Postagens

Mostrando postagens de Março 2, 2020

Um livrinho de bolso com menos de 80 páginas reúne os pensamentos do Papa Francisco sobre a Quaresma

Imagem
Uma seleção de frases do Papa para acompanhar o nosso caminho rumo à Páscoa. Entrevista com o Vigário geral de Sua Santidade para a Cidade do Vaticano, o cardeal Angelo Comastri, que assina o prefácio do livro e diz: “Se quisermos uma humanidade nova, devemos abrir o coração a Jesus”. Emanuela Campanile – Cidade do Vaticano Um livrinho de bolso com menos de 80 páginas reúne os pensamentos do Papa Francisco sobre a Quaresma. Editado pela Libreria Editrice Vaticana, tem como título “Il Signore è Risorto” (O Senhor Ressuscitou), e na capa, uma foto do Pontífice com a fronte pousada sobre o crucifixo, como se fosse traduzir a frase “Jesus na cruz é a bússula da vida que nos orienta para o Céu”, frase pronunciada durante a homilia da Quarta-feira de Cinzas. “São frases muito simples, como é o estilo do Papa” explica o cardeal Angelo Comastri, arcipreste da Basílica papal de São Pedro, que assinou o prefácio. No seu prefácio, o senhor esclarece que a Quaresma é um período favorável para “end…

Conheça o trabalho do fotógrafo cearense Samuel Macedo, do Projeto Infâncias

Imagem
Cearense do mundo. É assim que Samuel Macedo, 35 anos, é descrito. O fotógrafo nasceu no Cariri, mais precisamente no Crato, e fez da estrada o seu lar ao percorrer as cinco regiões do País. O objetivo é retratar a pluralidade da infância no Brasil, por meio de um projeto iniciado há 10 anos, bem como registrar outras paisagens. Começou a fotografar ainda menino, aos 12 anos, quando fez parte da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, uma ONG que visa promover formação social e cultural para crianças, jovens e familiares. Entretanto, o primeiro contato com a imagem veio ainda por influência do avô, que tinha uma oficina. De lá saiu, inclusive, a primeira câmera, uma caixa escura feita de maneira artesanal. Samuel cresceu imerso em uma efervescência cultural, vendo os trabalhos dos conhecidos "artistas do sertão", a exemplo de benzedeiras, rezadores, aboiadores, mestres de reisado e cantadoras. Foi essa paisagem nordestina que guiou, inicialmente, a sua produção, a …

A queimar cartas de amor

Imagem
Ele nunca soube o motivo de ser a inspiração de cartas de amor, já que não era tão intenso e passional quanto as cartas que recebia Sendo destinatário de tantas e tantas cartas de amores que no juntar dos anos já não mais sabia delas e quantas eram elas. (Liam Truong / Unsplash) Ricardo Soares* A primeira mulher que lhe escreveu cartas de amor o fez com letras miúdas e intenções graúdas espalhadas em parágrafos longos e intensos, cheios de exclamações, suspiros e até espasmos. O coração dela batia ao ritmo das frases e elas eram tão sinceras e derramadas que podiam se ouvir ao fundo dos adjetivos o ruído de sinos remotos que tocavam. Ele nunca soube o motivo de ser o inspirador de cartas de amor das mulheres, visto que não se achava tão intenso e passional quanto as cartas que inspirava. Era até um sujeito metódico, que dormia sempre na mesma posição e deixava o creme sobre o pincel na véspera de fazer a barba. Assim sendo não surpreende que a segunda mulher que lhe escreveu cartas de a…

111 anos de Patativa: Secult realiza o XVI Patativa do Assaré em Arte e Cultura

Imagem
Entre os destaques desta edição estão a entrega da Comenda Patativa do Assaré e o lançamento do livro “O Melhor do Patativa do Assaré”, publicado pela Secult e Seduc, com organização de Gilmar de Carvalho.
Apresentações culturais, shows, contação de histórias, lançamentos de livros, palestras e a entrega da Comenda Patativa do Assaré, instituída pelo Governo do Estado do Ceará, marcam a 16ª edição do Patativa do Assaré em Arte e Cultura. O evento, que acontece de 3 a 5 de março, na cidade onde o poeta popular nasceu, é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e do Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Cultura do Município, e conta com a parceria da Fundação Memorial Patativa do Assaré, do Sesc – Crato, do Sistema Fecomércio e da Universidade Regional do Cariri (URCA). Para comemorar os 111 anos que Antônio Gonçalves da Silva – o Patativa do Assaré – faria se estivesse vivo, uma grande programação foi pensada, para levar a poesia e o retrato …