Postagens

Mostrando postagens de Julho 30, 2018

FORA DE CONTEXTO

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
A corrida para a eleição presidencial começou, pelo menos, extraoficialmente, posto que o calendário eleitoral ainda se fará cumprir. Embora ainda confuso e nebuloso os nomes dos candidatos à presidência da República, já podemos deduzir o que virá pela frente. Depois de tantos percalços e desencantos, o povo brasileiro sonha com um candidato capaz de restaurar a confiança no poder político, de fortalecer as instituições, de continuar a batalha contra a corrupção, de recuperar a economia... Pelo jeito, continuaremos na fantasia, porque o mundo real vem se mostrando bem diferente. Pelo que temos visto, a preocupação dos políticos em geral e dos candidatos à presidente da República, é muito simples, e difere bastante das aspirações do povo brasileiro. Para eles, o Brasil da Lava Jato é pernicioso, pois lhes retirou os amplos poderes para exercer uma política de toma-lá-dá-cá, capaz de perpetuar um esquema de corrupção que visa somente a atender os interesses …

Flip expande próprios horizontes ao abrir espaços para parceiros

Imagem
A 16ª edição da festa terminou nesse domingo, com a cara mais diversa nos últimos anos.


Para presidente da Liga Brasileira de Editoras, Raquel Menezes, a Flip 2018 confirma que a Flip 2019 será palco para as independentes. (Luciana Serra/Estadão Conteúdo) Enquanto o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, era seguido por "fãs" e discutia numa mesa um tema espinhoso e urgente como a judicialização da política, do outro lado do centro histórico de Paraty um grupo de jovens subia num barco ancorado para debater literatura, mercado editorial e também outros temas políticos. A 16ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) terminou nesse domingo, 29, com a cara mais diversa da Festa nos últimos anos. Avaliada como "extremamente positiva" pela produção da Flip, a parceria com as casas colaborativas de editoras, veículos de comunicação e entidades floresceu e trouxe mais gente para a cidade. Ainda não há um número fechado, mas a ocupação das ruas era visivelme…

Melhor carreira para o futuro? Saber pensar

Imagem
Inteligência artificial e a relevância renovada da filosofia no mercado de trabalho Desde seus primeiros dias na costa leste do Mediterrâneo, mais especificamente na costa do que hoje é a Turquia, a filosofia teve que enfrentar a acusação de ser inútil. Repetidamente, os filósofos tiveram que se defender contra a acusação de não contribuir com nada para a sociedade como um todo. E desde a história de Thales de Mileto de cair num poço enquanto olhava para as estrelas, nunca faltaram histórias de filósofos desajeitados, e eles quase constituem todo um gênero literário dentro da história da filosofia. Mas, apesar dessa representação usual, a filosofia tem sido um fator-chave na formação da história. Não apenas no sentido de que os filósofos tiveram um papel ativo em momentos importantes (apenas temos que pensar em Brutus e Cássio tramando contra CésarJohn Locke participando da fundação do partido inglês Whig ou John Stuart Mill como um oficial administrativo da Companhia Britânica das…

Programação parceira é destaque em balanço de encerramento da Flip

Imagem
O aumento da programação parceira foi um dos destaques da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) em 2018 e foi considerado "extremamente positivo" por Mauro Munhoz, diretor-presidente da Associação Casa Azul, que organiza o evento. Mauro destacou que a Flip foi concebida para requalificar o espaço urbano do centro histórico de Paraty e se disseminou de forma mais ativa com as casas parceiras. Em 2018, a festa literária contou com 22 espaços alternativos que ocuparam o centro histórico com programações diárias. Cada um teve uma organização independente, o que fez com que autores de renome e personalidades circulassem em diversas mesas de discussão na cidade. Clique na imagem abaixo e confira a cobertura completa da Flip 2018:
"Desde o Ocupa Paraty, com 40 instituições locais fazendo uma programação incrível do outro lado do rio, às casas parceiras, colaborando com a Flip e tendo programações independentes e ativando a cidade de maneira absolutamente incrível"…

No Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, ONU apela para reação

Imagem
No Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, celebrado nesta segunda-feira (30), a Organização das Nações Unidas (ONU) apela para que os países fortaleçam as formas de combater esse crime contra seres humanos. Relatório da ONU revela que quase um terço das vítimas desse tipo de crime são crianças. Atualmente, 71% das pessoas traficadas são meninas e mulheres. No Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas o tema lançado é “Respondendo ao tráfico de crianças e jovens”. Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) calcula que o mundo tenha pelo menos 21 milhões de vítimas de trabalho forçado. O número exato é desconhecido. Em comunicado, a relatora especial da ONU sobre tráfico de pessoas, a italiana Maria Grazia Giammarinaro, disse que muitas pessoas são enganadas por criminosos e traficantes incluindo imigrantes, refugiados e pedidos de asilo, em busca de proteção ou de uma vida melhor. Ameaça Para a relatora, o clima político atual contra a imigração trata as pessoas como ame…

Saudade da disciplina de OSPB

Imagem
Carlos Delano Rebouças*
Lembro-me do início de minha vida escolar, no saudoso Colégio Educandário Casimiro de Abreu, na Barra do Ceará, cuja direção, por longos anos, esteve nas mãos do também saudoso professor Joaquim Batista de Lima. Por lá, aprendemos muito, principalmente, o senso de civismo que hoje não se consegue mais definir.
Todos os dias, enfileirados, todos os alunos encaravam como um ritual cantar em coro o nosso hino nacional antes de adentrar a sala de aula na quadra poliesportiva. Hei daqueles que não o cantassem corretamente ou desviasse a atenção para outras coisas. Assim também era com os demais hinos, como os famosos da Bandeira, da Independência, do estado do Ceará, do Soldado Brasileiro, dentre tantos, cantados principalmente, nas datas comemorativas.
Ai que saudade deste tempo..., de educadores como o professor Joaquim, que zelavam pelo senso de civismo de seus alunos e que permitem, hoje, com grata lembrança, seus antigos alunos declinar alguns dos belos versos…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

VIVENDO E APRENDENDO

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599