Postagens

Mostrando postagens de Junho 11, 2014

Francisco pede empenho da comunidade internacional para debelar trabalho infantil

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – No final da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa recordou a celebração, no dia 12 de junho, do Dia Mundial contra a exploração do trabalho infantil.

Francisco citou os milhões de menores, enfatizando o termo “milhões”, que são obrigados a trabalhar “em condições degradantes”, expostos a formas de escravidão e de exploração, como também de abusos, maus-tratos e discriminações.

“Faço votos vivamente que a comunidade internacional possa ampliar a proteção social dos menores para debelar essa chaga. Renovemos todos o nosso empenho, em especial as famílias, para garantir a cada menino e menina a tutela de sua dignidade e a possibilidade de um crescimento saudável. Uma infância serena permite às crianças olhar para a vida e para o futuro com confiança.”

O Papa rezou um “Ave-Maria” com a multidão, para pedir a intercessão de Nossa Senhora, “que teve o Menino Jesus nos braços”, por esses meninos e meninas que são explorados por meio do trabalho e de abusos.

A Organ…

Audiência: temer a Deus para não se deixar corromper pelo pecado

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – Cerca de 50 mil pessoas lotaram a Praça S. Pedro para a Audiência Geral desta quarta-feira.

Devido ao calor de 30 graus na capital italiana, o Papa cumprimentou os enfermos antes do início da Audiência, dentro da Sala Paulo VI. “Pensamos que fosse melhor para vocês aqui, tranquilo, um pouco de fresco. E não sob aquele sol que cozinha”, disse Francisco, depois de cumprimentá-los pessoalmente.

Já na Praça, a bordo do seu papamóvel, o Pontífice saudou os grupos de fiéis por cerca de meia-hora, antes de pronunciar a sua catequese - hoje dedicada ao último dos sete dons do Espírito Santo: o temor de Deus.

“Este dom não significa ter medo de Deus, mas nos recorda quanto somos pequenos diante Dele e do seu amor”, explicou o Papa.

Quando o Espírito Santo habita em nosso coração, nos infunde consolo e paz. Quem se abandona a Deus, se sente protegido como uma criança nos braços de seu pai. “E isso é sentimento, é como o Espírito Santo nos faz sentir.”

Este dom do Espírito S…

Vaticano: Papa renova críticas aos «mercadores da morte»

Imagem
Agência Ecclesia11 de Junho de 2014, às 12:55 Papa Francisco na Praça de São Pedro (Lusa)Francisco apresentou reflexão sobre «Temor de Deus», encerrando ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo
Cidade do Vaticano, 11 jun 2014 (Ecclesia) – O Papa renovou hoje no Vaticano as suas críticas a quem fabrica e vende armas, “mercadores da morte”, e aos corruptos, numa catequese sobre o “Temor de Deus” que encerrou o ciclo dedicado aos dons do Espírito Santo. “Penso nas pessoas que têm responsabilidade sobre os outros e se deixam corromper: mas vocês pensam que uma pessoa corrupta é feliz?”, declarou, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, para a audiência pública semanal. Francisco falou dos que produzem armas para “fomentar as guerras” e “fabricam a morte”, pessoas que “não vêm ouvir a Palavra de Deus”. “Que o temor de Deus os faça compreender que um dia tudo acaba e que terão de prestar contas a Deus”, acrescentou. O Papa criticou ainda os que “vive…

O Rio de Alexandre Campbell

Imagem

Rio de Janeiro vai receber 400 mil estrangeiros

Imagem
domtotal.comA Cidade Maravilhosa será visitada também por 450 mil turistas nacionais durante a Copa do Mundo.Rio de Janeiro redeberá a final da Copa do Mundo da Fifa. O Rio de Janeiro deve receber 400 mil estrangeiros e 450 mil turistas nacionais durante a Copa do Mundo. A movimentação financeira pode chegar a R$ 1 bilhão e a ocupação hoteleira já está em 98% para o dia 13 de julho, data da final do Mundial. A expectativa é da Secretaria Municipal de Turismo.
De acordo com o secretário Antonio Pedro de Mello, os números divergem dos divulgados pelo Ministério do Turismo, de 600 mil turistas em todo o Brasil, porque o órgão federal contabiliza apenas as pessoas que compraram ingressos e a secretaria conta também as pessoas que vieram a trabalho ou não adquiriram tíquetes para as partidas no Maracanã. Ele diz que a cidade está muito bem preparada para atender aos visitantes.
“A cidade já tem 14 postos de informações fixos, para a Copa instalamos mais 17 postos temporários, com contêiner…

Seleção de 11 defensores de direitos humanos

Imagem
|  domtotal.comTambém estão previstas atividades da seleção de defensores em Curitiba, Fortaleza e Rio de Janeiro.Na seleção tem pessoas que lutam por avanços no meio ambiente. Em alusão à Copa do Mundo, organizações não governamentais lançaram nesta terça-feira (10), na capital paulista, uma campanha para chamar atenção para o trabalho de onze brasileiros que defendem direitos fundamentais e que, por isso, têm suas vidas em risco e são criminalizadas.
A iniciativa, batizada de "Linha de Frente: Defensores de Direitos Humanos", tem como objetivo “sensibilizar a opinião pública a respeito das sistemáticas violações de direitos no país do futebol”.
“É uma situação gravíssima a condição de vulnerabilidade, de ameaça e de violência em que muitos defensores se encontram ainda hoje”, disse a assessora jurídica da organização Terra de Direitos, Luciana Pivato.  Ela destaca que essa realidade está em conflito com a posição assumida pelo Estado brasileiro, que é signatário de diverso…

Crescimento e preservação

Imagem
domtotal.comMarcus Eduardo de OliveiraEconomia de mercado: criando deliberadamente necessidades artificiais. Somos constantemente “bombardeados” pela publicidade (esse segmento é o segundo maior orçamento mundial, depois da indústria de armamentos) que cria o desejo de consumir, consubstanciada pelo método da obsolescência programada dos produtos feitos para durarem pouco, forçando assim junto aos consumidores a incidência de novas compras.
Com isso, a sociedade de consumo cria cada vez mais demandas sobre bens de futilidade e “vende” à ideia de que a felicidade é fruto da aquisição material. É assim que a economia de mercado, grosso modo, vive: criando deliberadamente necessidades artificiais.
Para manter esse “modelo”, o “modus economicus” expande o crescimento da economia, promovendo a maximização do consumo, pouco se importando se essa maximização está apoiada na predação e na pilhagem das bases da natureza.
Esse é o paradigma econômico dominante que transformou a natureza em font…

Um Brasil de fé e de chuteiras

Imagem
domtotal.comVamos aproveitar a Copa para amar ainda mais nosso país e promover a solidariedade.O Brasil com chuteira ou não, o gol da vitória depende de cada um de nós. Por Dom Anuar Battisti*
"Quem te viu e quem te vê", velho chavão que hoje podemos aplicar ao período chamado da Copa do Mundo no Brasil. Nunca se viu tanta bandeira, tantos símbolos pátrios, tanto verde e amarelo como agora. Será que seríamos capazes de expor os símbolos pátrios com a mesma garra, em tempos de inflação, em tempos de baixa estima política, em tempos de corrupção e gritar "eu te amo, meu Brasil, eu te amo, mais que o futebol, mais que um mundial ou as olimpíadas que vêm aí”? Eu te amo minha pátria e por ti dou a minha vida. Como dizia o literato Rui Barbosa: "A pátria é a família ampliada". Parece impossível ficar indiferente num momento tão bonito como a Copa do Mundo. Com certeza, o sangue ferve, as emoções tomam conta da razão. Porém as emoções passam, o sangue volta a circular…

Papa suspende atividades pelo 2º dia consecutivo

Imagem
domtotal.comSegundo cardeais e colaboradores próximos, Francisco deveria descansar mais. Por Andrés Beltramo Alvarez

"Leve indisposição". Com essas duas palavras, a sala de imprensa do Vaticano justificou a decisão do papa em suspender as atividades dessa terça-feira (10). Pelo segundo dia consecutivo Francisco optou por repousar, após ter cancelado duas audiências previstas para a segunda-feira (9). Ainda que suas condições de saúde sejam boas, alguns cardeais e outros colaboradores próximos insistiriam a ele que: “Deveria descansar mais”.
Nessa terça, o pontífice preferiu não celebrar a missa privada das 7h da manhã, na capela de sua residência vaticana, a Casa de Santa Marta. Dedicou a jornada para preparar o discurso que pronunciará nesta quarta-feira (11) durante a audiência geral na Praça de São Pedro.
Na véspera, já havia cancelado dois encontros privados na agenda: um com os integrantes do Conselho Superior da Magistratura da Itália e outro com o prior da Comunidade d…

Alimentados pelo Corpo do Senhor

Imagem
domtotal.com Arquidiocese do Rio convida fiéis a adorar o Santíssimo Sacramento, na Semana Eucarística. Rio de Janeiro - Como um gesto de unidade, todos os fiéis da Arquidiocese do Rio estão sendo convidados a adorar o Santíssimo Sacramento durante a Semana Eucarística, entre os dias 12 e 19 de junho, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, no Centro. Em sua 88ª edição, a Semana Eucarística visa preparar os corações dos fiéis para a Solenidade de Corpus Christi que, neste ano, acontecerá no dia 19 de junho, com extensa programação. O tema central será “Eucaristia e Caridade”, que assim como o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, (Mt 14,16), faz ligação com o Ano da Caridade, que está sendo vivido na arquidiocese em 2014. Os momentos de adoração serão conduzidos pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, pelos bispos auxiliares da arquidiocese e por diversos clérigos. Irmã Gabriela da Anunciação, que faz parte da equipe de Coordenação de Pastoral, frisou que participar d…
Imagem
domtotal.com 'O temor de Deus faz de nós cristãos convictos', diz o papa em Audiência Geral. Cidade do Vaticano – Cerca de 50 mil pessoas lotaram a Praça São Pedro para a Audiência Geral desta quarta-feira (11). Devido ao calor de 30 graus na capital italiana, o papa cumprimentou os enfermos antes do início da Audiência, dentro da Sala Paulo VI. “Pensamos que fosse melhor para vocês aqui, tranquilo, um pouco de fresco. E não sob aquele sol que cozinha”, disse Francisco, depois de cumprimentá-los pessoalmente. Já na Praça, a bordo do seu papamóvel, o pontífice saudou os grupos de fiéis por cerca de meia-hora, antes de pronunciar a sua catequese - hoje dedicada ao último dos sete dons do Espírito Santo: o temor de Deus. “Este dom não significa ter medo de Deus, mas nos recorda quanto somos pequenos diante Dele e do seu amor”, explicou o papa.  Quando o Espírito Santo habita em nosso coração, nos infunde consolo e paz. Quem se abandona a Deus se sente protegido como uma criança n…

Mais Visitadas

Deus eleva os humildes

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

VIVENDO E APRENDENDO

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip