Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 3, 2018

Exposição Terra em Transe evidencia raízes brasileiras

Imagem
Mostra entra em cartaz nesta quarta-feira (5) no Dragão do Mar compondo a programação do Fotofestival Solar Polêmico, revolucionário, intenso. E, de quebra, inspirador. Situar "Terra em Transe" no contexto da filmografia nacional requer necessariamente esbarrar em um desses termos, comprovando a dimensão que a obra-prima de Glauber Rocha (1939-1981) adquire a cada mergulho, cada revisita. Mesmo após mais de meio século da primeira exibição, o longa-metragem segue com inquestionável influência sobre artistas de todo o mundo, dialogando com múltiplas linguagens e referências. O mais recente exemplo de esgarçamento das possibilidades que a narrativa desperta é a exposição homônima que entra em cartaz a partir desta quarta-feira (5), às 19h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC). Trata-se da nova empreitada curatorial de Diógenes Moura, escritor, curador de fotografia, roteirista e editor pernambucano, conhecido pelo trabalho realizado durante 20 anos à frente da Pinaco…

A trajetória do Museu da Imagem e do Som para refletir sobre o papel do equipamento e seu lugar no Estado hoje

Imagem
Em 2020, o Museu da Imagem e do Som (MIS) do Ceará irá completar 40 anos. Mesmo chegando à vistosa marca e tendo sob sua guarda um acervo de cerca de 160 mil itens - entre eles, registros de uma seca nos anos 1980 feitos por Sebastião Salgado e diversos objetos e gravações do compositor Humberto Teixeira, por exemplo -, ele ainda não se estabeleceu no cenário cultural do Estado. Com foco em preservação e difusão de memória audiovisual, teve, alternadamente, fases mais ou menos difíceis desde o ano de 1980, quando foi criado junto à Biblioteca Menezes Pimentel. A torcida é que o MIS feche as quatro décadas de vida, no mínimo, aberto ao público. Em 1996, o museu se mudou para a avenida Barão de Studart, onde se mantém até hoje, no entanto em obras. À época, o Vida&Arte; registrou o processo de reestruturação do equipamento, que faz parte de um projeto do então secretário da Cultura do Ceará, Paulo Linhares, hoje presidente do Instituto Dragão do Mar. Naquele ano, foi lançado o Pólo…

Com lançamento hoje, o livro Mirabilia reúne contos inéditos de Natal nada convencionais

Imagem
O termo "mirabilia" tem origem no latim e representa tudo que é maravilhoso e digno de admiração. A partir dessa premissa, 22 alunos da oficina de escrita criativa ministrada pela escritora cearense Socorro Acioli reuniram saberes, idades, aptidões e talentos em uma coletânea de contos inspirados no Natal. Com a ideia de fugir dos clichês narrativos comuns da época, a obra reúne textos de escritores com os mais diversos percursos literários e de vida. A ideia nasceu da provocação de Socorro Acioli - que é cronista do Vida&Arte - durante uma aula para os alunos de escrita criativa em 2017: de que forma escrever sobre o período natalino fugindo do que já é conhecido? Um ano depois a pergunta é respondida na coletânea de contos, que usa de regionalidades e do cenário cearense para dar vida às histórias. O autor do conto Uma Orgia de Natal, Filipe Pinho, descobriu a escrita quando começou a ir a sessões de psicoterapia. A partir do autoconhecimento, passou a escrever contos…

MinC habilita entidades que farão arrecadação no cinema

Imagem
É o último passo legal para que entidades que representam atores, diretores e roteiristas de cinema possam cobrar direitos sobre a exibição de seus filmes. Nova Lei do Direito Autoral prevê uma entidade para fiscalizar os trabalhos e as arrecadações do Ecad. (Agência Brasil)
O Diário Oficial da União publica nesta segunda-feira (3) a habilitação de entidades do setor de audiovisual que serão responsáveis pela cobrança, arrecadação e distribuição dos direitos de autor para essa categoria. Na prática, é o último passo legal para que entidades que representam atores, diretores e roteiristas de cinema possam cobrar direitos sobre a exibição de seus filmes. Até hoje, essa arrecadação é feita de forma organizada somente no meio da música, onde um escritório central Ecad, abriga sete associações de compositores (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socimpro, UBC, Abrac e Sadembra).

O atual ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, diz que apenas está cumprindo a nova lei dos Direitos Autorais, r…

Freira desobediente salvou minha vida, diz papa em novo livro

Imagem
Na juventude, Jorge Mario Bergoglio pegou pneumonia, mas foi diagnosticado erroneamente pelo médico do seminário, que achou que era gripe. Francisco, de 81 anos, fez os comentários em uma entrevista ao padre espanhol Fernando Prado. (Tiziana Fabi / AFP / Getty Images)
Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO - Uma freira de hospital que desobedeceu as ordens do médico salvou a vida do papa Francisco há seis décadas, quando ele corria o risco de morrer de pneumonia, revela o pontífice em um novo livro.
Quando Francisco estava estudando para o sacerdócio na América Latina na década de 1950, ele pegou pneumonia, mas foi diagnosticado erroneamente pelo médico do seminário, que achou que era gripe, e um dia teve que ser levado para o hospital "a ponto de morrer", contou.
Um médico do hospital percebeu que era uma pneumonia e ordenou que os funcionários dessem ao jovem Jorge Mario Bergoglio dois tipos de antibióticos.
Mas uma freira do hospital chamada Cornelia Caraglio teve uma ideia…

Estudante brasiliense faz vaquinha online para curso nos EUA

Imagem
No dia 5 de novembro, o estudante, de 20 anos, do departamento de Física da Universidade de Brasília (UnB) Rafael Ferreira recebeu a notícia de que tinha sido aprovado em um programa especial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos. Era um sonho que se tornava realidade. Veio, no entanto, junto com a aprovação, a informação de que deveria pagar, para cursar um semestre na instituição, US$ 25.760 mil, o equivalente a aproximadamente R$ 100 mil. Sem condições de bancar os estudos, Ferreira lançou uma vaquinha online para tentar conseguir os recursos até o dia 27 de dezembro. “Eu sempre sonhei em fazer física, é o curso dos meus sonhos. Sou uma pessoa curiosa, queria entender o universo e tentar melhorar o mundo por meio da ciência. Só que aqui no Brasil, não existe um investimento tão forte nessa área. Sempre corri atrás e lutei para tentar estudar fora”, diz. Ferreira é dono de um currículo invejável. Foi bolsista no ensino médio,…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil