Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 6, 2018

Exposição gratuita discute assédio contra mulheres em Fortaleza

Como resistir e encontrar espaços de resistência como mulher? Essa é a pergunta que norteia a exposição Remissão, de Marília Oliveira, Natália Coehl e Nataly Rocha que estreia nesta terça-feira (5), no Espaço Cultural Correios, em Fortaleza. A mostra reúne os processos criativos em torno do corpo feminino: das opressões, da resistência e da política que, através da reverberação da fotografia, do vídeo, da performance e da instalação de objetos, constrói uma narrativa fragmentada e não linear. Feito por três mulheres artistas de distintas linguagens, o trabalho se desenvolve a partir de pesquisas já em andamento, considerando que as artistas envolvidas já têm o feminino como ideia central nas suas proposições poéticas e integra esses estudos em uma exposição que associa materialidades diferentes que dialogam com amplitude do peso, das possibilidades de subversão e sobrevivência. Serviço: Remissão Data: 5 de junho a 20 de julho Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza Visitação: Segunda…

Coletânea reúne ensaios sobre poesia cearense

Poeta e ensaísta, Carlos Augusto Viana é conhecido no meio literário cearense pelo olhar atento aos escritores da terra. Em textos na imprensa, em livros, palestras e apresentações de autor, já deu mostras de sua porção crítico literário. E é, como crítico, que ele figura em seu livro mais recente. "A Literatura Cearense Através de Ensaios" será lançado nesta quarta-feira, 6, às 19 horas, no Ideal Clube. O livro é o primeiro volume de uma série que Carlos Augusto Viana promete publicar. São seis ensaios dedicados à poesia. "O estudo percorre as vozes de Antônio Girão Barroso; Filgueiras Lima; José Valdivino de Carvalho; e Gerardo Mello Mourão - estes compondo o bloco dos artistas que, ora mortos, foram eternizados pela invenção de seus respectivos discursos; por fim, as escrituras poéticas de dois artistas vivos: Adriano Espínola e o Príncipe dos Poetas Cearenses, Linhares Filho - o que, de certa forma, oferece circularidade ao trabalho, uma vez que, na abertura e no d…

Livro sobre Parsifal Barroso é lançado

A narrativa da trajetória de um cearense extremamente relevante no campo político e intelectual chega, finalmente, às mãos dos leitores brasileiros. Se antes a historiografia cearense tinha uma lacuna em relação ao registro da carreira de Parsifal Barroso, agora, esta memória está devidamente escrita. Lançada na noite de ontem (5), na Livraria Cultura, pelo Instituto Myra Eliane, a obra intitulada "Parsifal, um intelectual na política" resgata, em mais de 400 páginas, a memória do percurso de vida do político que, dentre outros feitos, não abriu mão do magistério. O livro, escrito pelo jornalista e historiador Luís Sérgio Santos, dá ao público a possibilidade de reconhecer os caminhos feitos por esse ilustre cearense. A biografia, segundo o autor, nasceu de uma inquietação frente a esta "falta de registro oficial" sobre Parsifal. Ontem, no lançamento do livro o jornalista relatou o percurso de produção, que durou cerca de três anos. O evento contou com a presença …

Correios lança aplicativo de pré-atendimento; entenda como funciona

Os Correios lançaram nesta quarta-feira (6) um aplicativo de pré-atendimento. Inicialmente, a ferramenta permitirá a pré-postagem de encomenda nacional. Para o próximo semestre, está prevista a inclusão de outras funcionalidades. Disponível para Android (versão 6 ou superior), o aplicativo também poderá ser baixado nos aparelhos com sistema iOS a partir do mês de julho. Com o recurso, o cliente poderá preencher os dados necessários para o envio de sua encomenda, saber preços e prazos, realizar a pré-postagem e até imprimir o rótulo de endereçamento e a declaração de conteúdo. Com o código gerado, o cliente terá até três dias úteis para finalizar a postagem em qualquer agência dos Correios.  Para o presidente Carlos Fortner, o lançamento do aplicativo é um exemplo de que a empresa está se modernizando e se adequando aos usuários. “Nosso foco, hoje, está em três pontos principais: presença nacional, qualidade dos serviços e sustentabilidade da empresa. Com esse aplicativo, estamos colo…

Vítima ou vencedor: qual o seu papel na vida?

Ainda dá tempo de escolher como você quer viver sua vida Por mais diferença que haja entre as pessoas, há algo em comum que sempre existirá: as adversidades. Sim, todo mundo passa por problemas geralmente similares aos que os outros enfrentam ou já enfrentaram, claro, com algumas exceções. Porém, o que muita gente não percebe é que na maioria das vezes a diferença está na maneira como se enfrenta a situação. Alguns encaram de frente, outros fingem não ver, outros adiam a solução, outros ainda se entregam de vez sem sequer tentar encarar. Há muitas opções, mas dois se sobressaem: a vítima e o vencedor. As redes sociais nos permitem hoje acompanhar de perto a maneira de ser, pensar e até mesmo de agir de quem está na nossa rede. Vemos todo tipo de postagem, desde o compartilhamento de memes e piadas, críticas sociais, eventos e etc até textões e desabafos. A internet é praticamente a calçada da nova geração, onde todo mundo conversa, troca ideia, discute e compartilha a vida. De repente…