Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 19, 2016

Clube do Português: utilize a língua portuguesa para construir pontes, não para destruí-las

Pedro Valadares, coordenador do Clube do Português, destaca alguns princípios da comunicação não violenta. O objetivo principal com a linguagem é nos conectar e não nos apartar. Ele lembra que se utilizamos as palavras para nos comunicar, a escolha de quais termos utilizar impacta a comunicação com o outro indivíduo.Foto: Reprodução / Internet Falar e escrever são atos que, a medida que dominamos, realizamos quase de forma automatizada. Com o tempo, paramos de refletir sobre o significado das palavras e aderimos a um modo de enunciar socialmente aceito entre as pessoas com quem convivemos.

Como bem destaca o gramático Evanildo Bechara, “embora o ato linguístico, por sua natureza, seja individual, está vinculado indissoluvelmente a outro indivíduo pela natureza finalística da linguagem, que é sempre um falar com os outros, consoante a dimensão alteridade”. Em outras palavras, se utilizamos as palavras para nos comunicar, a escolha de quais termos utilizar impacta a comunicação com esse …

Uber anuncia teste com carros autônomos

Serviço de transporte fará experimento com veículos sem motorista em Pittsburgh, nos EUA. Empresa também anuncia acordo milionário com a Volvo para desenvolver direção automática

Passageiros do Uber em Pittsburgh, nos Estados Unidos, poderão andar em carros autônomos nas próximas semanas, anunciou a empresa de tecnologia nesta quinta-feira (18/08).
Segundo a companhia, os Ford Fusions autônomos coletarão usuários do aplicativo assim como veículos normais registrados no serviço. Os passageiros poderão optar entre um carro com ou sem motorista, e para os que escolherem pela primeira opção, a viagem será de graça, disse o porta-voz do Uber Matt Kallman.
A empresa, que tem um laboratório de pesquisa em carros autônomos em Pittsburgh, ainda não tem planos de usar os veículos além do âmbito do experimento na cidade americana. Mas o CEO da companhia, Travis Kalanick, afirmou que o futuro do serviço, assim como o de todos os meios de transporte, é autônomo.
A companhia também anunciou nesta qu…

Stepan Nercessian e grande elenco chegam a Fortaleza com o espetáculo Chacrinha - o musical

Stepan Nercessian e grande elenco chegam a Fortaleza com o espetáculo Chacrinha - o musical
ROBERT SCHWENCK/DIVULGAÇÃO "Fui fazendo o personagem, mas procurei evitar a imitação. Procurei entender ele, o ser humano", diz Stepan
O ator Stepan Nercessian havia escolhido não fazer teatro havia 10 anos quando Andrucha Waddington o convidou para ser o protagonista do espetáculo Chacrinha - o musical (com estreia em 2014). O personagem criado pelo comunicador Abelardo Barbosa mudou a história da televisão em programas de auditório, sendo o Cassino do Chacrinha (TV Globo) um dos mais conhecidos. Vestido de seu personagem, entre os anos 1950 e 1980, Abelardo fazia do palco um carnaval e também um espaço que lançou diversos artistas no mercado. Neste fim de semana, Stepan e grande elenco chegam a Fortaleza com a missão de contar as histórias dessa figura tão peculiar no imaginário do brasileiro. O musical será apresentado no palco do Teatro RioMar, nos dias 20 e 21.
“Foi uma surpresa mu…

Twitter fecha 235 mil contas por terrorismo

Sobe então para 360 mil o total de contas suspensas desde meados de 2015.


As regras de uso do Twitter proíbem a promoção do terrorismo. O Twitter anunciou nessa quinta-feira ter fechado 235.000 contas nos últimos seis meses em sua luta contra as publicações que fazem a apologia do terrorismo. Com o fechamento destas contas, sobe para 360.000 o total de contas suspensas pelo Twitter por seus conteúdos terroristas desde meados de 2015, de acordo com a empresa americana com sede em San Francisco. A rede social esteve sob pressão para encontrar um equilíbrio entre proteger a liberdade de expressão e não disponibilizar uma plataforma para grupos terroristas difundirem mensagens de violência e recrutarem militantes para as suas causas. As regras de uso do Twitter proíbem as ameaças violentas e a promoção do terrorismo. Em fevereiro, a empresa anunciou sua intenção de intensificar os controles e informou que havia bloqueado 125.000 contas por violar essas normas. "Desde aquele anúncio, o…

Usain Bolt conquista tricampeonato nos 200m

Jamaicano volta a se comparar com lendas do esporte e afirma ser o maior no atletismo.


Após tri, Bolt diz: "Estou tentando ser um dos maiores, estar entre Ali e Pelé". Não satisfeito em ser um único atleta bicampeão nos 200m rasos em Olimpíadas, Usain Bolt foi além. Disputando a final da prova no Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira, o jamaicano conquistou o terceiro ouro consecutivo e o o segundo nesta edição dos Jogos, correndo a distância em 19s78. Mesmo com o feito histórico, ele não conseguiu bater a própria marca, o recorde mundial de 19s19, conquistado no mundial de Berlim, em 2009. Para delírio do público no Engenhão, o homem mais rápido do mundo começou com uma largada surpreendente, muito melhor do que costuma apresentar, e sobrou na pista. Ele tratou de assumir a ponta antes da curva e foi dominante até cruzar a linha de chegada. Os oponentes só puderam assistir ao primeiro colocado fazer história, mas travaram uma disputa emocionante pelas medalhas que sobr…

As melhores coisas da vida são de graça

As melhores coisas de nossa existência, na verdade, nunca são coisas: são momentos, lições, lembranças, abraços. Tudo isso acontece quando nos sentimos verdadeiramente livres e receptivos ao que nos rodeia, sem medos, sem atitudes que nos limitam, sem preconceitos… Uma das premissas que definem a psicologia positiva é a eterna questão de como ser mais feliz. Martin Seligman, o maior representante dessa tendência e célebre psicólogo famoso antes de tudo por seus trabalhos sobre depressão e o desamparo aprendido, nos ensina que um modo de conseguir a felicidade é mediante o comprometimento. Seria essa a capacidade para alcançarmos os aspectos mais positivos e simples da vida tais como sonhar, abraçar e rir… As melhores coisas dessa vida são de graça e não podem ser vistas, porque as oferecemos e as sentimos com os olhos fechados: beijar, abraçar, sonhar… Por mais curioso que seja, nem sempre é fácil nos darmos conta de como esse tipo de ato tão simples enriquece nossa alma. Às vezes perd…

Argentina: Profanam e roubam Eucaristia na festa da Assunção de Maria

(ACI).- No dia 15 de agosto, Festa da Assunção da Virgem Maria, alguns desconhecidos ingressaram na Paróquia Nossa Senhora das Mercedes, na província de Santa Fé (Argentina), onde profanaram e roubaram um sacrário de bronze que continha hóstias consagradas. Ver imagem no Twitter AICA@AgenciaAica Misa de desagravio tras profanación de una parroquia en Monte Vera http://

Procuram-se fotos inclusivas

Estão abertas as candidaturas para um concurso de fotografia que procura «desmistificar a deficiência». Vencedores serão divulgados no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
A terceira edição do concurso de fotografia «A inclusão na diversidade» está em andamento para «desmistificar a deficiência junto das pessoas sem deficiência», «combater os atos discriminatórios associados às diferenças» e dar conta de situações que denunciam a «falta» de inclusão, informa o portal Plural&Singular, promotor da iniciativa.

O período de candidaturas decorre até 15 de outubro. A cerimónia em que serão conhecidos os vencedores está marcada para 3 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A sessão terá lugar no Centro Português de Fotografia (CPF), também envolvido na organização do concurso.

As candidaturas podem ser enviadas através de correio postal ou eletrónico, tal como indica o regulamento. Podem concorrer cidadãos de qualquer nacionalidade, de…

TSE lança aplicativo para que eleitor faça denúncias

Michèlle Canes - Repórter da Agência Brasil O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participou nesta quinta-feira (18) do lançamento de um aplicativo que vai permitir que cidadãos façam denúncias sobre irregularidades cometidas tanto por candidatos como por partidos durante as campanhas eleitorais. Pardal vai permitir que cidadãos façam denúncias sobre irregularidades cometidas por candidatos e por partidos José Cruz/Agência Brasil Chamado de Pardal, o aplicativo foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) com a colaboração do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em 2012 e agora poderá ser usado nacionalmente. Para o ministro, o aplicativo vai ajudar a Justiça Eleitoral a identificar as irregularidades que forem percebidas pela população e fazer com que as pessoas se informem sobre as regras válidas para as campanhas. “Certamente vai contribuir para que o cidadão se informe sobre como deve ser de forma regular a…

Redução da maioridade penal desrespeita convenção da ONU

Especialista da ONU pede que legisladores brasileiros não reduzam a maioridade penalDa redação, com ONU Brasil  Especialista independente expressou preocupação com a PEC, que prevê elevação de três para dez anos do prazo máximo de cumprimento de medida socioeducativa / Foto: EBC O especialista independente das Nações Unidas Juan E. Méndez pediu, nesta quarta-feira, 17, que os legisladores brasileiros protejam os direitos humanos das crianças e adolescentes em conflito com a lei e rejeitem a proposta de emenda constitucional que prevê a redução da maioridade penal. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) número 33/2012, que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) do Senado e no último dia 11 foi realizada uma audiência pública sobre o tema. “A prisão está intrinsecamente ligada a maus-tratos de crianças, que estão em maior risco de sofrer violência, abusos e atos de to…