Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 15, 2016

Alunos visitam MIS pela 1ª vez e avaliam mostra de Frida Kahlo

Gustavo acordou mais animado que o normal por volta de 6h da manhã de quinta-feira (6) na semana passada, em sua casa no Parque Vila Maria, Zona Norte de São Paulo. Era dia de passeio da escola, mas não qualquer passeio. Era a primeira vez que um grupo de 30 crianças sairia do bairro humilde para visitar o Museu da Imagem e do Som (MIS), no Jardim Europa, bairro nobre da Zona Oeste - um museu que, aliás, muitos deles nem sabiam que existia. Aos 12 anos de idade e aluno do 6º ano da da Escola Municipal General Paulo Carneiro Thomaz Alves, Gustavo Santos Lima fala empolgado do que já tinha aprendido em sala a respeito de Frida Kahlo, artista tema da exposição que ele e os colegas veriam em breve. "Gosto muito da Frida, a gente teve uma aula sobre ela. (...) Foi uma mulher muito forte e destemida, a maneira como ela superou o acidente", recorda. O menino faz parte de um projeto de fotografia chamado 'Caminhos da Arte', fruto de parceria com o Governo do Estado de São P…

Unicamp desenvolve colírio para evitar e tratar perda de visão em diabéticos

Um grupo de pesquisadores das faculdades de Ciências Médicas (FCM) e de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveu um colírio para a prevenção e combate da degeneração gradativa que ocorre com frequência nos olhos das pessoas com diabetes, a chamada retinopatia diabética.
"A grande vantagem desse achado é o fato de não ser invasivo. Por ser tópico não implica em riscos e cria uma barreira contra as alterações neurodegenerativas que afeta os diabéticos", explicou a pesquisadora da FCM Jacqueline Mendonça Lopes de Faria.
A cientista disse que a descoberta foi feita a partir de uma pesquisa que já dura cerca de duas décadas. "É consequência de um estudo de 20 anos para entender o mecanismo de ataque das células nervosas e de irrigação sanguínea no tecido ocular."
De acordo com a pesquisadora, por causa da hiperglicemia - excesso de açúcar no sangue no organismo dos diabéticos - vários órgãos podem ser comprometidos. Em cerca de 40% d…

"Terra Estranha" traz Nicole Kidman e Joseph Fiennes

De várias maneiras, o trailer de "Terra Estranha" é melhor do que o filme que ele divulga. Tem mais tensão, suspense e emoção à flor da pele. O longa propriamente dito, estreia em ficção da diretora Kim Farrant, parece uma versão estendida do trailer, que perde o rumo de todos os caminhos que abre. O elenco é promissor e pode atrair o público: Nicole Kidman e Joseph Fiennes, como um casal disfuncional, e Hugo Weaving, como um policial que investiga o desaparecimento de seus filhos adolescentes no vasto deserto australiano. Catherine (Nicole) e Matthew Perkins (Fiennes) mudaram-se de uma cidade maior para a remota Nathgari, um povoado que lembra aqueles cenários de faroeste. A mudança decorreu de problemas no endereço anterior, envolvendo a adolescente Lily (Maddison Brown), uma Lolita de 15 anos que é pura sensualidade e promessa de encrenca. Os detalhes da mudança súbita da família Perkins vão sendo revelados ao longo da investigação do sumiço de Lily e do irmão caçula, Tom…

Relatório: Brasil vigia cidadãos sem qualquer escrutínio público

A Electronic Frontier Foundation (EFF), ONG internacional que defende a liberdade de expressão e a privacidade na era digital, lançou um relatório inédito que compara práticas de vigilância e legislações em 12 países na América Latina. O documento conclui que a “América Latina está um passo à frente do resto do mundo na existência de leis que protegem a privacidade”. Porém, “a maioria dos Estados não implementa esses direitos de maneira inteiramente compatível com os direitos humanos”.
No caso do Brasil, o relatório ressalta quatro questões consideradas uma ameaça ao direito à privacidade. São elas: o fato de o anonimato ser proibido no país; a falta de transparência sobre como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lida com os dados de seus usuários; a ausência de normas para regular o acesso às mensagens criptografadas; e, além disso, há uma “cultura do segredo” vigente no país.
“A cultura do segredo está muito enraizada na América Latina, onde não há discussões tanto sobre…

Microcefalia é usada como estratégia para legalização total do aborto no Brasil, denunciam

(ACI).- Frente à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5581, que poderia ampliar a despenalização do aborto para grávidas cujos bebês apresentem diagnóstico de microcefalia, a plataforma CitizenGo lançou uma petição na qual denuncia “a estratégia utilizada pelos propagadores da cultura da morte”, que querem “a legalização total e irrestrita do aborto” no Brasil. A petição é direcionada à ministra Cármem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade 5581. Segundo CitizenGo, “o objetivo dos abortista é pedir ao STF a legalização do aborto para mulheres que foram diagnosticadas com zika”. A medida é apontada como uma “estratégia utilizada pelos propagadores da cultura da morte”, que “recorre à ainda frágil e questionável relação entre o vírus da zika e a microcefalia”. Para indicar como a relação entre a má-formação dos bebês e a zika ainda é algo questionável, citam um recente estudo do New England Complex Systems Institute. A pesquisa …

DIA DO PROFESSOR: Reencontro mostra história marcante na vida de professora e aluna

Este sábado, 15, é dia do profissional mais presente na vida de qualquer pessoa: o professor! A equipe do CN Notícias promoveu um reencontro que mostra bem como a relação aluno e professor pode marcar a história de uma pessoa. Reportagem de Flávia Pereira e Ederaldo Paulini

Apartamento do Papa em Castel Gandolfo vira museu

O museu será inaugurado no próximo 21 de outubro com a exibição de um coral chinêsRádio Vaticano Três anos e meio depois da decisão de renunciar ao apartamento papal, no terceiro andar do Palácio Apostólico, o Papa Francisco decidiu renunciar também definitivamente ao uso do apartamento de Castel Gandolfo e anexá-lo ao museu já existente. Residência para férias de verão “Residência de verão” de todos Papas desde o início do século VII, aquela ala do Palácio nunca foi utilizada por Francisco para o descanso. Nos poucos dias em que repousa no verão, o Pontífice prefere permanecer na Casa Santa Marta. Assim, as salas de Castel Gandolfo, vazias desde 2013, serão abertas à visita de fiéis e turistas, assim como as restantes. O museu será inaugurado no próximo 21 de outubro com a exibição de um coral chinês com o concerto “A beleza nos une”, na linha das intenções do Papa de construir pontes também com a China, país sempre no centro das atenções da diplomacia pontifícia.