Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 5, 2016

Fortaleza - CE: Missa pelo Centenário do Martírio de Charles de Foucauld (1/12/2016)

Imagem
Iniciativa da Fraternidade Jesus+Caritas, seguidores e simpatizantes da espiritualidade do Bem-aventurado Charles de Foucauld.  Local: Paróquia de Santo Afonso, Avenida Jovita Feitosa, 2733.  Horário; 18 horas, Parquelândia - Fortaleza - Ceará.  Após a celebração eucarística de ação, coquetel.
"Fermento na Massa", livro de René Voillaume sobre Charles de Foucauld. Edição brasileira, com prefácio de Dom Helder Câmara (parte), então bispo auxiliar do Rio de Janeiro, para centenário de nascimento do Irmão Universal (1858-1958). Dom Helder Câmara
(...) Charles de Foucauld entendeu como poucos o apostolado oculto, exercido pelo Mestre antes dos três anos de vida pública. É evidente que Ele não começou a salvar o mundo aos trinta anos e nem levou a vida oculta se preparando: em Nazaré já viveu apostolado em plenitude e já estava remindo a humanidade. Padre de Foucauld se escondeu no deserto e na própria Nazaré. Aos poucos se aprofundou sua compreensão de apostolado oculto: um Jesus Crist…

Prof. Olímpio araújo: Um minuto com a língua portuguesa, Universitária FM

Imagem
Com José Olímpio de Sousa Araújo, Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza – AMLEF.

Estilista do Congo faz sucesso com roupas de papel

Imagem
Do G1
Para o estilista Cedrick Mbengi, que cria roupas feitas totalmente de papel na República Democrática do Congo, o papel é um tecido. Cansado de gastar dinheiro com roupas de grifes conhecidas, Mbengi resolveu criar seu próprio estilo, usando embalagens de amendoim e jornais velhos. “O papel é tão importante. Até mesmo dinheiro é impresso em papel”, disse ele à BBC (clique aqui para assistir à entrevista). “Percebi que estava enchendo o bolso deles (estilistas), mas uma noite eu sonhei que estava vestido com roupas de papel. Quando acordei, comecei a fazê-las para mim”, disse.

Museus de São Paulo têm semana de programação contra o preconceito

Imagem
Ao longo desta semana, de hoje (5) a 11 de dezembro, os 19 museus estaduais de São Paulo fazem uma mobilização contra as diversas formas de preconceito. Intitulada Sonhar o Mundo, a ação traz palestras, rodas de conversa, exibições de filmes e intervenções artísticas, abordando o tema sob diversos aspectos. “Se as pessoas estão, de alguma maneira, sendo educadas para o preconceito, a gente também pode usar as nossas instituições para tensionar esse olhar”, diz a diretora de Museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Cristiane Batista. No Museu da Imigração, localizado na Mooca, zona oeste paulistana, entra em cartaz a exposição Direitos Imigrantes: Nenhum a Menos, feita em curadoria compartilhada com refugiados que vivem na capital. No Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera, na zona sul da cidade, estará disponível a visita guiada Sonhar o Mundo sem Racismo. Dentro da Estação República do Metrô, no centro, onde fica o Museu da Diversidade Sexual, será dada orientação a …

Bob Dylan envia discurso de aceitação para ser lido na cerimônia do Prêmio Nobel

Imagem
Da Agência Télam O cantor e compositor americano Bob Dylan, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura deste ano, enviou um discurso de agradecimento para ser lido em conjunto com os demais vencedores no banquete da cerimônia de entrega do prêmio, sexta-feira (10) em Estocolmo, informou hoje (5) a Fundação Nobel. O cantor  e compositor  norte-americano  Bob  Dylan, durante  apresentação  em  Basel (Suíça),  em  1984Arquivo de Keyston/Agência Lusa/direitos reservados O músico tinha comunicado há três meses que não participaria da cerimônia. nem da conferência de aceitação, amanhã (6), citando "compromissos prévios". Saiba MaisNobel a Bob Dylan é grande precedente, dizem especialistasPrêmio Nobel de Literatura é concedido ao cantor Bob Dylan Segundo a Agência Télam, a Fundação Nobel também informou que a cantora americana Patti Smith interpretará uma canção de Dylan, A Hard Rain's A-Gonna Fall, na solenidade de entrega do prêmio. Dylan foi agraciado em 13 de outubro com o Prêmio No…

Bióloga mineira quer reciclar bitucas de cigarro e transformar em porta-copos

Imagem
Léo Rodrigues - Correspondente da Agência Brasil Bióloga Bárbara Sales, de 26 anos, transforma bitucas de cigarro em porta-copos. O trabalho foi apresentado o durante a 7ª ExpoCatadores, em Belo Horizonte Léo Rodrigues/Agência Brasil A bióloga Bárbara Sales, de 26 anos, vem desenvolvendo uma pesquisa para transformar as bitucas de cigarro em porta-copos. Ela apresentou seu trabalho durante a 7ª ExpoCatadores, em Belo Horizonte. O evento, organizado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), começou no dia 28 e terminou no dia 30. Atualmente trabalhando como educadora ambiental no Instituto Inhotim, Bárbara começou seu estudo, como projeto de final de curso, no Centro Universitário Newton Paiva. Ela coletou manualmente as bitucas pelas ruas da capital mineira e também disponibilizou um coletor em alguns bares, onde os fumantes poderiam fazer o descarte do resto do cigarro após o consumo. Por meio de testes e de revisão bibliográfica, a bióloga estabeleceu um pro…

Corpo de Ferreira Gullar é velado na Academia Brasileira de Letras

Imagem
Vitor Abdala e Vinícius Lisboa - Repórteres da Agência Brasil O corpo do poeta Ferreira Gullar, morto ontem (4), aos 86 anos, está sendo velado desde as 11h de hoje (5), na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), instituição da qual era membro há dois anos. Antes de chegar à ABL, o corpo do poeta maranhense foi velado na Biblioteca Nacional desde a tarde de ontem. A previsão é que Gullar seja sepultado no Mausoléu da ABL, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio, às 16h de hoje. Segundo o presidente da ABL, Domício Proença Filho, Ferreira Gullar era um dos maiores poetas da língua portuguesa. “Ele faz parte daqueles poetas cuja obra marca a poesia do Brasil. Ele é da estirpe de João Cabral de Mello Neto, Carlos Drummond de Andrade, [Manuel] Bandeira. E era a voz mais representativa da nossa poesia contemporânea. Além de ser uma pessoa múltipla, artisticamente falando”, afirmou. O cantor e compositor  cearense Raimundo Fagner, que teve Gullar como parceiro em com…

Projeto Sorriso Grisalho e o trabalho voluntário que resgata autoestima

Imagem
Os alunos, com a orientação dos professores, vão até instituições que abrigam idosos para cuidar da saúde bucal, dos sorrisos. As entidades acolhidas em 2016 são: Lar Sagrado Coração, Lar três Irmãs e a Unidade Abrigo, todos localizados em FortalezaFoto: Divulgação / ProjetoAlunos e idosos em um momento de aprendizado e troca de experiências Vontade de ajudar, ânsia para pôr em prática os ensinamentos da universidade e a sensação de ter feito algo bom para pessoas que não teriam como pagar pelo serviço. Essas são características de um projeto realizado por professores e alunos do curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará. É o projeto sorriso grisalho.
Trata-se de um projeto de extensão da UFC que busca resgatar a autoestima através da reabilitação do sorriso dos idosos. Os alunos, com a orientação dos professores, vão até instituições que abrigam idosos para cuidar da saúde bucal, dos sorrisos. As entidades acolhidas em 2016 são: Lar Sagrado Coração, Lar três Irmãs e a Uni…

Banco Alimentar Contra a Fome recolhe 2129 toneladas de alimentos

Imagem
50ª campanha nacional contou com a participação de 42 mil voluntários

Lisboa, 05 dez 2016 (Ecclesia) - O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu nos dias 3 e 4 de dezembro 2129 toneladas de alimentos, com o contributo de cerca de 42 mil voluntários um pouco por todo o país e nos arquipélagos da Madeira e Açores. De acordo com a agência Lusa, a campanha de recolha de alimentos pelo Natal de 2016 permitiu recolher mais do que as 1921 toneladas da última campanha nacional, em maio, mas menos do que as 2270 angariadas há um ano. Os alimentos vão agora ser distribuídos por um total de 2.700 instituições de solidariedade social, abrangendo mais de 426 mil pessoas “com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas”. A campanha, que se realizou pela 50.ª vez, envolveu mais de 2.000 superfícies comerciais de todo o país. "Os milhares de quilos de alimentos doados e o número de voluntários envolvidos mostram que as pessoas responderam uma vez mais a…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil