Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 29, 2019

Literatura policial ganha fôlego com Joël Dicker

Aos 33 anos, o escritor suíço Joël Dicker se tornou um dos escritores mais vendidos da última década. Seu romance mais recente, “O Desaparecimento de Stephanie Mailer”, acaba de ser lançado no Brasil após repetir pelo mundo o sucesso das obras anteriores do autor, traduzidas para mais de 30 idiomas. Com “A Verdade sobre o Caso Harry Quebert” (2013) e “O Livro dos Baltimore” (2015), Dicker ganhou espaço entre os amantes dos romances policiais. Ele, no entanto, se desvia quando tentam encaixá-lo em algum gênero. “Sempre digo que, mesmo que haja uma investigação nos meus livros, eles não são necessariamente romances policiais no sentido clássico do termo, porque não respeito todas as regras das histórias de detetives”, afirma. “O Desaparecimento de Stephanie Mailer” se passa na cidade de Orphea, nos Hamptons, que tem sua rotina abalada, em 1994, com uma série de assassinatos. Vinte anos depois, o policial responsável por resolver o caso está prestes a se aposentar quando a jornalista qu…

Saem os finalistas da 3ª edição do Prêmio Kindle de Literatura

Entre os finalistas estão iniciantes como a professora N.R. Melo e a veterana Maria José Silveira. Vencedor será conhecido em fevereiro, receberá R$ 30 mil e terá obra impressa pela Nova Fronteira Pelo terceiro ano consecutivo, a Amazon se uniu à Nova Fronteira para levantar o Prêmio Kindle de Literatura cujos finalistas foram anunciados na manhã desta terça-feira (29). O júri selecionou, dentre as mais de 1,5 mil obras inscritas, cinco títulos que concorrerão ao prêmio de R$ 30 mil mais a publicação em papel pela Nova Fronteira. Maria José Silveira é uma veterana que concorre ao Prêmio Kindle de Literatura | © Divulgação Entre os finalistas estão estreantes como a professora fluminense N.R. Melo, autora de O som no fim do túnel, e a veterana Maria José Silveira (na foto ao lado), que figura entre os finalistas com Terra sem males: um romance fantasia. Além delas concorrem ao prêmio Eliana Cardoso, com Dama de paus; Bruno Loureiro Mahé, com O registro e Maria de Regino, com Três luas…

Festa Literária da Diversidade Sexual chega a Fortaleza em fevereiro; confira programação

Editoras e livrarias de todo o País estarão presentes na Festa Literária da Diversidade Sexual (FLIDS), que chega a Fortaleza nos dias 1º e 2 de fevereiro. Com acesso gratuito, o evento reunirá programação no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema.  No centro da programação estarão debates sobre diversidade sexual, identidade de gênero, direitos civis e a visibilidade cultural da comunidade LGBTQI+.  A agenda dos dois dias trará autores, obras, shows musicais e outras ações culturais integradas, trabalhando a temática da feira.  A cantora Monique Kessous será uma das atrações da Festa Literária, levando seus sucessos à programação do primeiro dia. A carioca se apresenta às 20 horas. A cantora já lançou três discos: “Com Essa Cor” (2008), “Monique Kessous” (2010) e “Dentro de Mim Cabe O Mundo” (2016).  Monique Kessous será uma das atrações do primeiro dia (Foto: Divulgação) O escritor João Silvério Trevisan também estará na programação da Festa Literária da Diversidade Sexual. A…

Inscrições abertas para projeto Futsal Sesc no Ceará

Gabriel Gurgel foi revelado pelo Projeto Futsal Sesc no Ceará. Foto: Reprodução / youtube Para fazer a alegria da garotada, uma bola e duas traves são suficientes em tornar qualquer lugar uma quadra para jogar com os amigos. Muito mais que um esporte, o futsal é também uma ferramenta que traz ensinamentos desde a infância, como trabalho em equipe e disciplina. No Projeto Futsal Sesc, a prática esportiva é utilizada como meio de transformação social para crianças e adolescentes que veem no esporte a oportunidade de realizar seus sonhos. Como aconteceu com o atleta David Viana de Oliveira, de 11 anos, que iniciou sua trajetória no projeto do Sesc em 2014 no Núcleo Iguatu e hoje é titular e artilheiro da Equipe Regatas Flamengo, na categoria sub 12, no Rio de Janeiro. Para os atletas que sonham em seguir o exemplo de David Viana e investir na carreira de jogador, estão abertas as inscrições para os núcleos do Projeto Futsal Sesc em Fortaleza e no interior do Ceará. As vagas são tanto mas…

Seminário discutirá sobre mídia e direitos humanos no contexto da infância e juventude

O evento é gratuito e tem o objetivo de sensibilizar jornalistas locais e estudantes de Comunicação Social sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes, promovendo a cultura de paz a partir do papel social da mídia. O Instituto Terre des hommes Brasil e a Coordenação do Curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), promovem no dia 13 de fevereiro, às 9h, no auditório da Biblioteca da Unifor, o Seminário Mídia e Direitos Humanos para a Infância e Juventude: um olhar para a cultura de paz. O evento é gratuito e tem o objetivo de sensibilizar jornalistas locais e estudantes de Comunicação Social sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes, promovendo a cultura de paz a partir do papel social da mídia. O seminário é voltado para jornalistas e estudantes de Comunicação Social (Jornalismo), e tem o intuito de discutir a abordagem da imprensa local em casos diversos de violência e de violação dos direitos de crianças e adolescentes. As palestrantes serão a jorn…