Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 9, 2017

Roma explicada em dez minutos

Imagem
Certamente, a Internet está cheia de vídeos que procuram explicar quase tudo. Muitas vezes, infelizmente, apesar das boas intenções de quem trabalha para fazer o vídeo, alguns dos conteúdos são, para dizer o mínimo, imprecisos. Este não é o caso das pessoas da AcademiaPlay. Desta vez, gostaríamos de compartilhar um vídeo que foi publicado muito recentemente, no qual tentam – e conseguem – resumir, em dez minutos, os aspectos fundamentais da organização política, a composição social e a expansão militar e territorial do Império Romano.


Aleteia

Morre aos 91 anos, o filósofo polonês Zygmunt Bauman

Imagem
Morreu aos 91 anos, em Leeds, na Inglaterra, o filósofo e sociólogo contemporâneo polonês Zygmunt Bauman, informou a mídia polonesa nesta segunda-feira, 9. A causa da morte não foi informada.   
Nascido em 19 de novembro de 1925, em Poznan, Bauman serviu na Segunda Guerra Mundial e tem uma extensa biografia com reflexões sobre a sociedade e as mudanças do mundo atual.   
Sua principal teoria, a "liquidez" das relações sociais na modernidade e pós-modernidade, abriu um vasto campo de estudos para as mais diferentes áreas, como a filosofia, a cultura, o relacionamento humano - com muito foco no individualismo e a efemeridade das relações - e até mesmo a revolução que as mídias digitais trouxeram para a sociedade moderna.   
Ativo, mesmo aos 91 anos, Bauman não parava de trabalhar em livros e teorias, sendo um dos maiores filósofos e sociólogos do fim do século 20 e início do século 21. Grande parte das obras de Bauman foram traduzidas para o português e, o último livro lançad…

Globo de Ouro 2017 celebra a diversidade

Imagem
Se você quer logo saber o que o Globo de Ouro indica sobre o que acontecerá no Oscar, aqui vai: La La Land: Cantando Estações deve dominar a temporada de premiações e chegar forte à cerimônia da Academia, em 26 de fevereiro. Na noite deste domingo (8), o musical levou a melhor em todas as sete categorias nas quais concorreu, inclusive de melhor filme, ator (para Ryan Gosling), atriz (Emma Stone), direção e roteiro (ambos para Damien Chazelle). Ou seja, não deu para ninguém. Confira o vídeo: 'La La Land' é o grande vencedor do Globo de Ouro
Mas o Globo já não vale tanto para esse propósito. E, por isso, a noite se tornou especial. No Oscar do ano passado, o aviso era claro. O Twitter e outras redes sociais foram tomadas por pessoas que reclamavam da ausência de atores, atrizes, roteiristas e diretores negros entre os indicados. O diretor Spike Lee iniciou o boicote. O público concordava ao usar a hashtag #OscarSoWhite, que em uma tradução livre pode ser algo como "Oscar tã…

iPhone completa 10 anos e revolução dos smartphones continua

Imagem
Há dez anos nasceu o iPhone, um aparelho emblemático que revolucionou a indústria dos telefones celulares e mudou costumes, mas sua criadora, Apple, continua sob pressão para voltar a apresentar uma grande novidade. O iPhone foi apresentado ao grande público no dia 9 de janeiro de 2007 por Steve Jobs, visionário fundador da Apple, falecido em 2011, e muito poucas vezes um aparelho revolucionou tanto os costumes como este pequeno acessório com tela tátil, lançado num momento em que o mercado estava dominado pelos telefones com teclado Blackberry. O mais inesperado do iPhone foi como permitiu o desenvolvimento de uma série de aplicativos que atualmente permitem tuitar, enviar mensagens instantâneas por Snapchat, jogar Pokemon Go ou transmitir vídeos ao vivo. "A Apple permitiu o desenvolvimento destes aplicativos, que transferiram toda uma plataforma informática móvel aos bolsos" das pessoas, explicou Brian Blau, analista da empresa especializada Gartner, no salão da eletrônic…

Papa pede mais acolhimento para refugiados

Imagem
O Papa Francisco apelou à comunidade internacional que acolha os migrantes e refugiados com base numa «abordagem prudente», em que os líderes políticos possam «avaliar, com sabedoria e largos horizontes, até que ponto os seus países podem, sem causar danos ao bem-estar dos seus cidadãos, proporcionar aos imigrantes uma vida digna». 
Num encontro com representantes diplomáticos acreditados na Santa Sé, realizado esta segunda-feira, 9 de janeiro, o Pontífice lembrou que no atual contexto de grandes fluxos migratórios, é essencial que existam «sociedades abertas e hospitaleiras para os estrangeiros e, ao mesmo tempo, seguras e pacíficas internamente». 
Ou seja, é preciso que a comunidade internacional demonstre «um compromisso comum a favor dos migrantes, refugiados e deslocados internos, que garanta um acolhimento digno», e assegure a «integração dos migrantes nos tecidos sociais em que estão inseridos, sem que se sintam ameaçados na sua segurança e identidade cultural». Ao mesmo tempo,…

Brasileiro se candidata a 'príncipe' de cidade italiana

Imagem
Seborga afirma ser um ‘principado’ que quer se separar da Itália Ansa A comunaitaliana de Seborga, que fica na província de Impéria, na região da Ligúria, está prestes a eleger um novo “príncipe” para seu governo. E até um brasileiro se candidatou ao cargo. Isso porque, a pequena cidadela de menos de 400 habitantes, se autoproclamou um Estado e diz que nunca houve nenhum documento que ligasse a cidade à Itália. Com isso, o autoproclamado príncipe Marcello I (que tem como nome de batismo Marcello Menegatto), de 39 anos, vai deixar o cargo. O “príncipe”, que é natural de Lecce, está há quase sete anos “no poder”, desde 25 de maio de 2010, e disse que concorreria a um novo mandato “apenas se os cidadãos pedissem”. As eleições estão marcadas para maio e, além do brasileiro – que não teve a identidade revelada -, há candidatos da Espanha e da Estônia. Os pré-requisitos para o cargo são: morar em Seborga, não ter ficha criminal e conhecer a língua italiana, explica a “ministra” Maria Carmel…

Movimento Fortaleza do Amor cultiva atitudes singelas almejando a paz e a fraternidade

Imagem
Que tal começar o ano falando sobre amor? Então vamos conhecer o Movimento Fortaleza do Amor. Organizado por cinco pessoas, as ações vão da arrecadação de alimentos para abrigos à distribuição de rosas nos semáforos da cidadeFoto: Divulgação / MovimentoGrupo de voluntários reunidos na ação que aconteceu no último dia do ano, na Beira Mar de Fortaleza Que tal começar o ano falando sobre amor? Então vamos conhecer o Movimento Fortaleza do Amor. Organizado por cinco pessoas, as ações vão da arrecadação de alimentos para abrigos a distribuição de rosas nos semáforos da cidade. O trabalho é voluntário e sem ajuda financeira, o que eles querem mesmo é gerar sorrisos, despertar a esperança e semear o amor.
O grupo nasceu da conversa informal de dois amigos de infância, inconformados com a violência e as atitudes desumanas cada vez mais frequentes. O estudante Eraldo Noronha e a empreendedora de negócios sociais Deborah Veras se uniram na realização de ações pontuais de ajuda ao próximo e de …

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil