Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 4, 2019

Pobres e vulneráveis estão mais expostos à poluição

domtotal.com As pessoas mais pobres e mais vulneráveis  são mais expostas à poluição atmosférica e sonora (AFP/Arquivos)
As pessoas mais pobres e mais vulneráveis (crianças e idosos) são mais expostas à poluição atmosférica e sonora, alertou um estudo divulgado nesta segunda-feira pela Agência Europeia de Meio Ambiente (AEE).
"Em geral, à medida que uma pessoa se aproxima da pobreza na Europa, os riscos de viver são maiores em uma região com má qualidade do ar", disse o diretor da AEE, Hans Bruyninckx, durante a apresentação do estudo em Bruxelas.
Esta entidade, com sede em Copenhague, publica pela primeira vez em 25 anos uma "análise exploratória" da relação entre as desigualdades sócio-econômicas e as desigualdades ambientais, para tentar delinear políticas coordenadas.
"A saúde dos cidadãos europeus mais vulneráveis continua afetada de forma desproporcional pelos riscos" relacionados à poluição do ar e sonora, e até às temperaturas extremas, de acordo c…

Bienal Internacional do Livro do Ceará é adiada para agosto

A Bienal Internacional do Livro do Ceará - que estava prevista para acontecer no mês de abril, foi adiada para o período de 16 a 25 de agosto. A informação foi divulgada, em primeira mão, no blog Jocélio Leal - integrante do O POVO Online. “Considerando a grandiosidade do evento e o início de uma nova gestão, a Secult-CE definiu por esse período, permitindo assim, um cronograma mais adequado em consonância com o mercado editorial, bem como para a mobilização cultural, educativa e acadêmica”, anunciou a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) em nota. A pasta - comandada por Fabiano Piúba - é responsável pela concepção, organização e viabilização do evento. “Vale salientar que a Bienal está garantida no orçamento de 2019 e conta com um projeto aprovado e em captação pela Lei Rouanet”, continua o texto lançado pela Secult. Essa será a décima terceira edição do evento, um dos principais do calendário cultural cearense. Já estão definidos - conforme informou a pasta no mesmo comunicado -…

Mostra no CCBB Brasília exibirá filmes de Scorsese na próxima semana

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília exibe, a partir de 12 de fevereiro, a mostra de cinema Scorsese, em homenagem ao cineasta nova-iorquino Martin Scorsese. O artista, que aborda constantemente temas ligados à violência e masculinidade, dirigiu filmes como Taxi Driver (1976) e Cabo do Medo(1991). A programação – integrada por 33 produções, entre documentários, longas e curta-metragens para cinema e televisão – fica em cartaz até 10 de março. No dia 7 de março, será exibido o filme Touro Indomável (1980), cujo protagonista é um boxeador com tendências autodestrutivas que se vê forçado a lidar com sua desordem emocional após se apaixonar por uma garota. Gratuita, a sessão contará com audiodescrição, tradução em libras e legendagem descritiva. A mostra inclui ainda um debate sobre a filmografia do diretor norte-americano, conduzido pelos críticos Cecília Barroso e Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida e com tradução em libras. Criadora do portal Cenas de Cinema, Cecília ta…