Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 4, 2019

Concurso literário para guardas municipais de todo o País está com inscrições abertas

Agentes têm até 15 de outubro para fazer a inscrição de poesias. Temática é livre
Concursos literários são eventos que geralmente expõem diferentes percepções de mundo, servindo como vitrine para novos autores e obras. Pensando nisso, o subinspetor da Guarda Municipal de Maracanaú Reginaldo Nascimento lançou edital para o 1° Concurso Literário Nacional Guarda Municipal em Versos. O evento pretende estimular o interesse de agentes de todo o País pela literatura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Observatório de Segurança Municipal (Observa-GCM) até o próximo dia 15. Os textos devem ser escritos no formato de poesia e a temática é livre.
Reginaldo, que também é escritor, defende a importância desse tipo de ação. Para ele, promover atividades culturais que estimulem a reflexão é uma oportunidade de aproximar a categoria da sociedade. Além de promover a ideia de que questões ligadas à literatura e à segurança pública podem ser complementares. A proposta é que todo…

Elasticidade

Por Gonzaga Mota - Professor aposentado da UFC
Tentaremos mostrar neste pequeno espaço, apesar das dificuldades, dentro do possível, sem a utilização de fórmulas matemáticas e de gráficos ilustrativos, o conceito básico de elasticidade na Economia. Usado muito no estudo da demanda de um produto, os formuladores de políticas utilizam também em vários outros assuntos. Por exemplo, renda, oferta, taxa de câmbio (exportações, importações e movimento de capitais), taxa de juros (poupança e investimento), etc. Elasticidade, a rigor, é o tamanho do impacto que a modificação em uma variável pode afetar a outra, “coeteris paribus” (tudo mais constante).  O melhor sinônimo de elasticidade é sensibilidade, pois uma variável elástica (maior que 1) reage a mudanças de outras variáveis; já a inelástica (menor que 1) pouco responde. Respectivamente, exemplificando, “filet mignon” (demanda elástica-se o preço do “filet” aumenta, a tendência é a redução do consumo) e sal de cozinha (demanda inelástica…

Museu da Fotografia Fortaleza recebe a exposição "Bob Wolfenson: Retratos"

Por Lívia Carvalho, 
A mostra reúne mais de 150 obras icônicas do consagrado fotógrafo brasileiro e tem curadoria de Rodrigo Villela e Fábio Furtado
Versátil. Talvez seja esta a característica mais marcante do fotógrafo brasileiro Bob Wolfenson. Com currículo de quase 50 anos de experiência, o paulistano não se limita. "Eu advogo a ideia de transitar por várias disciplinas da fotografia, eu sou fotógrafo de moda, de retrato, de nu, de publicidades e eu preciso de todos os outros que me habitam para fazer qualquer um", relata em entrevista ao Verso. O consagrado artista estreia, neste sábado (5), a exposição "Bob Wolfenson: Retratos", no Museu da Fotografia Fortaleza. Com curadoria do gestor cultural Rodrigo Villela e assistência do documentarista Fábio Furtado, a mostra reúne mais de 150 imagens icônicas. A primeira montagem aconteceu em 2018, em São Paulo, e foi vista por mais de 9 mil visitantes. No dia da abertura em Fortaleza, o fotógra…