reinventar-se é compulsório e o ritmo, no último …

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO