Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 16, 2018

A força viva de cinco poetas da literatura brasileira

Jornal do BrasilALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA *+A-AImprimir
A presença da mulher na literatura está mais forte do que nunca. Temos, hoje, poetas vivas que estão fazendo uma excelente contribuição para nossa literatura nacional. Entre elas, podemos citar Conceição Evaristo, Adélia Prado, Astrid Cabral, Olga Savary e Raquel Naveira. Cinco nomes que estão trazendo riqueza cultural para nossa língua (com relação ao termo poeta, algumas escritoras não gostam que se use a palavra “poetisa”, para se sentirem em pé de igualdade com os homens. Elas acreditam que o termo as diminui. Esse também é o meu posicionamento. O termo poeta é mais abrangente e universal e é utilizado largamente por muitas autoras brasileiras).  Conceição Evaristo, por exemplo, tem revelado a importância de se discutir a posição do negro na nossa sociedade. Com uma poesia social impactante, resgata a voz das minorias. Fez recentemente uma homenagem à vereadora e ativista pelos direitos humanos Marielle Franco, morta brutalm…

Em missa, bispo celebra a presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil

16/04/2018   56ª AG
Em missa, bispo celebra a presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil
O sexto dia de trabalhos da 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começou com a Santa Missa celebrada no altar central do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na manhã desta segunda-feira, 16.
A celebração foi presidida pelo bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Severino Clasen. Participaram da procissão de entrada os bispos da Comissão e a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Marilza Schuina.
Dom Severino começou a homilia recordando que o Ano Nacional do Laicato celebra a presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil aprofundando sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, testemunhando Jesus Cristo e seu reino na sociedade.
A partir deste objetivo do Ano do Laicato, o bispo fez uma reflexão a partir da primeira leitura (At 6,8-15), na qual Est…

DELFIM NETTO: É Ilusão Achar Que Prendendo Lula Vão Pará-Lo

Por Redação Click Política  Última Atualização 16 abr, 2018

O ex-ministro Delfim Netto avalia que o ex-presidente Lula será um ator decisivo na sucessão presidencial. “Lula terá importância na eleição presidencial. Ele é mais forte preso do que solto. O grupo que hoje apoia Lula, aqueles cujo estômago está sentindo saudade do seu governo, vai votar induzido por ele. Não sei quem ele vai apoiar, mas é uma ilusão imaginar que Lula desapareceu”, disse ele, em entrevista ao jornalista Ricardo Balthazar.
Leia Também Dispara rejeição a Doria em São Paulo e tucano pode perder eleição 16 abr, 2018 Gilmar denuncia que Bretas e Moro agem de “forma… 16 abr, 2018 Alvo da Lava Jato, ele diz ter sido injustiçado. “Recebi honorários por serviços prestados”, diz ele, que afirma ter recebido R$ 3 milhões para montar um consórcio para disputar Belo Monte, um quinto do valor apontado por delatores. “Tenho convicção de que a Justiça reconhecerá isso no fim. No início da disputa, só havia um grupo dispos…

Morre em São Paulo aos 73 anos o radialista Paulo Barboza

O radialista Paulo Barboza morreu hoje aos 73 anos devido a um infarto fulminante em São Paulo. Também jornalista e publicitário, Paulo Roberto Machado Barboza morreu por volta da 0h30 devido a um infarto fulminante. Desde janeiro de 2017 ele comandava de segunda a sexta um programa na SuperRádio 1150 AM, em São Paulo. O programa ia ao ar das 8h às 11h. Também trabalhava às tardes na rádio ABC 1570 AM. Paulo começou a carreira no Rio, onde nasceu. Ali trabalhou na rádio Petrópolis. Em São Paulo teve programas nas rádios Record, Globo, América, Tupi e Capital. Ele foi casado por 48 anos com Eliane Barboza, que morreu em 2015. Deixa os filhos Paulo Barboza Filho, também radialista, e Alexandra Barboza Leider. Foi um dos primeiros comunicadores a investir em debates diários sobre política e cotidiano, com a presença de diferentes convidados diariamente. Era convidado frequente de programas de TV, especialmente no SBT. É um dos grandes nomes do rádio brasileiro, com quase 59 anos de carr…

Projeto Histórias Afro-Brasileiras oferece atividades de leitura e literatura gratuitas em Salvador

Por G1 BA Vanda Machado participa de ação de literatura no Teatro Eva Herz (Foto: Divulgação/Assessoria)
O projeto Histórias Afro-Brasileiras oferece uma semana de atividades em homenagem ao Dia Mundial do Livro, em Salvador. Idealizado pelo Grupo de Teatro Griô, as atividades vão de 23 a 29 de abril, com entrada gratuita. A escritora, narradora e professora Vanda Machado é convidada do projeto e apresentará uma sessão de histórias no dia 28 de abril, às 15h, no Teatro Eva Herz. Os contos misturam mitologia, história da África e do Brasil. A programação completa do Histórias Afro-Brasileiras podem ser encontradas no site do Teatro Griô. Além da participação de Vanda Machado, o projeto terá ações de leitura e literatura oral na Biblioteca Jorge Amado (23 de abril), na Biblioteca Betty Coelho (26), e no último dia de ação do projeto, também no Eva Herz SERVIÇO O quê: Projeto Histórias Afro-Brasileiras – Ações de leitura e literatura oral
Quando: De 23 e 29 de abril
Onde: Biblioteca Jorge A…

Aumenta acesso de pessoas com deficiência à universidade no CE

por Vanessa Madeira - Repórter Aluna do mestrado acadêmico em Assistência Social da Uece, Mariana Hora, deficiente auditiva, enfrenta a falta de intérpretes de libras na Universidade ( FOTO: JL ROSA ) Estudante de Psicologia na UFC, Wanderlane Rodrigues, que tem deficiência visual, ingressou na UFC pelo sistema de cotas ( FOTO: SAULO ROBERTO ) Há pouco mais de 10 anos, antes que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Lei Brasileira de Inclusão, marcos históricos na garantia de direitos a pessoas com deficiência, fossem implementadas, as perspectivas educacionais a longo prazo para pessoas com deficiência no País eram desoladoras. Se o acesso à Educação Básica já era desafiador, as chances de chegar à universidade eram quase remotas para homens e mulheres com restrições visuais, auditivas, cognitivas ou motoras. Embora, desde a efetivação de ambas as leis (em 2008 e 2015, respectivamente), a educação inclusiva exista mais na teoria do que na prá…

O cair do dia no Parque do Cocó ganhou novas cores aos domingos

O cair do dia no Parque do Cocó ganhou novas cores aos domingos. Até o mês de junho, cinco fins de semana serão musicais no Anfiteatro do local, com o projeto Orquestras no Parque, que abriu as atividades ontem. Os jovens alunos da Associação Tapera das Artes, que tem sede em Aquiraz, fizeram a trilha sonora do fim de tarde, com uma apresentação de cerca de uma hora e meia. Famílias, grupos de amigos e pessoas sozinhas pararam um pouco para assistir e ouvir o repertório da Orquestra Bachiana Jovem Tapera das Artes. A estudante cuiabana Mariana Galvão Ness, 21, costuma se reunir com um grupo de sete amigas para ocupar diversos espaços da Cidade, como a Praça Luiza Távora e o calçadão da Beira Mar. “Aqui é um espaço aberto ideal para a gente trazer os cachorros para brincarem. Decidimos nos reunir, trazê-los, pela primeira vez, e fazer um piquenique. Essa ocupação é importante”, narra. O projeto, por enquanto, está previsto para ocorrer apenas no Cocó. E são concertos protagonizados por…