Postagens

Mostrando postagens de Abril 28, 2017

1ª greve geral do país, há 100 anos, foi iniciada por mulheres e durou 30 dias

Imagem
Camilla Costa - @_camillacosta Da BBC Brasil em São Paulo Compartilhe este post com TwitterCompartilhe este post com Messpartilhe este post com Email Direito de imagemARQUIVO EDGAR LEUENROTH | UNICAMPImage

A Misericórdia do Deus eterno

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
O Regina Caeli é a oração mariana que assume o lugar do Angelus, oração e louvor dos católicos por ocasião do Tempo Pascal, que vai do Domingo de Páscoa até a Festa de Pentecostes, numa maneira de consagrar o dia a Deus e à Virgem Maria. É o convite da Igreja aos seguidores de Jesus de Nazaré, agradecida e exultando de alegria pela ressurreição do Filho de Deus, sem jamais se separar do mistério da encarnação do Senhor. O Papa Francisco assim se pronunciou no Regina Caeli (23/04/2017): "A experiência da misericórdia abre a porta da mente para compreender melhor o mistério de Deus e da nossa existência pessoal". Ressaltou igualmente que "a misericórdia abre a porta do coração e permite expressar a proximidade, sobretudo, aos que estão sós e marginalizados, porque os faz sentir irmãos e filhos de um só Pai".
Render graças ao bom Deus - porque sua misericórdia é eterna - significa acreditar que a única saída é a vida renovada na Páscoa do Senhor, …

Aplicativo que oferece serviço de lavagem de carro seleciona colaboradores em Fortaleza

Imagem
O aplicativo Lavô, que oferece um serviço de lavagem de carros, deve chegar em Fortaleza entre o final de maio e início de junho. E ele seleciona cerca de 1.500 colaboradores em Fortaleza. O sistema do aplicativo é semelhante ao Uber, o usuário solicita uma pessoa para lavar seu carro e o colaborador, chamado de lavôr, mais próximo, presta o serviço. A ferramenta realiza serviços agendados de lavagens automotivas ecológicas de forma rápida e segura, podendo ser realizadas em qualquer lugar e horário, inclusive feriados e finais de semana. A seleção está aberta no site do aplicativo www.lavo.online. O diretor comercial do aplicativo, Ricardo Pereira, explica como é feita a seleção. “A pessoa interessada se cadastra no site, com seus documentos, então é feita uma análise. Após essa análise, se a pessoa for aprovada, ela passa por um treinamento online com vídeo-aula e outro presencial”, esclarece. A empresa já está presente em Brasília, Goiânia, Anápolis, Belo Horizonte, Vitória, Recif…

Pesquisadores comprovam a resistência de tijolo ecológico com resíduos da mandioca

Imagem
do BOL, em São Paulo Cícero R. C. Omena/Wikimedia Commons Resíduos do processamento da mandioca podem ser reaproveitados para confecção de tijolos, sem o uso de água ou fogo Pós-graduandos da Universidade Federal de Campina Grande (PB), estudaram as características do tijolo feito sem água nem queima no forno e demonstraram que ele tem as mesmas propriedades do tijolo comum. O material é feito com a manipueira, resíduo poluente resultante da fabricação da farinha de mandioca. Tradicionalmente descartado, o resíduo se torna um risco ambiental com o aumento da produção da farinha. A vantagem do tijolo de mandioca é não utilizar água, além de dispensar o cozimento dos blocos em fornos. Os pesquisadores paraibanos chegaram à conclusão de que o tijolo de manipueira pode substituir o tijolo comum em qualquer tipo de construção, com exceção dos reservatórios de água, onde o tijolo poderia se desmanchar, segundo o grupo. As instruções para fazer construções ecológicas com o material podem ser encont…

Festival de filmes em Recife com acessibilidade para cegos e surdos vai até o dia 31

Imagem
do BOL, em São Paulo Alzio Dias/Divulgação Júri popular na mostra competitiva do VerOuvindo poderá escolher a melhor audiodescrição O festival VerOuvindo traz curtas e longa-metragens com descrição em áudio e libras, além de oficinas, palestras e debates com acessibilidade para deficientes auditivos e visuais. Organizado em três salas de cinema em Recife (PE), a mostra acontece até o domingo (30). Em sua quarta edição, o VerOuvindo traz uma mostra competitiva de filmes, além de incentivar o uso de tecnologias assistivas nas salas de cinema. A mostra competitiva inclui produções de diretores iniciantes, incluindo artistas adolescentes, todos com locução e audiodescrição, além de legendas adaptadas. A premiação total do festival chega a R$ 5.000, divididos entre as categorias de audiodescrição e locução para o júri técnico e audiodescrição pelo júri popular. Sexta-feira (28), o festival irá exibir uma sessão especial com curtas pernambucanos, a partir das 18h, no Cinema do Museu. No sá…

Luis Augusto Fischer: Zen e a arte de aprender o frio

Imagem
A janela me confirma pelo olho aquilo que o corpo já vem sentindo: o frio está mesmo chegando. Depois de tanto calor no verão, agora se anunciam dias de arrepio na pele, cheiro diferente nas coisas, gosto pelo recolhimento. Muita leitura. Tempo também de viagem, do gosto por ficar do lado do sol. Lagartear. Não sei se meus filhos já aprenderam a gostar do inverno como ele merece. Andar pela rua não tá fácil em Porto Alegre, mas caminhar no frio, mãos no bolso e focinho afundado no cachecol, orelhas protegidas, bá, tem pouca coisa tão boa quanto isso. Será também um tempo para ser mais lento. Ter a velocidade em que deve se desenvolver uma conversa ao pé do fogo, quando a gente presta atenção à dança das fagulhas e das labaredas e, sem perder nada, também à fala de cada um na roda, especialmente se alguém começar a contar uma história. História que vai nos encontrar em estado de relaxamento interno, disponível para a surpresa do relato. Quando será a hora adequada para mostrar aos fil…

Paginário: uma biblioteca pública mutante no Maloca Dragão

Imagem
Se a leitura é vista como um exercício solitário e individual, o objetivo do projeto Paginário é justamente desconstruir essa visão. Sob curadoria da artista local Fernanda Meireles, fortalezenses são convidados a levar páginas de seus livros preferidos para compor o que a Fernanda chama de “pequena biblioteca pública mutante”. A montagem do Paginário, que acontece no dia 30, domingo, faz parte do festival Maloca Dragão 2017, porém, o “mural” permanecerá disponível para visita e para intervenção após o fim do evento. Para ter as páginas de sua obra preferida no Paginário, basta tirar xerox de 10 delas e levá-las no dia da montagem com o nome da obra escrito na parte de baixo da folha ou escaneá-las e enviar para o email da curadora (acgrandeonda@gmail.com). Antes da criação do Paginário, haverá uma conversa com o escritor Leonardo Villa-Forte, que desenvolveu o projeto no Rio de Janeiro com os amigos Rodrigo Lopes e Ana Hupe em 2014. O mural será montado em uma das paredes do Cinema …

Julian Lennon expõe fotos em SP e diz que fotografia é 'alívio' após ser 'crucificado' por cantar como pai

Imagem
Entre a cruz e a câmera fotográfica, Julian Lennon escolheu a segunda opção. Pelo menos por um tempo, o artista, que será sempre conhecido (e "crucificado", segundo ele) por ser filho de John Lennon, se dedica pouco a cantar e muito a uma arte que rende menos comparações com o pai. Aos 54 anos, ele lança em SP duas exposições de fotos - a primeira mostra uma viagem à Ásia e outra retrata amigos famosos nos bastidores de turnês (veja serviço abaixo). Julian conversou com jornalistas brasileiros sobre o "alívio" que achou na fotografia, sobre a jornada que rendeu a série de fotos em países asiáticos "Cycle", e sobre o trabalho filantrópico na White Feather Foundation. O nome da fundação ("pena branca") vem de uma frase dita pelo pai. Antes de morrer, John teria dito ao pequeno Julian que tudo ficaria bem, e que um sinal disso seria dado por uma pena branca. Anos depois, em viagem à Austrália na turnê do disco "Photograph smile" (1998, já s…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

VIVENDO E APRENDENDO