Postagens

Mostrando postagens de Agosto 17, 2018

Feira de Cordel acontece até o próximo domingo

Imagem
por Felipe Gurgel - Repórter Klévisson Viana A partir desta quinta (16), até domingo (19), a Caixa Cultural Fortaleza (Praia de Iracema) recebe a terceira edição da Feira do Cordel Brasileiro. Durante os quatro dias de programação, o evento traz um recorte da tradicional cultura cordelista, através de shows, recitais, palestras, lançamentos literários, além da exposição de obras raras e venda de folhetos de cordel, livros, camisetas e CDs. Às 14h desta quinta, a solenidade de abertura reunirá, no Teatro da Caixa Cultural, mestres do cordel e da cantoria, com a apresentação "A Saga de um vaqueiro", da Escola José Antão de Alencar Neto (Pio IX/PI). Segundo o cordelista Klévisson Viana, organizador do evento, a programação deste ano, em relação às edições anteriores, está mais encorpada. Klévisson cita a experiência da Praça do Cordel, dentro da programação da Bienal Internacional do Livro do Ceará, como um evento correlato da Feira do Cordel Brasileiro. "A cada edição, a p…

Academia Cearense de Letras celebra 124 anos

Imagem
Ao centro, o presidente da ACL, Ubiratan Diniz Aguiar, ladeado pelos agraciados da noite (da esquerda para a direita): o vice-presidente do Grupo M. Dias Branco, Geraldo Luciano de Mattos Júnior; a vice-presidente da Fundação Beto Studart, Ana Maria Nogueira Studart Gomes; o ex-governador Lúcio Alcantâra; e o Chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Edson Queiroz Neto ( Foto: Thiago Gadelha ) 01:00 · 17.08.2018 Mais antiga de todas as instituições similares do País, a Academia Cearense de Letras (ACL) começou sua história em 15 de agosto de 1894 - antes mesmo da fundação da Academia Brasileira, em 1897, no Rio de Janeiro. Naquela época, Thomaz Pompeu de Souza Brasil (o Senador Pompeu) e Guilherme Studart (o Barão de Studart) foram os maiores impulsionadores da ideia de formar tal entidade. Atualmente, as ações singulares dos patronos da ACL dão nome às honrarias concedidas a empresários que ajudam a agremiação a se desenvolver, bem como a integrantes da Academia que atuam de f…

Pilares da Igreja

Imagem
Gonzaga Mota* A Bíblia, conjunto de livros de inspiração Divina, abrange o Antigo Testamento (escrito antes de Cristo - mostrando a história do mundo) e o (Novo Testamento escrito depois de Cristo - apresentando os ensinamentos de Jesus). É um convite à reflexão. Existem estudos controversos, no entanto cremos ser a Bíblia a palavra de Deus. Não se destina apenas à leitura, mas sobretudo à oração. Ao interpretarmos e entendermos a Bíblia, reconhecemos os nossos erros do passado e do presente, assim como visaremos com fé, esperança e amor o futuro. Sendo difícil a exegese bíblica, surgiram, ao longo do tempo, conflitos entre ciência e religião. No início, e até hoje, os dois pilares da Igreja continuam sendo Pedro e São Paulo. Dando-se um salto na História, já na idade média, podemos admitir que os conflitos mencionados, na maioria das vezes, foram sanados com a harmonização da fé e da razão. Não são, conforme nosso juízo, manifestações opostas, mas complementares. Entre os séculos I e…

Comitê da ONU determina que Brasil garanta Lula na eleição

Imagem
URGENTE

Jornal GGN – O Comitê de Direitos Humanos da ONU acolheu nesta sexta (17) um pedido formulado pela defesa de Lula e determinou que o Estado Brasileiro tome as “medidas necessárias” para garantir a participação do ex-presidente na Eleição de 2018. “Diante dessa nova decisão, nenhum órgão poderá apresentar qualquer obstáculo para que Lula possa concorrer nas eleições presidenciais de 2018 até a existência de decisão transitada em julgado” em relação ao caso triplex, afirma a defesa.
A decisão reconhece a existência de violação ao art. 25 do Pacto de Direitos Civis da ONU e a ocorrência de danos irreparáveis a Lula na tentativa de impedi-lo de concorrer nas eleições presidenciais ou de negar-lhe acesso irrestrito à imprensa ou a membros de sua coligação política durante a campanha.
Por meio do Decreto nº 6.949/2009 o Brasil incorporou ao ordenamento jurídico pátrio o Protocolo Facultativo que reconhece a jurisdição do Comitê de Direitos Humanos da ONU e a obrigatoriedade de suas…

FAÇA O QUE DIGO E FAÇA O QUE EU FAÇO

Imagem
Carlos Delano Rebouças* O dito popular não é bem o que aparece no tema, todos percebem, porém, “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” e “Faça o que digo e faça o que eu faço” podem ter muitas semelhanças na estrutura frasal, nos verbos usados, todavia, a troca das conjunções altera por completo o seu sentido e seus reflexos, bem menos que as razões que levam a sua reflexão.
Convivemos com pessoas, em sociedade, interagindo com o mundo, sob os mais diferentes interesses. Sempre traçando objetivos e estabelecendo metas para conquistá-los. Muita gente não analisa e reflete sobre as atitudes tomadas para chegar ao êxito de suas investidas, pecando muitas vezes na palavra, pondo em dúvida valores humanos, principalmente caráter e personalidade, tão importantes para qualquer pessoa.
Filhos são orientados pelos pais pelas mais variadas maneiras, corretas ou não, pelo ponto de vista social, o qual é enxergado como pertinente a uma perfeita formatação de uma imagem respeitada na soci…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

VIVENDO E APRENDENDO