Pular para o conteúdo principal

O cair do dia no Parque do Cocó ganhou novas cores aos domingos

ORQUESTRA BACHIANA Jovem Tapera
das Artes abriu a programação  MAURI MELO
O cair do dia no Parque do Cocó ganhou novas cores aos domingos.
Até o mês de junho, cinco fins de semana serão musicais no Anfiteatro do local, com o projeto Orquestras no Parque, que abriu as atividades ontem. Os jovens alunos da Associação Tapera das Artes, que tem sede em Aquiraz, fizeram a trilha sonora do fim de tarde, com uma apresentação de cerca de uma hora e meia.
Famílias, grupos de amigos e pessoas sozinhas pararam um pouco para assistir e ouvir o repertório da Orquestra Bachiana Jovem Tapera das Artes. A estudante cuiabana Mariana Galvão Ness, 21, costuma se reunir com um grupo de sete amigas para ocupar diversos espaços da Cidade, como a Praça Luiza Távora e o calçadão da Beira Mar. “Aqui é um espaço aberto ideal para a gente trazer os cachorros para brincarem. Decidimos nos reunir, trazê-los, pela primeira vez, e fazer um piquenique. Essa ocupação é importante”, narra.
O aniversário de 31 anos do produtor cultural Carlos Eduardo Mesquita de Albuquerque foi comemorado ontem à tarde no Parque do Cocó, ao som dos alunos da Tapera das Artes. Ele estendeu toalhas no chão, levou cadeiras, pratos de comidas, cerveja e reuniu grupos de amigos e parentes para celebrar a nova idade e os encontros. “Costumamos ir onde tem esses eventos, como a (Praça da) Gentilândia e aqui”, conta.
O dia 29 deste mês terá o segundo concerto do projeto, levando a Orquestra de Sopros de Pindoretama ao Cocó. Em maio, haverá agenda nos dias 13e 27. Já em junho, haverá apenas um concerto, que será também o encerramento desta primeira edição, no no dia 27.
Fabiano Piúba, titular da Secretaria da Cultura, explica que o projeto, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, quer dar visibilidade às orquestras do Estado e gerar um circuito de apresentações. “A gente quer ampliar, para o próximo ano, para outras regiões do Estado. Por exemplo, o Geoparque do Araripe, na Chapada do Araripe, pode receber essa programação. A gente pensa em como estender a ação”, adianta.
O projeto, por enquanto, está previsto para ocorrer apenas no Cocó. E são concertos protagonizados por jovens alunos de instituições de ensino, como Orquestra de Sopros de Pindoretama, Orquestras Infantil e Juvenil de Orós, Orquestra Jacques Klein e Orquestra de Sopros do Piamarta. “São instituições que têm suas orquestras, mas também trabalham com a formação de jovens”, explica Piúba.
SERVIÇO
Projeto Orquestras no Parque Onde: Anfiteatro do Parque do Cocó (avenida Padre Antônio Tomás, 2964-3020 - Cocó) Gratuito e aberto ao público 
Orquestra de Sopros de Pindoretama Quando: 29 de abril, às 16h30min 
Orquestra Infantil e Orquestra Juvenil de Orós Quando: 13 de maio, às 16h30min 
Orquestra de Sopros do Piamarta Quando: 27 de maio, às 16h30min 
Orquestra Jacques Klein Quando: 10 de junho, às 16h30min

O Povo

Comentários