Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 3, 2016

Sede de felicidade

Padre Geovane Saraiva* Deus seja louvado, amado e glorificado, em nossos irmãos e amigos falecidos, na certeza de que neles o amor de Deus fixou morada, cresceu e se fez dom para o mundo, no mais elevado espírito de confiança e na feliz bem-aventurança, indicadores daquele caminho, pelo qual deve prevalecer uma enorme sede de eterna felicidade, raiz maior do cristianismo, dadivosa vida, associada ao nosso bom e terno Deus. Que nossa reflexão sobre o tema da morte nos conscientize de que a bondade de Deus é sem limites, ao socorrer a dor e a angústia humana de toda natureza.
Compreendemos que somos limitados, que não conseguimos dar um passo a mais diante de tragédias, tensões e situações de limites. Elas nos ensinam e revelam algo precioso: a certeza de que a realidade dura e pesada dos sinais de morte nos engrandece e humaniza, dizendo-nos que a vida está acima de tudo. Daí olhar para a realidade da morte como nossa amiga, irmã e companheira inseparável. O exemplo tão bem conhecido vem…

Filme sobre Ayrton Senna será lançado em 2019

Depois de muitas negociações frustradas com estúdios, finalmente começou a sair do papel o longa metragem baseado na história de Ayrton Senna. Com exclusividade a família do piloto, por meio do Instituto Ayrton Senna, confirmou nesta quinta-feira à coluna que, sim, há um projeto em andamento e que já há desenvolvimento no roteiro. A ideia é lançar o longa em 2019, quando se completarão 25 anos da morte do piloto num acidente em Imola, Itália. Senna morreu quando liderava a prova. Segundo esta coluna apurou, pessoas do círculo do piloto, como o empresário Antonio Carlos de Almeida Braga, o Braguinha, o cantor Fagner, e sócios como Bira Guimarães, já estão sendo ouvidos pelos roteiristas. A trama e o roteiro serão submetidos à família Senna. A família não revela qual será o estúdio envolvido na parceria, mas não deve ser a Warner --que tentou produzir um longa anos atrás, com Antonio Banderas no papel do piloto. "Realmente tivemos negociações com a Warner no ano retrasado, mas depo…

Professor reflete sobre impacto do Pontificado de Francisco no mundo

Vice-Presidente da Comissão Pontifícia para América Latina, Guzmán Carriquiry, apresenta o tema “O Pontificado de Francisco: As surpresas de Deus, a alegria do Evangelho e a esperança dos povos”.Foto: Divulgação / ShalomGuzmán Carriquiry Lecour participará de Conferência promovida pela Comunidade Shalom
Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro recebem o professor Guzmán Carriquiry Lecour, em novembro. "O Pontificado de Francisco: As surpresas de Deus, a alegria do Evangelho e a esperança dos povos" é o tema de sua palestra nos dias 3, 8 e 11 de novembro, respectivamente.
O professor Guzmán Carriquiry Lecour, Primeiro Secretário da Pontifícia Comissão para América Latina, nomeado pelo Papa Francisco em maio de 2014, participará de Conferência promovida pela Comunidade Católica Shalom e pelas arquidioceses de Fortaleza, Brasília e São Sebastião do Rio de Janeiro. Em Fortaleza, o encontro acontecerá na Assembléia Legislativa, no dia 3 de novembro, às 19 horas, no Auditório João Fred…

Morre palhaço Oleg Popov, o mais velho em atividade no mundo

Da France Presse
Rússia chora nesta quinta-feira (3) a morte da estrela de circo Oleg Popov, de 86 anos, o palhaço mais velho do mundo que seguia em atividade. Oleg Popov, de 86 anos, sofreu parada cardíaca em hotel (Foto: Horst Ossinger/DPA/AFP)








Nova droga reduz formação de placas nocivas no cérebro com Alzheimer

Uma nova droga em teste contra a doença de Alzheimer conseguiu reduzir a formação das placas senis no cérebro de pacientes, tornando-se uma opção promissora para o tratamento da doença, que até o momento não tem cura. Os testes clínicos de fase 1 envolveram 32 pacientes e os resultados promissores deram sinal verde para a continuidade do estudo, que envolverá um número maior de participantes nas próximas fases. Caracterizado pela perda de memória, da capacidade de realizar tarefas cotidianas e pela piora das funções motoras, o Alzheimer se manifesta no cérebro pela presença de placas senis entre os neurônios e pela formação de emaranhados da proteína tau no interior da célula nervosa. As placas senis são compostas pela proteína beta-amiloide. O alvo da nova droga, chamada verubecestat, é justamente a enzima BACE1, que tem um papel importante na produção da proteína beta-amiloide. Outras iniciativas de pesquisa já tinham tentado desenvolver componentes capazes de bloquear a enzima BACE…

Escultura de areia vira ponto turístico na orla de Fortaleza

A soteropolitana Maria Inês, 62, turista em Fortaleza há uma semana, aguardava pacientemente na fila para fazer um registro. “Sempre me admiro com isso. Está divino”, exclamava, enquanto avaliava, no celular, a foto feita por uma colega de viagem. Maria Inês e os companheiros de fila se encantaram com um castelo de areia construído na Praia de Iracema. 

A arte que cativou Inês e outros tantos turistas e fortalezenses, que estacionavam carros e bicicletas para admirá-la mais de perto no feriado de ontem, tem DNA cearense. Foi erguida a quatro mãos sobre sacos de areia úmida pelo ipuense Rogean Rodrigues, 35, que mora no Rio de Janeiro desde os seis anos, e por Danilo Marques, 34, que é de Nova Russas, mas morou por oito anos no Rio.
Utilizando pincéis e espátulas, os escultores de areia levaram seis dias para construir o castelo na Praia de Iracema. A obra fez do local, na avenida Beira Mar, um pequeno ponto turístico em outro e deve continuar lá até fevereiro, passando por alterações …

Brasil registrou em 2015 mais de cinco estupros por hora, mostra anuário

Mais de cinco pessoas são estupradas por hora no Brasil, mostra o 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado hoje (3). O país registrou, em 2015, 45.460 casos de estupro, sendo 24% deles nas capitais e no Distrito Federal. Apesar de o número representar uma retração de 4.978 casos em relação ao ano anterior, com queda de 9,9%, o FBSP mostrou que não é possível afirmar que realmente houve redução do número de estupros no Brasil, já que a subnotificação desse tipo de crime é extremamente alta. “O crime de estupro é aquele que apresenta a maior taxa de subnotificação no mundo, então é difícil avaliar se houve de fato uma redução da incidência desse crime no país”, disse a diretora executiva do Fórum, Samira Bueno. O levantamento estima que devem ter ocorrido entre 129,9 mil e 454,6 mil estupros no Brasil em 2015. O número mínimo se baseia em estudos internacionais, como o National Crime Victimization Survey (NCVS), qu…

Enem: o que levar no dia da prova e o que é proibido durante o exame

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil Nas últimas edições do Enem, candidatos foram eliminados por postar imagens da prova em redes sociais -Wilson Dias/Agência Brasil Após a rotina de estudos e em meio à ansiedade nos dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante deve ficar atento ao material que precisa levar no dia da prova e ao que não é permitido durante a aplicação do exame. Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas. Nas últimas edições do Enem, candidatos foram eliminados por postar imagens da prova em redes sociais. O diretor do Colégio Concórdia, de Sã…