Postagens

Mostrando postagens de Outubro 15, 2018

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

Imagem
Carlos Delano Rebouças* Abraçar a profissão de professor é muito mais do que um ofício que usa o repasse e o compartilhamento de conhecimentos para edificação humana, é também assumir a responsabilidade de se tornar uma referência para muitos, especialmente, para o seu aluno.
A escola e sala de aula, para muitos alunos, por incrível que pareça, representam o seu mundo, ou seja, espaços onde se sentem mais libertos e mais acolhidos, e onde conseguem enxergar em determinadas figuras, como a de colegas e profissionais, qualidades e valores que já não enxergam, infelizmente, nos componentes da família.
O professor é um deles. Esse profissional de educação que passa boa parte, aliás, grande parte do dia com tantos alunos, dividindo um espaço físico na construção de conhecimentos, também passa a dividir o espaço em seus corações, em suas vidas, fazendo, quem sabe, as vezes de pai e mãe, ou mesmo dos dois, não só pela carência física, mas também  pela ausência e omissão.
Engana-se quem pensa…

Maryse Condé vence 'Nobel alternativo' de literatura

ESTOCOLMO Maryse Condé, do território francês de Guadalupe, no Caribe, recebeu o prêmio da New Academy de Literatura, criado depois que a Academia Sueca adiou o Nobel de Literatura deste ano, na tentativa de lidar com o resultado de um escândalo de abuso sexual. A New Academy foi fundada por mais de cem figuras da cena cultural sueca no início deste ano, em resposta ao escândalo e ao adiamento do Nobel. “Em seu trabalho, ela descreve os estragos do colonialismo e o caos pós-colonial em uma linguagem que é ao mesmo tempo precisa e envolvente”, disse a New Academy ao premiar Condé. Ela escreveu cerca de 20 romances, incluindo "Segu" e  "Eu, Tituba: Bruxa Negra de Salem". Pela primeira vez em décadas, o Nobel deste ano não incluiu nenhum prêmio de literatura, após um profundo desacordo e deserções na Academia Sueca, que a deixou incapaz de selecionar um vencedor. Maryse Condé no Museu Victoria e Albert de Londres, em foto de 2015 - Adrian Dennis/AFP A controvérsia gira…

15 de Outubro — Dia do Professor

Imagem
No dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, um dos profissionais mais importantes em nosso país, mas que nem sempre são valorizados como deviam. O dia dos professores é comemorado, anualmente, no dia 15 de outubro, por conta de um decreto assinado durante o governo João Goulart.O que se comemora no Dia do Professor? No dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um grupo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior. Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis. Quando foi criado o Dia do Professor? A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA