Postagens

Mostrando postagens de Setembro 18, 2014

Leonardo da Vinci, o grande gênio do Renascimento

Imagem
LEONARDO DA VINCI

- Tais Luso de Carvalho
Um dos mais versáteis artistas de todos os tempos: Leonardo da Vinci, o grande gênio do Renascimento (matéria nesse blog), fez por merecer esse título. Pintor, escultor, arquiteto, engenheiro de guerra, engenheiro hidráulico foi também um apaixonado pela gastronomia.
Nasceu no pequeno vilarejo de Vinci, perto de Florença, em 15 de abril de 1452. Leonardo formaria juntamente com Rafael e Michelangelo, o tripé do movimento renascentista.
Filho ilegítimo de um proprietário rural Ser Piero, membro de ilustre família florentina e da camponesa Catarine. Adotou 'Da Vinci' como sobrenome, numa referência à cidade onde nasceu. Da Vinci foi abandonado pela mãe Caterine – e ficou aos cuidados do pai que não reconhecera o filho bastardo. Mesmo tendo recebido o auxílio paterno, não foi reconhecido e nunca pôde usar o sobrenome da família.
Aos 14 anos Da Vinci, com grande inclinação para as artes, foi encaminhado ao atelier de Andrea Verrocchio, escul…

Dom Pedro Casaldáliga recebe título de Doutor Honoris Causa da PUC-SP

Imagem
17/09/2014 | José Oscar Beozzo
Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Felix do Araguaia (MT), foi homenageado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na manhã desta quarta-feira (17), com o título de Doutor Honoris Causa. Por motivos de saúde, o bispo pediu ao padre e coordenador geral do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Cesep), José Oscar Beozzo, que o representasse na outorga do doutorado na universidade. Pastor, poeta e escritor, Dom Pedro marca a Igreja da Amazônia, do Brasil e da América Latina pelo seu profetismo, fidelidade aos pequenos, sem temor às perseguições e às ameaças de morte. Comprometido com o resgate do testemunho e da memória perigosa dos/as mártires, levantou em Ribeirão-Cascalheira, no Mato Grosso, próximo ao lugar onde foi assassinado em sua presença o padre João Bosco Penido Burnier, o Santuário dos Mártires da Caminhada, onde se realiza periodicamente (atualmente a cada 5 anos) a Romaria dos…

Papa: "Reconhecer os pecados para receber o carinho de Jesus"

Imagem
Igreja > 2014-09-18 12:33:13




Cidade do Vaticano (RV) – A coragem de admitir nossos pecados abre as portas ao carinho de Jesus e ao seu perdão: foi o que disse o Papa Francisco na homilia da missa celebrada na manhã de quinta-feira, 18, na Casa Santa Marta.

A leitura do dia, extraída do Evangelho de Lucas, fala da pecadora que lava os pés a Jesus com suas lágrimas e os unge de perfume, enxugando-os com seus cabelos.

“Jesus foi convidado a comer na casa de um fariseu, pessoa de certo nível e cultura” – disse o Papa – “que queria ouvir Jesus e sua doutrina. E dentro de si, julgou seja pecadora como Jesus, que se fosse um profeta, saberia que gênero de mulher era aquele que o tocava”. “O fariseu não era mau, mas não conseguia entender o gesto daquela mulher:

"Não conseguia entender os gestos elementares do povo. Talvez este homem tivesse esquecido como se acaricia uma criança, como se consola uma idosa. Em suas teorias, em sua vida de governante, não se lembrava dos primeiros gestos d…

Divulgada Oração do Papa para o Sínodo

Imagem
Família > 2014-09-18 11:55:41




Cidade do Vaticano (RV) - O último domingo do mês de setembro, dia 28, será dedicado à oração pela III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para de 5 a 19 de outubro, no Vaticano, com o tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

Um comunicado difundido pela Secretaria do Sínodo, convida as dioceses, Igreja particulares, comunidades paroquiais, Institutos de vida consagrada, associações e movimentos a rezarem nas celebrações eucarísticas e em outros momentos celebrativos, nos dias anteriores e durante os trabalhos sinodais.

Em Roma, a oração será feita todos os dias na Capela da Salus Populi Romani, da Basílica de Santa Maria Maior. A proposta é motivar os fiéis a orarem em intenção por todas as famílias.

A Secretaria do Sínodo publicou um breve subsídio, em diversas línguas, com a Oração da Santa Família para o Sínodo, composta pelo Papa Francisco, e algumas intenções propostas para a Oração dos Fiéis:

I -…

Papa alerta para bispos «a prazo» e pessimistas

Imagem
(Lusa)Francisco recebeu prelados nomeados no último ano e insistiu na importância da «presença» junto das comunidades Cidade do Vaticano, 18 set 2014 (Ecclesia) - O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano os bispos que foram nomeados durante o último ano e alertou-os para a tentação de se sentirem “a prazo” numa diocese, insistindo na importância da “presença” junto das comunidades. “Por favor, não sejais bispos a prazo, que têm necessidade mudar sempre de morada, como medicamentos que perdem a capacidade de curar”, observou, no discurso que dirigiu aos participantes no encontro promovido pelas Congregações para os Bispos e para as Igrejas Orientais (Santa Sé). Francisco advertiu mesmo para a “tentação de ir e vir sem destino”, recordando que já no século XVI o Concílio de Trento insistiu no dever da “presença estável do bispo” na sua diocese. “Qualquer reforma autêntica da Igreja de Cristo começa com a presença, a de Cristo que nunca falta, mas também a presença do pastor que guia em…

Impasse ambiental sobre campo de golfe

Imagem
domtotal.com"O que a gente precisa defender é que a área tenha características de conservação", disse promotor do Gaema.Impasse ambiental da construção do campo de golfe na Barra da Tijuca. Terminou sem acordo a audiência de conciliação para resolver o impasse ambiental da construção do campo de golfe na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, para os Jogos Olímpicos de 2016. A audiência entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), o município do Rio e a Fiori Empreendimentos Imobiliários, responsável pelas obras, foi na tarde de ontem (17), na 7ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

A área em questão é vizinha ao Parque Natural Municipal de Marapendi. Inicialmente, a proposta do MP-RJ considerava a recuperação e preservação de uma faixa de 400 metros, a partir do plano de alinhamento da orla marítima, mas a sugestão foi recusada pela prefeitura e pela Fiori. Na tentativa de conciliação de ontem - a terceira -, o M…

A cura de uma sociedade doente

Imagem
domtotal.comO remédio está no coração de cada cidadão. Ninguém deve imitar Pilatos, lavando as mãos e se declarando inocente.Muitos têm em demasia; outros não têm nada. Por Dom Anuar Battisti*

"O problema que divide os homens de hoje não é de ordem política, mas de ordem social. Trata- se de saber quem terminará vencedor, se o espírito de egoísmo ou o espírito de sacrifício; e se a sociedade será uma sociedade de lucro sempre maior para proveito dos mais fortes ou de dedicação de cada um ao bem de todos e, sobretudo, para a defesa dos mais fracos.

Muitos têm em demasia e, todavia, querem ter mais; outros não têm o suficiente ou não têm nada, e querem obter pela força o que não lhes dão. Prepara-se uma guerra entre estas duas classes e ameaça ser terrível: de um lado, o poder da riqueza; do outro, a força do desespero. Nós devemos nos interpor entre esses dois lados, se não para impedir o choque, ao menos para suavizar o confronto. Nossa juventude e nossa modesta condição podem facil…

Aproxima-se o Sínodo da Família

Imagem
domtotal.com Todos somos chamadosa amar as famílias em nome de Cristo. E tudo que fizermos pela família é ainda pouco. Por Dom Orani João Tempesta*

O Sínodo Extraordinário que acontece agora em outubro é uma ótima ocasião de exercer a colegialidade na Igreja, assim como o desafio de caminhar juntos. Sínodo, “syn”(comum) “odos”(caminho), significa busca de uma caminhada comum para a Igreja inteira.
O Sínodo desejado pelo Papa Francisco se realizará em duas etapas, em 2014 e 2015. A primeira etapa, neste ano, é a Assembleia Extraordinária. Toda a Igreja foi consultada sobre o assunto. Das 267 Dioceses do Brasil, 120 responderam o questionário de preparação, o que representa uma boa participação. Em relação às Dioceses do mundo, voltaram 80% dos questionários respondidos.

São sinais que refletem a grande preocupação nacional e mundial com a problemática familiar. Houve uma grande divulgação por parte da imprensa sobre essa consulta, comum em todos os Sínodos.

Entre as principais preocupações …

Separatismos

Imagem
Érico Veríssimo Todos os ímpetos separatistas, por mais nobres e justos que sejam, são movidos por uma saudade da tribo. Ou, no caso da Escócia, do clã
Não sei se os escoceses votarão por sair de baixo das saias da rainha Elizabeth hoje, ou não, mas o fato de o ímpeto separatista ter chegado a este ponto (as últimas pesquisas davam um empate técnico entre o “sim” e o “não”) num país do Reino Unido — aquela aconchegante matriz da Commonwealth, que os britânicos inventaram para fingir que ainda têm um império — mostra como nem as presumíveis zonas de conforto do mundo estão livres dos contrassensos da História. A secessão escocesa seria uma bonita vitória de ideais abstratos, mas respeitáveis, como independência e identidade nacionais, porém seria, ou será, um contrassenso. Isso se você concordar que o senso da História deveria ser para a integração cada vez maior de nacionalidades, em vez de um retorno ao tribalismo. E todos os ímpetos separatistas, por mais nobres e justos que sejam, …

Sonda americana chegará à órbita de Marte na próxima segunda-feira

Imagem
Atualizado em 18/09/2014 06h30Objetivo é descobrir o que levou planeta a perder parte de sua atmosfera. Sonda foi lançada em novembro de 2013 de Cabo Canaveral, na Flórida. Da France Presse

Dilma diz que não mexe em 13º e horas extras 'nem que a vaca tussa'

Imagem
Atualizado em 18/09/2014 08h09Candidata do PT se reuniu com empresários em Campinas, interior paulista. Presidente disse que governo não vai mexer em direitos dos trabalhadores. Fernando PacíficoDo G1 Campinas e Região

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal