Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 16, 2018

Projeto de professora de escola de Queimadas, PB, é finalista do prêmio Jabuti de Literatura

Por G1 PB Revista Tertúlia é fruto de projeto desenvolvido pela professora Patrícia Rosas em escola de Queimadas — Foto: Reprodução
Uma professora paraibana da cidade de Queimadas, no Agreste, e professora UEPB, Patrícia Rosas, é finalista do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria "Formação de Novos Leitores". Patrícia é coordenadora do projeto Desengaveta Meu Texto, que aproveita textos de alunos do ensino fundamental da escola em que trabalha. Os textos são publicados na revista Tertúlia. A iniciativa já publicou três revistas com 186 textos feitos por 114 alunos. A edição que concorre ao Jabuti é especialmente dedicada à temática do bullying, que de acordo com a própria revista é um “assunto que precisa ser discutido em sala de aula haja vista termos percebidos o alto índice de violência entre os alunos”. A publicação é de dezembro de 2017 e conta com textos feitos pelo aluno da Escola Municipal Tertuliano Maciel. Tanto a edição finalista do Jabuti como as duas outros …

Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns abre inscrições para ateliês

Por G1 Caruaru 4ª edição do Festival Internacional de Literatura Infantil em Garanhuns — Foto: Assessoria/Divulgação
O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Felig), no Agreste de Permanbuco, acontecerá de 18 a 20 de outubro e está com inscrições abertas para ateliês. Serão seis turmas, com 25 pessoas cada, com o objetivo de abordar os processos criativos, promover a troca de experiências e o compartilhamento do saber e fazer. Na quinta-feira (18), das 14h às 16h, a primeira turma do Ateliê de Criação será comandada pela escritora e ilustradora Marilda Castanha. Em seguida, das18h às 21h, a escritora, designer e ilustradora argentina Vanina Starkoff vai ministrar o Ateliê Filig de Narrativas Visuais. Na sexta-feira (19), o escritor e líder indígena Yaguarê Yamã estará à frente, das 14h às 16h, do Ateliê da Criação e, das 18h às 21h, a mineira Marilda Castanha falará no Ateliê Filig de Narrativas Visuais. No último dia de Festival, serão dois Ateliês de Criação. O…

Alunos fazem “Arca de Noé” para ajudar o cearense Noé a se inscrever no vestibular

No último ano de Ensino Médio, alunos se preparam para prestar vestibular. Aqueles que não têm condições financeiras para pagar a inscrição solicitam isenção do pagamento. Todos os alunos do 3º ano da escola profissionalizante Salaberga Torquato Gomes de Matos, de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, conseguiram se inscrever, menos o estudante Lucas Noé. Vendo a situação e em alusão a seu nome, toda a turma resolveu fazer uma arca para arrecadar dinheiro e doações necessárias para o pagamento de sua inscrição. Era a Arca de Noé. Os alunos conseguiram arrecadar o valor de R$ 79, suficiente para Noé se inscrever e fazer o pagamento de sua matrícula. Para ele, a ajuda foi uma grande surpresa. “Eu não esperava, estou muito grato a todos os professores e colegas que se dispuseram a ajudar”, conta. A professora Karla Cristianne comentou que ações como essa a fazem ter ainda mais felicidade como educadora. “Parece pequeno, mas, para ele é uma oportunidade de mudar de vida e, pa…

Clube de leitura discute "Olhos da Janela", de Marília Lovatel, na Livraria Dummar

A obra de Marília Lovatel, “Olhos da Janela”, será o tema da discussão da primeira edição do projeto Ciranda das Palavras, clube de leitura comandado pela jornalista e professora Sara Rebeca Aguiar, ao lado da professora e doutoranda Vera Passos. Voltada para o público infanto-juvenil, além de educadores e mediadores, o evento é gratuito e acontece no próximo sábado, 20, às 16 horas na Livraria Dummar, localizada na sede do Grupo de Comunicação O POVO. No evento, o público infantil será recepcionado com atividades recreativas, seguido de um momento de conversa sobre o livro “Olhos da Janela”. Logo depois, os participantes que levarem livros usados ou novos poderão participar de uma troca com os demais leitores. Após esta dinâmica, o clube de leitura promoverá a distribuição de lanches e lembrancinhas, além de sorteios de livros. Em “Olhos da Janela”, obra que será discutida nesta primeira edição, Marília Lovatel faz uma prosa poética baseada em canções de ciranda do São João. Cultura…