Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 7, 2020

Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

Política econômica

Imagem
Por Gonzaga Mota - Professor aposentado da UFC

i O pensamento econômico, ao longo do tempo, apresentou modificações significativas. Escolas como a Mercantilista, a Clássica, a Marxista, a Neoclássica, a Keynesiana, a Liberal, dentre outras, mostraram a importância da Filosofia e da Matemática. Sem dúvida, em todas as escolas, destacaram-se as bases filosóficas objetivando o entendimento da realidade. Já a Matemática foi utilizada com vistas a investigar relações abstratas e lógicas. Com certeza, o progresso econômico e a conscientização das pessoas motivaram o surgimento de teses na área econômica, abrangendo, também, conceitos de ordem política e social.  Cientistas e estudiosos como Adam Smith, Stuart Mill, Hegel, Max Weber e mais recentemente Keynes e Friedman desenvolveram teorias fundamentadas em diretrizes filosóficas. Por outro lado, Petty, Quesnay e Leontief, por exemplo, deram ênfase a conceitos matemáticos nas suas teses do equilíbrio econômico geral. A rigor, a Filosofia é …

Ode à poesia

Imagem
é o que me salva e me retira da selva selvagem cotidiana e me leva/(e)leva para outras dimensões' (para)doxo/a da poesia é ser episteme do indizível feito palavra (Unsplash) eleonora santa rosa* em tempos ferozes e aterradores, marcados pela ode ao cinismo, à hipocrisia, à violência, à injustiça, à discriminação, à supressão dos direitos básicos dos cidadãos, à promoção da degradação humana, o meu antídoto pessoal é a poesia, a poesia, a poesia! é o que me salva e me retira da selva selvagem cotidiana e me leva/(e)leva para outras dimensões, nada ingênuas ou alienadas, antes pelo contrário, lúcidas e imantadas de outros valores, entendimentos, discernimentos, apaziguamentos e esperanças renovadas. lugar da consciência crítica, da cabeça fria, do coração aceso, da renovação do espírito. espaço de salvaguarda de atos mesquinhos e invejosos, de libertação de jugos e perseguições. haroldo de campos escreveu um dos mais fortes e intensos poemas em sua defesa. texto predileto, lido e reli…

Dom Helder: 111 anos do profeta e sonhador

Imagem
Padre Geovane Saraiva*

Lembramos, com carinho, os 111 anos de nascimento de Dom Helder Câmara (07/02/1909), que, ao assumir a Arquidiocese de Olinda e Recife (11/04/1964), assim se expressou: “Quem estiver sofrendo no corpo e na alma; quem, pobre ou rico, estiver desesperado, terá lugar no coração do bispo”. Podemos perceber que, dentro da missão do Filho de Deus, essa expressão nos diz que não basta se encantar e se admirar com os ensinamentos de Jesus de Nazaré, no testemunho dado a seu respeito na sinagoga. Urge, da nossa parte, seus seguidores, acolher com generosidade sua força profética, encarnada em Dom Helder Câmara, inserindo-a na dolorosa realidade da vida humana e do mundo. Também é tarefa nossa não prescindir dos sinais luminosos da presença de Deus e, igualmente, se deve atentar para sombras, equívocos, lacunas e escuridões: “Quando os problemas parecem ser absurdos, os desafios são apaixonantes”.

Como é visível a dinâmica e os alicerces do Reino de Deus, na misteriosa e in…