Postagens

Mostrando postagens de Março 22, 2017

Cineasta indiano M. Night Shyamalan discute transformações humanas no suspense "Fragmentado"

Imagem
Entre os princípios básicos do suspense está o enfrentamento do desconhecido, que naturalmente mexe com a representação do que tememos no mundo real. O cineasta indiano M. Night Shyamalan escolheu esse gênero como sua principal especialidade, ampliando as percepções do público por meio de histórias instigantes e criativas que se desenvolviam até chegar em uma grande revelação.Mas isso foi lá atrás, especialmente quando lançou "O Sexto Sentido" (1999) e "Sinais" (2002), época em que virou promessa para o cinema de gênero. Depois, Shyamalan colecionou erros imperdoáveis em sua filmografia, mas mostrou que poderia voltar aos holofotes com "A Visita" (2015), seu melhor filme nos últimos 13 anos.Agora, com "Fragmentado" o cineasta tenta manter a fama de bom contador de histórias, ainda que guarde certa amargura em não manter o nível de excelência de sua obra anterior.Dessa vez, Shyamalan acompanha a vida de Kevin, interpretado por James McAvoy, homem…

Ceará tem melhores resultados do Nordeste na Prova Brasil

Imagem
Isabel FilgueirasO Ceará teve o melhor resultado da Prova Brasil 2015 entre os estados do Nordeste. O Estado teve resultados bem acima dos vizinhos, mas chegou a apresentar desempenho abaixo da média nacional (14%) nos testes de matemática do 9º ano das escolas estaduais, com apenas 12% do nível de aprendizado adequado.A Prova Brasil mede o percentual de alunos que atingem o nível de aprendizado adequado em português e matemática. Os exames são feitos por estudantes de escolas públicas estaduais e municipais do 5º e 9º ano nas duas disciplinas. O Ceará ficou entre os dez melhores do Brasil nos resultados, atingindo a segunda melhor pontuação (69%) de alunos com bom rendimento em português no 5º ano, perdendo só para o Paraná (84%).As escolas do Sul e Sudeste saem na frente se comparadas a de outras regiões. Em todo o Brasil, o aprendizado de matemática ficou abaixo do de língua portuguesa. O Ceará seguiu a tendência. De acordo com o coordenador de avaliação da Secretaria Estadual de E…

Ceará tem 561 mil crianças convivendo com a extrema pobreza

Imagem
Igor CavalcanteCeará tem 1,2 milhões de crianças e adolescentes, entre 0 e 14 anos, vivendo em situação de pobreza domiciliar. Desse valor, 561 mil deles sobrevivem em famílias que têm como renda menos de um quarto do salário mínimo, considerado pobreza extrema. Pesquisa aponta ainda que equipamentos público de acesso ao esporte são melhor distribuídos para a população que os de cultura.O Nordeste é a região que concentra a maior quantidade pessoas nessa faixa etária vivendo em ambiente pobre. Essa condição atinge 60% da população. No Brasil, aqueles que vivem com até meio salário mínimo, considerados pobres, somam 17,3 milhões. Já a pobreza extrema chega a 5,3 milhões de crianças e adolescentes brasileiros.Os dados foram compilados pela Fundação Abrinq a partir da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), referente ao ano de 2015, divulgada em setembro do ano passado. O levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica ainda que cerc…

Uma campanha para “mudar o olhar” sobre a Síndrome de Down

Imagem
Federação Down Espanha lançou uma campanha na qual pede para “mudar o olhar sobre a Síndrome de Down” a fim de ver sem preconceitos as pessoas afetadas por esta deficiência, porque “com as ajudas adequadas podem realizar qualquer objetivo que se proponham”.Neste dia 21 de março, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Nesta data, a Federação Down Espanha lançou a campanha “Mude o seu olhar sobre a Síndrome de Down”, através da qual pretendem “aumentar a sensibilização social e a visibilidade das pessoas com deficiência intelectual”.No vídeo, quatro atores espanhóis: Jordi Rebellón, Vanesa Romero, Eva Isanta e Jesus Olmedo, se sentaram com os olhos fechados em frente às pessoas com Síndrome de Down.Pouco a pouco, os atores vão abrindo os olhos, desprendendo-se dos “preconceitos, estereótipos, dúvidas, receios e aparências” que, segundo afirmam, “criam uma venda invisível que impede de ver a realidade”.No vídeo, a Federação Down Espanha convida a “abrir os olhos e olhar pa…

Selecionador nacional fala de «temas que desafiam»

Imagem
O selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, vai intervir na 27ª edição da atividade «Fé e cultura», promovida pelo Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN), dos sacerdotes jesuítas. O encontro terá lugar no auditório da reitoria da Universidade Coimbra, entre as 08h30 e as 18h00, do próximo dia 1 de abril, sob o tema «Verdade ou mentira?».«No `Dia das mentiras´, o CUMN propõe um tempo para ouvir, dialogar e refletir em conjunto. Encorajados pela franqueza do Papa Francisco, juntámos pessoas que inspiram e temas que desafiam. Queremos, deste modo, preparar a sua visita a Fátima», explicam os organizadores em comunicado. Do programa do evento faz parte «uma feira do livro, book-crossing, animação musical e surpresas», acrescenta a organização.Além de Fernando Santos, vão intervir Aura Miguel, jornalista na Rádio Renascença, David Dinis, diretor do jornal Público, Guilherme Tomé Ribeiro, vocalista da banda `Salto´, Joaquim Azevedo, professor catedrático e antigo Secretário …

Sesc reabre exposição no Dia Mundial da Água para mostrar "rios ocultos"

Imagem
Na paisagem paulistana, os rios Pinheiros, Tietê e Tamanduateí – embora maltratados pela poluição – ainda “se exibem” para a cidade. Eles são uma mostra visível da vasta rede hidrográfica de São Paulo. A maior parte dos rios, no entanto, se encontra oculta, sob asfalto e cimento. Redescobrir esse percurso das águas por meio de uma mostra interativa é a proposta da exposição Rios Des.Cobertos, que reestreia hoje (22), Dia Mundial da Água, no Sesc Carmo, no centro da capital paulista.“São Paulo basicamente era um charco. Isso foi se perdendo com a urbanização ao longo dos últimos 70, 80 anos, quando de fato começou a edificação e a canalização. Essa memória foi indo embora. Então a exposição traz a ideia de resgatar a memória afetiva da sociedade em relação aos rios da cidade em que ela vive”, explicou Charles de Oliveira, do Estúdio Laborg, uma das organizações parceiras do projeto. Também faz parte da ação a Iniciativa Rios e Ruas, responsável pelo trabalho de pesquisa.A exposição apr…

No Dia Mundial da Água, ONU critica desperdício e pede ações de reaproveitamento

Imagem
A previsão da Organização das Nações Unidas (ONU) é que, até 2030, a demanda por água no mundo aumente em 50%. Ao mesmo tempo, mais de 80% do esgoto produzido pelas pessoas volta à natureza sem ser tratado. Diante desse cenário, neste Dia Mundial da Água, lembrado hoje (22), a organização mobiliza governos, setor privado e sociedade civil contra o desperdício, por melhoria nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e pelo reaproveitamento máximo das águas residuais urbanas.As águas residuais são os recursos hídricos utilizados em atividades humanas que se tornam impróprios para o consumo, mas podem ser utilizados para outros fins após tratamento. Segundo a ONU, os benefícios para a saúde humana e para o desenvolvimento e sustentabilidade ambiental são muito maiores que os custos da gestão dessas águas, fornecendo novas oportunidades de negócios.Na avaliação do coordenador de Implementação de Projetos Indutores da Agência Nacional de Águas (ANA), Devanir Garcia dos Santos, para o Br…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira