Postagens

Mostrando postagens de Agosto 16, 2016

SÚPLICA

Imagem
Soneto Marcus Fernandes* Pai! Ó Pai! onde estás que não me escutas? Precisava tanto falar contigo Logo tú que fostes meu único amigo E agora á min há súplica relutas! ...
Eu bem si meu Pai que é quase impossível  Por te encontrares nos céus tão distantes Falas com Deus e vens aqui um instante Porque para Deus tudo é possível.
Quero ouvir tua palavra, teus conselhos Que me davas quando eu era criança Desejo ser de tua moral o espelho
Que em mim reflita a bondade e o amor. Quero ser de tua conduta a esperança Que afugente meu ódio e a minha dor.
*Dentista, Ator, Pedagogo e Advogado. E escritor, poeta e escultor. Ocupa a Cadeira 25 da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF). O presente soneto foi publicado no fascículo da jornalista Leda Maria em O POVO do dia 14 de agosto de 2016.

A rotina em comunidades que vivem com racionamento de água

Imagem
Fortaleza precisa olhar para comunidades de outras cidades do Ceará para aprender a conviver com pouca água. O POVO reúne relatos de moradores que têm o racionamento como rotina
Com o Ceará enfrentando uma das piores estiagens da história e Fortaleza com possibilidade de viver racionamento ainda este ano, economizar água não é mais questão de bom senso, mas obrigação. Com o contínuo esvaziamento do açude Castanhão — operando com apenas 7,46% da capacidade — o fortalezense precisa olhar para os demais cearenses e aprender a, depois de anos, conviver com a restrição d’água. Localidades próximas já vivem a falta e têm o que ensinar. Foi por um carro  de som da Prefeitura de Maranguape, a 30 km de Fortaleza, que recentemente Zaira Martins, de 75 anos, soube que teria de viver em racionamento. Em Beberibe e Cascavel (distantes 83 km e 64 km, respectivamente, da Capital), Joselina Nascimento, 37, e Nagiédica Ribeiro, 40, se viram na mesma situação.
Zaira mora no distrito de Sapupara. Quando s…

João Havelange, Ex-presidente da Fifa, morre no Rio de Janeiro aos 100 anos

Imagem
Ex-presidente da Fifa estava internado com pneumonia
O ex-presidente da Fifa João Havelange morreu na manhã desta terça-feira, aos 100 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O dirigente estava internado desde julho e lutava contra uma pneumonia. Havelange, que completou 100 anos no dia 8 de maio, estava com a saúde comprometida nos últimos meses. Em dezembro chegou a ser internado por conta de problemas pulmonares. O dirigente foi presidente da Fifa entre os anos de 1974 e 1998, sendo substituído pelo suíço Joseph Blatter. Esportes O Povo

Emmy: televisão e tradição

Imagem
Veremos uma cerimônia longa e monótona, como toda cerimônia de entrega de prêmios.

É uma grande contradição a premiação dos profissionais da TV insistir em um formato ultrapassado. Por Alexis Parrot* No dia 18 de agosto assistiremos pela 68ª vez a cerimônia de entrega dos prêmios Emmy, concedidos anualmente pela norte americana Academia de Televisão, Artes e Ciência. É uma mania dos Estados Unidos, esse negócio de Academia, que acabou ecoando mundo afora - da mesma forma como é também uma obsessão para eles a distribuição anual de prêmios. Não poderia ser diferente, uma vez que o país foi construído sobre os pilares da competição e da livre concorrência (mas nem tão livre assim - como nos querem fazer acreditar que seja). Mais uma vez, nos estatelaremos diante da televisão para torcer por nossos programas e atores e atrizes favoritos, assistindo uma cerimônia longa e monótona, como toda cerimônia de entrega de prêmios; incluído aí o Oscar, o Grammy, o MTV Awards, o Globo de Ouro... Mas …

Boff alerta sobre bases dos EUA na Argentina

Imagem
"Há um projeto para recolonizar a América Latina a fazer dela uma zona de exportação".

"A América Latina forneceria os bens que não há em outros lugares". O ex-padre brasileiro Leonardo Boff, um dos fundadores da Teologia da Libertação, alertou para a possível instalação de duas bases militares americanas na Argentina e denunciou "um projeto para recolonizar a América Latina", em uma entrevista publicada nessa segunda-feira. "Assusta-nos muito que os Estados Unidos negociem com (o presidente da Argentina) Mauricio Macri duas bases militares, uma na Patagônia e outra na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, perto do maior aquífero do mundo", declarou Boff ao jornal Página/12. A questão das bases militares não foi abordada durante a recente visita a Buenos Aires do secretário de Estado americano, John Kerry, indicaram, sem excluir a existência do projeto, diplomatas de ambos os países consultados pela AFP. Em maio passado, o presidente Maur…

Brasileiro bate recorde olímpico no salto com vara e leva o ouro

Imagem
Thiago Braz superou o francês Renaud Laevilleni ao saltar 6,03 m, garantindo a medalha de ouro e um novo recorde olímpicoAgência Brasil * Thiago Braz comemora o ouro e recorde olímpico / Foto: Reuters O brasileiro Thiago Braz da Silva, 22, conquistou a medalha de ouro e bateu o recorde olímpico no salto com vara masculino. A disputa na noite desta segunda-feira, 15, foi na final da prova contra o francês Renaud Laevilleni. Essa foi a segunda medalha de ouro conquistada pelo Brasil na Rio 2016. Thiago e Laevilleni empataram com 5,93 metros para chegarem à final. Na disputa do ouro, Laeville conseguiu 5,98 m e o brasileiro o superou com 6,03 m, estabelecendo um novo recorde olímpico. O francês fez seu último salto tentando superar Thiago saltando para 6,08 em sua última tentativa, mas não conseguiu e ficou com a prata. Laeville é detentor do recorde mundial da modalidade, 6,16 m, superando os 6,15 estabelecido por Serguei Bubka em 1993. O bronze ficou com Sam Kendricks, que saltou 5,85 …

Racismo e desigualdade dominam debate da ONU sobre juventude no Rio

Imagem
Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil Encontro da ONU e Fiocruz sobre juventude foi aberto pelo grupo Dream Team do PassinhoFlávia Villela/Agência Brasil 



















Racismo e injustiça social foram os temas predominantes no evento que celebrou hoje (15) o Dia Internacional da Juventude, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Dezenas de jovens de diferentes perfis sociais foram convidados para participar de uma roda de conversa na sede da fundação, em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro. O protocolo de eventos formais com altos dirigentes da ONU foi quebrado logo na abertura encontro com os passos eletrizantes do grupo Dream Team do Passinho. O enviado especial do secretário-geral da ONU para Juventude, Ahmad Alhendawi, e o assessor especial do secretário-geral da ONU para o Esporte, o Desenvolvimento e a Paz, Wilfried Lemke, filmaram toda a apresentação do grupo, que foi muito aplaudido pela plateia. Os passos eram acompanhados de músicas…

Morre aos 71 anos a atriz Elke Maravilha

Imagem
Paulo Virgílio – Repórter da Agência Brasil Elke Maravilha morreu na madrugada de hoje, aos 71 anos, no Rio de JaneiroImagem de divulgação/TV Brasil A atriz Elke Maravilha morreu na madrugada de hoje (16), aos 71 anos, no Rio de Janeiro. Elke estava internada desde o fim de junho para tratar uma úlcera e chegou a ser operada. Desde então, a atriz ficou em coma induzido na Casa de Saúde Pinheiro Machado, nas Laranjeiras, zona sul do Rio. No perfil de Elke na rede social Facebook, familiares confirmaram o falecimento da atriz: “Avisamos que nossa Elke já não esta por aqui conosco. Como ela mesma dizia, foi brincar de outra coisa. Que todos os deuses, que ela tanto amava, estejam com ela nessa viagem. Eros anikate mahan.”. Carismática e bem-humorada, com um estilo irreverente e ousado de ser, a atriz, modelo e apresentadora Elke Georgievna Grunnupp era russa, nascida na então Leningrado, hoje São Petersburgo, em 22 de fevereiro de 1945. Filha de um russo e de uma alemã, ela tinha seis anos qu…

Nagasaki: a dilacerante mensagem do menino que carrega nas costas seu irmãozinho morto

Imagem
O jornalista e fotógrafo norte-americano Joe O’Donnell, que trabalhava para a Agência de Informação dos Estados Unidos, entrou para a história com seus registros de Hiroshima e Nagasaki. Sua foto mais famosa eterniza a imagem arrepiante de um menino de Nagasaki que, sobre as próprias costas, carrega, com o olhar fixo, o cadáver do seu irmãozinho morto pela segunda bomba atômica, em 9 de agosto de 1945.
Dos Marines à fotografia O’Donnell tinha alistado na Marinha norte-americana em 1945, aos 23 anos, disposto a lutar contra os japoneses. No entanto, recebeu ordens para estudar fotografia e, em setembro, cerca de um mês após as explosões atômicas, foi enviado para fotografar as duas cidades devastadas: Hiroshima, bombardeada em 6 de agosto (140.000 mortos), e Nagasaki, atingida em 9 de agosto (70.000 mortos). O rosto sereno Foi na segunda cidade destruída que O’Donnell capturou uma imagem histórica sem precedentes. Sua foto mostra dois meninos. Um de cabeça inclinada, rosto sereno, quase …

A MULHER NA LITERATURA

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
O universo feminino é rico e vasto como o infinito. Seus sentimentos são intensos e profundos como as águas do oceano. Seus sonhos voam tão alto que alcançam espaços inimagináveis.
Imagine esse universo feminino colocado em palavras: sonhos, histórias, personagens, sentimentos... Tudo isso colocado em livros, poemas, romances, contos, crônicas... Por muito tempo, a voz da mulher foi calada. E vieram os movimentos feministas, a busca pelo protagonismo feminino, para que a mulher ocupasse o lugar devido e merecido na sociedade. Na literatura, por muito tempo, o papel da mulher foi relegado a um segundo plano. No princípio, as mulheres não podiam publicar livros e, nos países em que era permitido, deveriam ter a autorização do marido. E aquelas que ousavam escrever, os familiares indagavam: “o que os outros vão pensar?”
As poucas mulheres que escreviam, usavam um pseudônimo masculino.Emily Brönte, autora de O Morro dos Ventos Uivantes, fez uso de pseudônimo. Recen…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA