Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 23, 2017

Um ‘supermacho’ em dúvida: a face oculta de Hemingway

Chicago Ernest Hemingway, com um leopardo morto, em 1953.EARL THEISENAPErnest Hemingway (1899-1961) adorava o boxe, a caça, a pesca e as touradas. Participou de três diferentes guerras, das quais retornou como um herói. Explorou o continente africano, onde participou de numerosos safáris. E tratou as mulheres com a crueldade e violência conhecidas. Criou, definitivamente, um personagem sob medida, com quem encarnou um paradigma de virilidade durante o século passado. Também em sua obra deixou para trás o gosto pelo lirismo, as metáforas e a adjetivação do modernismo literário. Preferiu adotar um estilo mais varonil, fundamentado em frases breves e contundentes como socos. Essa foi sua imagem pública até o final de seus dias. A privada, entretanto, era um pouco diferente. Isso foi dito por Zelda, a instável, mas lúcida esposa de Scott Fitzgerald, autor de O Grande Gatsby: “Ninguém pode ser tão machão”.

Escola pública de Maracanaú é referência nacional por trabalho de inclusão de pessoas com deficiências

Uma escola municipal de Maracanaú se tornou exemplo no país por implantar medidas de inclusão de alunos com deficiências. Dos 450 estudantes matriculados na Escola de Ensino Fundamental José Dantas Sobrinho, 17 apresentam algum tipo de deficiência neste ano letivo. A unidade atende estudantes de 6 a 14 anos. De acordo com a diretora da instituição, Silvana Rodrigues, os alunos contam com uma sala multidisciplinar em que tem atendimentos personalizados conforme suas limitações. “Nessa sala multidisciplinar, há um profissional que trabalha com as crianças e adolescentes com ferramentas apropriadas para cada limitação”, explica Rodrigues. Os atendimentos especializados acontecem no contra turno dua vezes por semana para não coincidir com as atividades regulares. “Na escola, não temos grupos de alunos com deficiências. Estes estudantes estão junto com os outros em pé de igualdade”, destaca. Além da sala multidisciplinar, a instituição conta com o apoio de outros profissionais que auxilia…

Sesc traz Leonardo Boff para ciclo de palestras sobre ética no Interior do Ceará

por
Escritor Leonardo Boff Com a temática “Ética e sustentabilidade no contexto da educação contemporânea”, o Serviço Social do Comércio (Sesc), braço social do Sistema Fecomércio, traz o professor e escritor Leonardo Boff ao Ceará. As palestras do grande nome da teologia e da ética no Brasil são realizadas pelo projeto Formação Contínua de Educadores do Sesc e acontecem nas Unidades do Sesc em Iguatu (24/10) e no Crato (25/10). Promovendo reflexões sobre o papel individual e coletivo da população na formação de concepções e práticas éticas e sustentáveis, a palestra é voltada para professores, gestores de instituições públicas e privadas, acadêmicos de cursos de licenciatura, educadores populares e líderes comunitários. A palestra promove uma ampliação no repertório científico-cultural dos participantes, que tem contato com posturas que visam práticas para um mundo mais humano. No dia do evento livros do autor estarão disponíveis para venda. Sobre o palestrante Leonardo …

David Linhares : política e poética na Bienal de Dança do Ceará

David Linhares foi bailarino e acrobata. Mas a Bienal Internacional de Dança do Ceará é sua grande obra. Diretor-geral do festival, ele faz há duas décadas as vezes de captador, produtor, curador, articulador do circuito local. Ajuda assim a dar corpo ao que em 1997 era desejo de bailarinos e coreógrafos de Fortaleza. Fez parte da cena que forjou o Colégio de Dança, o curso técnico, diversas companhias na Capital e no Interior, escolas independentes, a graduação em dança na UFC. Na entrevista que se segue, ele fala sobre sua trajetória pessoal atravessada pela dança contemporânea. David, que viveu a efervescência cultura de Brasília no final da década de 1970 e a inquietante Paris nos anos 1980, também comenta a censura que mais uma vez ameça as artes no Brasil. É sempre importante ser instigante, essa coisa de causar estranhamento. Acho que o papel da Bienal está aí O POVO - Uma obra da artista cearense Simone Barreto acaba de ser censurada na Unifor Plástica. Antes dela, a exposição…

Os últimos dias de uma cidade de 10.000 anos

O Tigre serpenteia entre as ruínas e minaretes de Hasankeyf, a cidade turca pela qual passaram romanos, bizantinos e tribos túrquicas. Mas esta cidadela de ao menos 10.000 anos de antiguidade será engolida pelas águas. Quando terminarem as obras da gigantesca usina hidroelétrica de Ilisu, o rio sairá de seu curso, apagando Hasankeyf e suas pontes de pedra da paisagem. O governo lançou um projeto que fornecerá a energia e a irrigação necessárias para o desenvolvimento do sudeste da Turquia, uma zona populada sobretudo por curdos, que durante muito tempo foi deixada de lado pelo governo central. Os monumento históricos ficarão a salvo em um lugar seguro, após uma mudança faraônica que lembra as que foram realizadas nos anos 1960 no Alto Egito por Gamal Abdel Nasser durante a construção da represa de Assuã no Nilo. Mas para muitos moradores de Hasankeyf, é uma calamidade. "Vamos tentar lutar o quanto pudermos para impedir a devastação da beleza e da história desta cidade", de …

Livro aborda entrevistas que o Papa concede à imprensa

Da Redação, com Rádio Vaticano  Papa durante entrevista à TV 2000 e InBlu Radio, emissoras italianas, em novembro de 2016 / Foto: Arquivo – Reprodução TV 2000 “As entrevistas, para mim, têm sempre um valor pastoral”, “se não tivesse esta confiança, não concederia entrevistas”. É o que enfatiza o Papa Francisco no prefácio do livro “Adesso Fate le vostre domande” (“Agora façam as vossas perguntas”), do padre Antônio Spadaro. A obra foi apresentada no final da tarde do último sábado na sede da revista jesuíta “Civiltà Cattolica”. Francisco recorda que, quando era arcebispo em Buenos Aires, “tinha um pouco de medo dos jornalistas” e por esta razão não concedia entrevistas. Como Pontífice, porém, convenceu-se de que as entrevistas são “uma maneira de comunicação” de seu ministério. Ele une estas conversações nas entrevistas com a forma cotidiana das homilias na Santa Marta, que é – digamos assim – sua “paróquia”.  O Santo Padre sublinha que nas entrevistas, assim como nas coletivas com os…

Semana de Ciência e Tecnologia discute importância da matemática no cotidiano

Jonas Valente - Repórter da Agência Brasil Começa hoje (23) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Até domingo (29) governos, escolas, universidades, centros de pesquisa, empresas e organizações da sociedade civil vão promover eventos em todo o país com a finalidade de chamar a atenção dos brasileiros para a importância da produção científica em várias áreas, da educação à economia. A expectativa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é de que haja 100 mil atividades, de cerca de 2 mil instituições e mais de mil cidades. Até o momento, 23 estados e o Distrito Federal já informaram que vão participar da semana. Apenas o Acre, Alagoas e o Piauí não devem promover eventos. Os estados com o maior número de atividades cadastradas são Minas Gerais, o Rio de Janeiro, São Paulo e Roraima. A programação está disponível nosite oficial do evento. Segundo Sonia Costa, coordenadora da semana e diretora do MCTIC, o objetivo da iniciativa é aproximar a produçã…