Postagens

Mostrando postagens de Março 3, 2017

Jornalismo para o Padre Geovane Saraiva

Imagem
JORNALISMO Padre Geovane Saraiva
Padre Geovane Saraiva apto a exercer a profissão de Jornalista, sob o número 0003721/CE, obtendo seu CARTÃO DE REGISTRO PROFISSIONAL, pelo órgão competente, aos 20/02/2017.  Sacerdote  da Arquidiocese de Fortaleza  ordenado pelo Cardeal Aloísio Lorscheider  (14/08/1988),  em sua terra natal, Capistrano - CE
Biografia: Padre  Geovane Saraiva - escritor, blogueiro, colunista e agora jornalista.
Padre Geovane Saraiva, nascido aos 30 de outubro de 1956, em Capistrano-CE, filho de Agapito Saraiva Costa e de Maria Eliete Saraiva, sacerdote de origem simples e humilde. Iniciou o estudo das primeiras letras na Escola Pública de Mazagão, na mesma cidade. O menino Geovane, desde cedo, manifestou sua vocação para o sacerdócio, postergado pelas circunstâncias, uma vez que, como bom filho que era e é, de ajudar os pais nos trabalhos da propriedade da família, que o obrigaram a permanecer em sua terra natal. A providência divina tarda, mas não falha, diz a sabedoria po…

"O Progresso do Amor", de Alice Munro, revela a dimensão trágica de vidas aparentemente banais

Imagem
Alice Munro pertence há décadas ao seleto grupo de escritores como Philip Roth e Don DeLillo: são considerados pela crítica norte-americana as principais vozes contemporâneas da literatura em língua inglesa. A canadense, no entanto, até pouco tempo atrás não tinha o mesmo reconhecimento internacional do que os dois americanos citados. O jogo começou a virar em 2013, quando a autora recebeu a mais alta honraria dedicada a um escritor, o Nobel de Literatura. No Brasil, apenas quatro de seus livros haviam sido publicados até o anúncio da Academia Sueca. Mais quatro títulos ganharam as livrarias nos anos seguintes, mas o processo pareceu prestes a se estancar – em 2016, nenhuma nova tradução de seus 14 livros de contos chegou ao Brasil. A boa notícia é que um novo volume já está disponível em e-book pela Biblioteca Azul e deve começar a circular em papel nas próximas semanas. Lançado originalmente em 1986, O Progresso do Amor já foi citado pela autora como um de seus livros preferidos, m…

Capela Sistina recebe 'tratamento digital' completo para futuras restaurações

Imagem
Pinturas e mosaico do piso foram registradas digitalmente para que restauradores tenham imagens como referência. Apresentação do resultado de 5 anos de trabalho. (Reuters)
Cidade do Vaticano (RV) - A última vez que a Capela Sistina foi fotografada integralmente para a posteridade, foi em tempos em que a fotografia digital estava em sua infância e palavras como "pixel" eram cogitados principalmente por nerds de computador e cientistas da NASA.
Agora, depois de décadas de avanços tecnológicos na arte de fotografar, salas escuras digitais e técnicas de impressão, um projeto que durou cinco anos  -  num total de 270.000 frames que mostram os afrescos de Michelangelo e outros mestres, em detalhes impressionantes - vai ajudar nas restaurações futuras.
O mestre renascentista terminou de pintar o teto em 1512 e o enorme painel do "Juízo Final" por trás do altar entre 1535 e 1541.
"No futuro, isso vai nos permitir conhecer o estado de cada centímetro da capela, como é hoje,…

Más-formações congênitas ligadas ao zika são 20 vezes mais frequentes

Imagem
As más-formações congênitas vinculadas ao vírus do zika são 20 vezes mais frequentes em relação ao período anterior à epidemia que atingiu o continente americano entre 2015 e 2016 – de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (2). O estudo publicado pelas autoridades sanitárias dos Estados Unidos constatou, em três nascimentos de cada mil entre 2013-2014 e em anos anteriores, as más-formações do cérebro, a microcefalia, deformações do tubo neural e outras anomalias cerebrais, ou dos olhos.
Em 2016, porém, era perto de 6% a proporção de bebês nascidos com esse tipo de anomalia, cuja mãe grávida tenha sido infectada pelo zika. Isso corresponde a cerca de 60 nascimentos em cada mil afetados pelo vírus, indicou o Centro de Controle e de Prevenção de Doenças (CDC). Os investigadores analisaram estatísticas de 2013-2014 procedentes de três programas de vigilância de nascimentos com defeitos congênitos nos estados de Massachusetts, Carolina do Norte e Geórgia para estabelecer uma r…

Instituto cearense é premiado na 10ª edição do Prêmio Ozires Silva

Imagem
Os projetos vencedores foram: “Formação Empreendedora de Base Tecnológica: da construção de projetos ao protagonismo” e “Game Olhares” - com Menção Honrosa -, de autoria de Emanuelly Oliveira, fundadora e diretora executiva, e Elvis Alves, diretor de comunicação e redesFoto: Divulgação / AssessoriaOs vencedores cearenses: À direita Elvis Alves, diretor de comunicação e redes, e, no centro, Emanuelly Oliveira, diretora executiva Na sua 10ª edição, o Prêmio Ozires Silva, que reconhece os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade do País, deu ao Instituto cearense Social Brasilis dois prêmios na categoria Empreendedorismo na Educação, na modalidade Pessoa Física. Os projetos vencedores foram: “Formação Empreendedora de Base Tecnológica: da construção de projetos ao protagonismo” e “Game Olhares” - com Menção Honrosa -, de autoria de Emanuelly Oliveira, fundadora e diretora executiva, e Elvis Alves, diretor de comunicação e redes, respectivamente.
Essa foi a prim…

“Bíblia e natureza: os dois livros de Deus”, o novo livro que desfaz falsas oposições entre ciência e fé

Imagem
Qual é, afinal, a relação entre a ciência e a fé? Há quem pense que as descobertas científicas dos últimos séculos – como a teoria da evolução – invalidariam boa parte dos ensinamentos das religiões e que a ciência, assim, teria triunfado sobre a fé e assumido a sua tarefa de explicar o mundo. Do outro lado, existem aqueles que reagem a esse grupo menosprezando a ciência e se aferrando a concepções de mundo que, embora sejam comumente vistas como religiosas, não são decorrências necessárias da fé. Entre esses dois extremos há ainda aqueles que, de forma contraditória, mantêm certa prática religiosa e a assimilação das descobertas científicas em paralelo, sem contato, afirmando uma visão de mundo dentro da igreja e outra fora. A visão defendida pelos autores de Bíblia e natureza: os dois livros de Deus – reflexões sobre ciência e fé, lançamento da Editora Mensageiro de Santo Antônio, é bem diferente. O físico Alexandre Zabot, o bacharel em antropologia filosófica Daniel Marques e os j…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA