Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 26, 2018

Celebração: Natal do Senhor/2018) na Parquelândia

Feliz Natal! Paróquia Santo Afonso, Fortaleza- CE Na missa, o jubileu matrimonial de Margarida Maria
S. Rocha e Raimundo Marques Rocha (1968-2018). Padre Geovane Saraiva Fotos: Cléber Rodrigues Alves
Mistério de amor:
"No mais forte dos fortes, nascido como o mais simples dos simples. Aquele que é infinitamente rico, fez-se pobre para nos enriquecer copiosamente com a sua pobreza" (Santo Agostinho).

10 clássicos da literatura que foram rejeitados

Às vezes, o sucesso leva tempo. A história da literaturatambém traz uma série de obras essenciais que foram inicialmente rejeitadas, títulos que causaram muitos desgostos até que seus autores conseguissem vê-los publicados. Confira nossa lista com livros que foram recusados (em alguns casos, muitas vezes) para depois conseguirem conquistar os corações de milhões de leitores que os transformaram em best-sellers. Quando Vladimir Nabokov escreveu Lolita, o livro foi rejeitado por várias editoras que consideravam seu argumento indecoroso. Alguns viram nas páginas da obra-prima de Nabokov uma ode à pedofilia, em vez de uma ode à literatura, e foi apenas em 1955 que a editora parisiense The Olympia Press ousou publicá-la. O que aconteceu posteriormente já faz parte da história da literatura. Stephen King colecionava cartas de rejeição recebidas de várias editoras às quais havia enviado o manuscrito de seu primeiro romance, Carrie a EstranhaAgatha Christie também demorou muito para ver sua…

Masp conclui restauro da obra 'Anunciação', de El Greco

Para executar o restauro, é necessário um trabalho não apenas técnico, mas com um estudo profundo sobre o pintor Obra do pintor grego Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como El Greco, é do século XVII. (lustração/Reprodução/Wikipedia))
Há três anos, a restauradora brasileira Regina Costa Pinto Dias Moreira, profissional que atua no Museu do Louvre, em Paris, realiza um trabalho em parceria com o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Masp, para restaurar obras do acervo. O mais recente, na obra Anunciação (cerca de 1600), do pintor grego Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como El Greco, acaba de ser concluído.

"A obra necessitava de uma intervenção de restauração da camada pictórica, que se apresentava com desgastes", explica a restauradora, que já trabalhou em quadros de artistas como Manet Poussin e Da Vinci. Segundo Regina, os danos foram causados por restauros feitos anteriormente na obra. "Foram consequentes de operações sucessivas de limpezas…

Em plena era digital, aumenta a procura por brinquedos pedagógicos

Desde 2016, tem sido crescente a procura por brinquedos educativos e pedagógicos - que estimulam o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional da criança. 'Dar brinquedos caros é muitas vezes uma tentativa de reparar a culpa de trabalhar demais', diz especialista. (Jelleke Vanooteghem / Unsplash)
Na casa da professora Adriane Ratão, de 42 anos, as crianças nunca ficam sentadas no sofá jogando videogame ou assistindo a vídeos no celular. Lá, os trigêmeos de 7 anos são incentivados a lidar com brinquedos mais simples, nunca com os eletrônicos. Como o meio digital cada vez mais ganha espaço e tempo na infância, as famílias têm evitado o contato dos filhos com esses aparelhos e dado preferência para os brinquedos tradicionais.

Uma pesquisa da Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado, mostra que, desde 2016, tem sido crescente a procura por brinquedos educativos e pedagógicos - que estimulam o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional da criança. Segundo o est…

Otimismo e bom humor: propósitos de vida

Uma história edificante Uma senhora de idade madura e viúva me consultou com o propósito de melhorar sua forma de ajudar quem enfrenta a frustração e a amargura por tantas perdas, como a doença, a morte, o divórcio, a falência ou a solidão. Ela consultava, quando, na realidade, era capaz de dar profundas lições de vida, falando do otimismo como uma atitude necessária para não retrocedermos diante das dificuldades e cuja ausência poderia causar severa cegueira psicológica e espiritual. Logo pude apreciar que ela é o exemplo vivo de que calar o negativo e cultivar o bom humor é, sem dúvida, uma manifestação de elegância e fortaleza que acrescenta muito na convivência diária, principalmente para quem está sofrendo. Ela está em tratamento contra o câncer, superando as expectativas de vida que lhe deram depois do diagnóstico inicial. Ao fazer-lhe algumas perguntas, veio espontaneamente seu “segredo”: “O bom humor, as lembranças e a gratidão me conservam com vida – muito mais do que os rem…

UFC forma primeiro mestre em Ciência da Informação com deficiências múltiplas no N/NE

Com a dissertação intitulada “Audio games no processo de aprendizagem de deficientes visuais: uma análise sob a mediação da informação”, orientado pelo Prof. Luiz Tadeu Feitosa, o bibliotecário Igor Peixoto Torres Girão fez parte da primeira turma do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal do Ceará, entre os semestres 2016.2 e 2018.2. Com múltiplas deficiências, o recém-mestre dá exemplo “de desconhecer a palavra limite e buscar sempre novos desafios, vencidos além das expectativas”, de acordo com professores e alunos do programa. Ao tornar-se o primeiro mestre em Ciência da Informação com múltiplas deficiências do Norte e Nordeste do País, Igor foi homenageado com o troféu Waldo Pessoa, concedido pelo Instituto dos Cegos do Ceará às pessoas com deficiência visual que fazem a diferença na sociedade. Outra conquista de Igor foi a aprovação, em 1º lugar entre os portadores de necessidades especiais, no concurso público para bibliot…

Natal: longe da periferia

Padre Geovane Saraiva* Celebrar o Natal de Jesus Cristo em meio a bloqueios, muros e cercas, com toda a acentuação que se dá a lógica consumista e materialista, nos mostra a face de um mundo visivelmente enganoso, deixando clara a instrumentalização do personagem principal da festa, a qual estamos envolvidos. Embora nosso esforço seja enorme, ao pensar o contrário, vemos cristalizado seu paganismo, distanciando-nos sempre mais de seu verdadeiro significado, que é o da fragilidade de uma criança, que exulte feliz nas contradições da humanidade, no clima alegre e esperançoso do Natal do Senhor, favorecendo todas as pessoas, sem distinção, num bom e grande mergulho no projeto indulgente de Deus. No cumprimento das promessas, dons de Deus para a humanidade, na celebração do Natal, seria maravilhosa uma consciência sempre maior, de que a verdadeira festa do amor só mesmo pela segura convicção de que a glória de Deus quer se manifestar e brilhar entre nós, no Emanuel, o Deus conosco, na cer…