Postagens

Mostrando postagens de Outubro 28, 2014

O título Dom Helder Câmara: Patrono Brasileiro dos Direitos Humanos

Imagem
Brasília/DF – No momento em que os 50 anos do início da ditadura no Brasil são recapitulados e discutidos por todo país, o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), deu entrada na mesa da Câmara dos Deputados de um Projeto de Lei que outorga a Dom Helder Câmara, o título de Patrono Brasileiro dos Direitos Humanos, por suas ações durante o regime ditatorial (1964-1985). Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, sendo o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz. Dom Helder (Fortaleza, 7 de fevereiro de 1909 - Recife, 27 de agosto de 1999) foi bispo da igreja Católica, arcebispo emérito de Olinda e Recife e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, um dos grandes defensores dos direitos humanos no país, e cuja atuação foi destacada durante o período do regime da ditadura brasileira (1964-1985).
Ele estabeleceu uma frente de resistência ao regime militar, tornando-se um dos líderes contra o autoritarismo e em f…

Punição não é caminho para a paz, adverte o papa

Imagem
28/10/2014  |  domtotal.comFrancisco lembra, de forma perspicaz, que o desejo de criar a paz através da punição leva à busca de mais alvos.Papa Francisco: o jogo da guerra tem altos riscos. Por Andrew Hamilton*

Dois observadores romanos da vida pública - o moralista Tácito e o objetivo Agostinho - comentaram sobre o contraste entre as intenções elevadas que levam as pessoas a agir de forma punitiva e as consequências destrutivas de suas ações.
Agostinho observou que todas as guerras são travadas a partir de um desejo de paz. Tácito disse, sarcasticamente, que onde as pessoas constroem um deserto, elas chamam isso de paz.
A verdade dessas percepções pode ser verificada com as guerras travadas atualmente. Mas também é evidente em outras áreas da vida, especialmente no sistema penal. Em um discurso para a Associação Internacional de Direito Penal, na última quinta-feira (23), o papa Francisco centrou-se na dinâmica da punição na sociedade contemporânea.
Ao longo das últimas décadas, a convicç…

Como é um processo de nulidade matrimonial?

Imagem
28/10/2014  |  domtotal.com Será que a nulidade matrimonial é um 'divórcio aprovado pela Igreja'? Os trabalhos do sínodo extraordinário dos bispos 2014 geraram todo tipo de especulações, comentários e rumores sobre a família e o casamento. Entre os temas tratados pelos padres sinodais e mais mencionados pela imprensa, ocupa um lugar notável a necessidade de tornar mais acessível e ágil o processo de nulidade matrimonial.
 Vale a pena recordar que este não é um tema novo, pois já em 27 de agosto, o papa Francisco instituiu uma comissão para o estudo da simplificação do procedimento de nulidade matrimonial. No entanto, ainda não há nada estabelecido e, para obter os resultados, teremos de esperar que tal comissão apresente propostas concretas.
Enquanto esperamos, gostaríamos de dar a conhecer algumas linhas gerais do processo de nulidade matrimonial segundo a legislação vigente da Igreja Católica.
O processo de nulidade matrimonial vigente
1. o primeiro aspecto que precisamos levar e…

Existe diferença entre santos e beatos?

Imagem
28/10/2014  |  domtotal.comNão são reconhecidas como santas todas as pessoas acolhidas no Céu?Por Toscana Oggi
Aprender a distinção que a Igreja faz entre beatificação e santificação me parece útil. Um beato, reconhecido oficialmente como tal, não é santo? Da mesma forma como também são santos todos aqueles não reconhecidos que, após a morte, são acolhidos no Céu?
Confira a resposta do padre Valerio Mauro, professor de Teologia Sacramental:
Uma tradicional divisão da comunhão dos santos, que constitui a Igreja como povo de Deus, distingue a Igreja peregrina, a nossa condição na história, daquela gloriosa, os santos no céu, e daquela em um estado de purificação, os defuntos pelos quais rezamos.
Quando a Igreja reconhece a santidade de uma pessoa, existe uma mudança precisa: a nossa relação com aquele cristão passa de uma oração para ele(a), em seu favor, a um pedido de oração voltado para ele ou para ela. Certamente o convite à oração recíproca tem valores para todos, como nos lembra o …

São Judas e São Simão: amigos íntimos de Jesus

Imagem
28/10/2014  |  domtotal.comSegundo a tradição, São Simão foi serrado ao meio e São Judas Tadeu decapitado com um machado. Os personagens que celebramos hoje fazem parte do grupo de amigos mais íntimos do Senhor Jesus, o grupo dos Apóstolos. Esses 12 homens que seguiram a Jesus mais de perto são uma figura da Igreja primitiva, na qual pessoas com diferentes personalidades conviviam unidas em torno a Jesus.

Sabemos muito pouco sobre São Judas Tadeu e São Simão, o zelote. Seus nomes aparecem sempre juntos nas listas dos 12 apóstolos e segundo uma antiga tradição os dois foram sempre juntos pregando a Palavra de Deus por toda parte. Por isso a Igreja recorda esses dois santos no mesmo dia.

Que são Simão seja denominado zelote significa provavelmente que era muito zeloso pela identidade judaica, talvez chegando a pertencer a um grupo nacionalista de Zelotes. Em todo caso podemos pensar nele como uma pessoa que possui um zelo, um amor particular a Deus e a lei dos Judeus. Ao contrário, por ex…

Papa diz que Big Bang e Teoria da Evolução não contradizem a lei cristã

Imagem
terça-feira, 28 de outubro de 201428/10/2014 09h40Francisco ainda criticou interpretação errada do Gênesis: 'Deus não é mago'. Declarações foram feitas à Pontifícia Academia de Ciências, no Vaticano. Do G1, em São Paulo

Combate a preconceito contra nordestinos precisa começar em casa e na escola

Imagem
Terça-feira, 28/10/2014, às 09:41, por Andrea Ramal* Aonda de comentários ofensivoscontra os nordestinos que se alastrou nas redes sociais logo após o resultado das eleições revela que o país não está dividido somente pela opção política, mas também por um preconceito latente, pronto para explodir diante da primeira oportunidade.
O que surpreende é que as redes sociais, embora sejam frequentadas por pessoas de todas as idades, são o espaço privilegiado dos jovens. Como então sonhar com mudanças, se uma parte importante da juventude, em vez de ousar e ir contra a corrente, apresenta a mais conservadora e grosseira das atitudes?
De onde vem tal preconceito, a estas alturas? Os caminhos que explicam são muitos e um deles passa pela educação recebida, tanto em casa como na escola.
Muitas vezes, até sem perceber, os pais podem ensinar atitudes preconceituosas às crianças menores. Quando, por exemplo, se referem a alguém pejorativamente como “aquele paraíba”, “o cabeça chata”, “o ceará”. Somado…

Cientistas australianos criticam plano para salvar a grande barreira de corais

Imagem
28/10/2014 06h52O rascunho do plano do governo é uma resposta à preocupação da Unesco. Para cientista, projeto não pensa no longo prazo. Da France Presse A Grande Barreira de Corais vista de cima (Foto: Flávia Mantovani/G1)

Havaianos se preparam para fugir de lava vulcânica

Imagem
terça-feira, 28 de outubro de 201428/10/2014 03h02Lava do vulcão Kilauea avança 10 m/h e ameaça casas de 4 mil no Havaí. Área residencial deve ser atingida nesta quarta-feira |(29). Do G1, em São Paulo

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil