Postagens

Mostrando postagens de Junho 10, 2016

SÃO JOSÉ DE ANCHIETA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Na dinâmica do Reino de Deus, cujos alicerces Jesus estabeleceu há 2 mil anos, constatamos, ainda hoje, um mundo profundamente conturbado, marcado por sinais de morte e violência de toda natureza. A partir do projeto inexprimível e indizível de Deus Pai, gostaria de apresentar aos queridos leitores uma figura humana, considerada imprescindível, no seu inflamado zelo e amor, querendo “tudo para a maior glória Deus”. Pessoa profundamente marcada pela mística redentora, a ponto de se consumir em vida, indo ao encontro dos indígenas e demais pessoas do tempo por ele vivido, através da catequese, do anúncio e da instrução, por meio do Evangelho. Tê-lo como uma figura exemplar e referencial, pela sua lavra literária, pelo ardor genuíno e garra na missão, a ponto de transformá-lo numa pessoa emblemática e patrimônio do povo brasileiro, em todas as ocasiões e circunstâncias, no decorrer da história é dever de todos nós.

Trata-se de São José de Anchieta, o qual em condiçõe…

PRÓ-VIDA: UM FILME QUE DEFENDE A VIDA

Imagem
Doonby terá lançamento nacional com presença do diretor e roteirista
Você já pensou como seria a vida da sua família, se você não existisse?  Esse é um dos questionamentos do longa “Doonby – Um filme que defende a vida”. O thriller psicológico do diretor Peter Mackenzie traz a tona um tema em constante discussão no mundo todo: o aborto.  O filme narra a história de Sam Doonby, um misterioso homem que aparece em uma pequena cidade do Texas para evitar desgraças, e oferece como trama de fundo um questionamento sobre o que pode ser perdido com a interrupção de uma vida. Para divulgar o longa, o produtor e diretor britânico Peter Mackenzie virá ao Brasil para participar das pré-estreias – agendadas em seis capitais brasileiras e estará em Fortaleza no dia 16 de junho. Haverá pré-estreias também em Brasília, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. O longa fica em exibição no País entre os dias 16 e 22 de junho. Segundo os produtores, Doonby “não apenas faz referência, mas é sobretudo…

DOAÇÃO DE LIVRO INFANTIL BUSCA INCENTIVAR A PRÁTICA DA LEITURA

Imagem
INFÂNCIA

Dentre as atividades que serão realizadas na sétima edição da Feira do Livro Infantil em Fortaleza, está previsto para hoje (8), às 15 horas, no Centro Cultural Dragão do Mar, o lançamento do livro infantil “O príncipe que não sabia brincar”, da escritora Anapuena Havena.
A narrativa conta as peripécias de duas crianças que são tele-transportadas para a Idade Média. O livro trabalha o conceito de infância, aponta a importância do estudo para o desenvolvimento das crianças e informa a respeito da história do Brasil.
Durante o lançamento serão distribuídos exemplares para o público infantil. Os livros serão destinados a crianças de escolas públicas. Algumas dessas crianças estarão presentes para receber o exemplar pessoalmente. “Foi uma forma que encontrei de prestigiar crianças que gostam de ler”, afirma Anapuena. Ela também fala da importância da leitura para o crescimento intelectual e da disponibilidade para apresentar seu trabalho em eventos posteriores.
A escritora produz…

O QUE É EXCOMUNHÃO NA IGREJA CATÓLICA?

Imagem
Por Diego López Marina Imperador Federico II foi excomungado pelo papa Inocêncio IV / Wikipédia (Domínio Público)
REDAÇÃO CENTRAL, 08 Jun. 16 / 07:00 pm (ACI).- Pode-se definir a excomunhão como afastar uma pessoa batizada da comunhão dos fiéis da Igreja e do acesso aos sacramentos.
A Enciclopédia Católica afirma que a excomunhão, “sendo uma pena, supõe a culpabilidade; e sendo a pena mais grave que a Igreja pode infligir, naturalmente supõe uma ofensa muito grave. É também uma pena medicinal em vez de vingativa, pois está destinada não tanto a castigar o culpado, mas para corrigi-lo e trazê-lo novamente ao caminho da retidão”.
O Cardeal Mauro Piacenza, Penitenciário Mor da Santa Sé, explicou em uma ocasião que o objetivo da excomunhão é levar “os culpados ao arrependimento e à conversão”.
“Com a pena de excomunhão, a Igreja não tenta de nenhuma maneira restringir o campo da misericórdia, mas simplesmente se evidencia a gravidade do crime”, assinalou.
Por que se excomungada? A excomu…

IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA NA LETÔNIA PROÍBE ‘ORDENAÇÃO’ DE MULHERES

Imagem
Rejeitam, assim, uma norma de 1975, anos da dominação soviética 8 JUNHO 2016 I GREJA E RELIGIÃO O sínodo da Igreja evangélica luterana de Letônia votou uma resolução que proíbe a ordenação de mulheres pastoras, rejeitando, assim, uma norma de 1975, anos da dominação soviética. Para uma mudança tão significativa era necessário alcançar um quorum muito elevado, igual a 75% dos votos. Ao final 77% dos delegados, de fato, aprovaram a emenda que muda a norma original que dizia “qualquer um que, segundo as normas estabelecidas pela Igreja Luterana Letona for chamado por Deus e formado para o ministério, pode procurar a ordenação” por “Todo candidato de sexo masculino que, segundo as normas estabelecidas pela Igreja Luterana Letona for chamado por Deus e formado para o ministério, pode procurar a ordenação”. 201 votos contra 49. A Federação Luterana Mundial expressou “profunda confusão pela decisão dos irmãos letônios, que corre o risco de comprometer as relações com outros componente…

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Imagem

PARTICIPAÇÃO POPULAR PARA CRIAR ÁREAS PROTEGIDAS

Imagem
domtotal.com Dano ambiental pode ser evitado por meio da participação ativa da sociedade organizada. Criação do Parque do Gandarela representa a consagração da vontade de entidades e moradores. Por Clarice Gomes Marotta*
A recente tragédia provocada pelo rompimento de uma barragem de rejeitos da Samarco em Mariana/ MG colocou em evidência a necessidade de se repensar a atividade minerária em nossas Minas Gerais. Não se discute a importância do minério de ferro, mas devemos nos questionar se a sua extração deve se dar em todo o Quadrilátero Ferrífero ou se haveria áreas, por seu relevante interesse ambiental, que deveriam ser resguardadas para as presentes e futuras gerações, conforme determina a Constituição Federal.
Para aprofundar um pouco mais a discussão, o próprio modelo de desenvolvimento trazido pelos empreendimentos minerários merece críticas, já que, apesar de aumentar a oferta de empregos, a circulação de recursos e a arrecadação de impostos, não pode ser considerado suste…

PAPA FRANCISCO: PROGRAMA OFICIAL DE SUA VISITA À POLÔNIA PARA JMJ CRACÓVIA 2016

Imagem
Por Walter Sánchez Silva Foto: Daniel Ibáñez (ACI Prensa)
VATICANO, 09 Jun. 16 / 01:30 pm (ACI).- A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje o programa oficial da visita do Papa Francisco à Polônia por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá em Cracóvia em julho deste ano.
Entre os eventos principais desta viagem programada entre os dias 27 e 31 de julho, o Santo Padre visitará o campo de concentração de Auschwitz, o Santuário da Divina Misericórdia, e presidirá a Vigília e a Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, para a qual esperam a presença de centenas de milhares de jovens do mundo inteiro.
Confira a seguir o programa completo do Santo Padre:
Quarta-feira, 27 de julho de 2016
14:00 O avião papal partirá do aeroporto Fiumicino de Roma à Cracóvia (Polônia).
16:00 Chegada ao aeroporto internacional João Paulo II de Balice-Cracóvia. Cerimônia de boas-vindas na área militar do aeroporto.
17:00 Encontro com as autoridades, com a sociedade civil e…

Mais Visitadas

A Palavra Não

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Livros com temática de direitos humanos são vandalizados na UnB

Por Enem, governo adia início do horário de verão para 18 de novembro