Postagens

Mostrando postagens de Junho 16, 2018

UMA QUESTÃO DE COMPROMISSO SOCIAL

Imagem
Carlos Delano Rebouças*
Tem gente que vive sempre na luta pelos seus objetivos, aqueles somente seus, exclusivos, e por eles não poupa esforços. Há outro tipo de pessoa que defende também essa tese, mas com uma diferença, a de que pode também unificar os interesses, enxergando que seja a concretização de duas conquistas, uma pessoal e outra social.
Se for indagado sobre qual das duas mais me agrada, não hesitarei em afirmar que a segunda postura mais condiz com o meu ponto de vista, ou seja, que podemos sim lutar por objetivos distintos e semelhantes, sincronicamente, com as mesmas ferramentas e com os mesmos esforços, ou quem sabe, a busca pelo objetivo pessoal seja também a conquista por uma luta social, que acaba determinando a sua concretização, de seu objetivo.
Como um profissional de educação – que luta pelo fortalecimento da minha imagem profissional no mercado, buscando a minha consolidação profissional dentro da sociedade – vejo e entendo que inevitavelmente isso acontece ou…

COPA DO MUNDO

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
Tem circulado nas redes sociais um texto em que o autor se desculpa por não estar empolgado com os jogos da Copa do Mundo. Se desculpa também por não pintar sua rua ou colocar bandeirinhas, por não saber a escalação da seleção brasileira, por não ter comprado a camisa do time... E justifica seu desinteresse pelo fato de haver muitos desempregados, por não haver hospitais, escolas decentes, por estar a gasolina cara, pelas decisões do STF etc. Pura verdade. Pouco há para se comemorar nesse país. Em termos de futebol, também não há muito a se festejar, com exceção dos clubes de futebol, que devem milhões e milhões à Previdência. E não pagam. E o governo não cobra. Os jogadores dos grandes times também não têm do que reclamar, pois transitam em suas contas cifras milionárias para suas contratações e, ainda assim, eles sonegam outros tantos milhões aos governos de seus países, porque o muito que possuem ainda é pouco. As emissoras de televisão que transmitem os …

Romeu Duarte discute a formação arquitetônica do Ceará em livro

Imagem
A cidade contemporânea é um grande quebra-cabeça: repleta de proximidades e distanciamentos, territórios sobrepostos e fronteiras tênues, a metrópole é o lugar do conflito por excelência. Essas desigualdades estão gravadas nas formas estruturais e o espaço urbano, em cada uma de suas rugosidades, encarrega-se de narrar suas histórias. No Ceará, a arquitetura testemunha a complexa relação entre o homem e a natureza. A formação arquitetônica cearense se iniciou no século XVIII, quando o Estado se tornou administrativamente independente de Pernambuco e começou a projetar vilas, matrizes e sobrados. Responsável pelo primeiro ciclo econômico regional, a criação do gado estruturou cidades como Sobral e Icó. “Um traço arquitetônico comum entre Capital e interior é a relação da edificação construída com os ventos e a luz, o compromisso com a redução da temperatura e a produção de sombras. Nas fazendas, por exemplo, se fazia arquitetura com meios extremamente escassos, como a carnaúba e o tij…

Documentários 'Baronesa' e 'Safári' chegam aos cinemas

Imagem
Confira um resumo dos principais filmes que estão em cartaz em todo o país neste final de semana.
Por Alysson Oliveira e Luiz Vita
Veja um resumo dos principais filmes que estão em cartaz em todo o país neste final de semana. “BARONESA”
- O real se materializa de maneira impressionante no longa “Baronesa”, documentário de estreia de Juliana Antunes. A figura central é Andréia, manicure na periferia de Belo Horizonte. Ela tem um sonho, construir uma casa em Baronesa, um bairro um pouco melhor, e dar uma vida mais digna aos seus filhos.
Juliana fez um documentário pungente que busca nuances pessoais e sociais do tema que aborda. Há momentos de melancolia – como Andréia e a amiga Leid amarrando fitas pretas nos postes – e outros de beleza, quando a protagonista consegue dar um passo em direção ao seu sonho. A câmera da diretora é pouco invasiva e acompanha o cotidiano de sua protagonista, de vizinhos e vizinhas, como Leid, que espera o marido sair da prisão, e Zé, que quer ter um caso com …

Carta de Cristóvão Colombo sobre a descoberta do «Novo Mundo» devolvida à Biblioteca da Santa Sé

Imagem
Documento secular roubado dos arquivos encontrava-se em Atlanta, nos Estados Unidos da América Cidade do Vaticano, 14 jun 2018 (Ecclesia) – Uma carta escrita pelo punho de Cristóvão Colombo, a anunciar aos reis católicos a descoberta do ‘Novo Mundo’, foi devolvida hoje à Biblioteca do Vaticano, depois de um acordo entre a Santa Sé e os Estados Unidos da América.
Segundo o portal Vatican News, o documento datado de 1493 estava atualmente na posse de um colecionador de antiguidades em Atlanta, de seu nome Robert Parsons, “não se sabendo exatamente quando nem como a carta terá sido roubada e substituída por uma cópia”. Por intermédio da embaixadora dos EUA junto da Santa Sé, a referida carta regressou aos arquivos da Biblioteca do Vaticano, atualmente a cargo do arcebispo Jean Louis-Bruguès, numa cerimónia realizada na Livraria do Vaticano, e que contou aind com a presença do prefeito da Biblioteca Apostólica, o monsenhor Cesare Pasini. Composta por quatro páginas, a carta de Cristóvão C…

'Fazedor de poesia'

Imagem
Paulo Eduardo Mendes* Sutilezas. Repasse em versos. Doçura de mel. "Poesia com Rapadura" é o livro que Bráulio Bessa assina aproveitando o engenho do seu natural talento. Rimas embutidas na sonorização dos textos. Amor e paixão num patamar de dignidade cujo interesse é crescente da primeira à última página do livro. Mel de rapadura no ponto. Um "fazedor de poesia" com alma de artista. Revela a sensibilidade dos estetas da palavra que repercute em versos. Primor de literatura espontânea. Ponto de apoio na televisão com a presença firme no competente programa de Fátima Bernardes. Culto ao belo num aproveitamento integral de belezas linguísticas do Nordeste deste Brasil de todos nós. Bráulio Bessa encaixa simplicidade nas partidas bem dosadas dessa produção de boa rapadura tipicamente do sertão nordestino. Mistura de inspiração e personalidade para cantar o seu rincão. Ele vem de Alto Santo e permeia as alturas de uma vitória natural. Comunicador de primeira linha tem…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

VIVENDO E APRENDENDO