Postagens

Mostrando postagens de Março 2, 2018

A REPÚBLICA DO IMPROVISO

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*

Na vida, muitas vezes planejamos algo e simplesmente não dá certo. Na maioria das vezes, quando planejamos, traçamos metas, estabelecemos tempo, nos disciplinamos e perseveramos em busca de um propósito, alcançamos o objetivo tão almejado. Pensando em termos de país, o improviso quase nunca dá certo. Porque são vários os fatores, várias as probabilidades, com infinitas pessoas envolvidas, conflitos inimagináveis de interesses, num sistema muitas vezes viciado e, no caso específico do Brasil, eivado pela chaga da corrupção. Por último, estamos acompanhando o caso da intervenção no Rio de Janeiro. Após o carnaval, o Presidente da República resolveu decretar a intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro, “com o objetivo de pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública”, em razão do poderio do crime organizado, ali instalado. O Presidente da República, professor de direito constitucional, olvidou que, no decreto de intervenção, deverá ser especificada…

A literatura e a música estão de volta a Resende

Imagem
Por LUIZ ALMEIDA Ao longo de todo o ano de 2018, o projeto vai percorrer diversos locais do município do Sul Fluminense - Divulgação/Carina Rocha Literatura e música começam a invadir os espaços públicos de Resende. A cidade do Sul Fluminense acaba de dar início à edição 2018 do projeto 'Árvore do Saber'. Idealizado pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e desenvolvido pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Dr. Jandyr César Sampaio, o programa visa levar cultura a diversos pontos do município. Voltado para os públicos infantil e juvenil, o projeto inclui diversas atividades pedagógicas, com contação de histórias, leituras e muita música, além de receber doações de livros. O formato do programa, aliás, é um tanto inusitado. Afinal, todos os livros oferecidos ao público ficam literalmente pendurados em árvores. De acordo com Denise Assis, presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo de Miranda, o 'Árvore do Saber' visa aproximar a biblioteca dos moradores de …

A democracia sob o olhar feminino em novo livro

Imagem
No livro, Márcia Tiburi assina o texto "Brasil, o projeto: há futuro para o Brasil enquanto objeto da governamentalidade neoliberal?" Em 2018, ano de eleição, e dado o cenário político brasileiro, que há alguns anos tem se mostrado um labirinto de acusações, dezenas de mulheres resolveram se reunir a fim de discutir possíveis soluções para os problemas enfrentados. O resultado pode ser encontrado no livro "Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil" da Editora Zouk, que será lançado em Fortaleza nesta sexta (2), às 19h, na Sede do PSOL Ceará. A programação conta com a presença de Helena Vieira (uma das autoras) e de Joanna Burigo (organizadora) em bate-papo. O trabalho costura avaliações de intelectuais, políticas e ativistas de norte a sul do País, ganhando forma a partir do entendimento de que as crises pelas quais estamos passando são antigas, enraizadas na sociedade brasileira, e remetem à mesma saída: o aprofundamento do projeto democrático desde a base. Exist…

Evolução

Imagem
Gonzaga Mota* Um dos temas mais debatidos e objeto de reflexão, ao longo do tempo, diz respeito à "evolução espiritual". Envolve, é claro, conceitos inerentes à fé e à razão. Estudiosos (filósofos, teólogos, cientistas, etc) analisam o comportamento das pessoas à luz do "crer ou não crer" em uma proposta. Um desafio significativo para todos nós é o de conceber valores sem destruir os outros. A polarização vem aumentando. São Bento, por exemplo, foi um grande pensador e um homem alheio a qualquer forma negativa de polêmica, preocupando-se muito com o ser humano. Atualmente, em razão do progresso tecnológico e também do processo de globalização, as pessoas reagem mais aos objetivos diferentes dos seus. Nesta linha de raciocínio, as manifestações ecumênicas, respeitando-se a liberdade de pensamento, são fundamentais para se conseguir um mundo melhor. Sou católico praticante, creio na palavra de Deus, externando o amor a Ele e ao próximo. Todavia, acredito que todos de…

Enem deve ter mudanças neste ano; novas regras serão conhecidas dia 21 de março

Imagem
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil As inscrições deverão ser realizadas de 7 a 18 de maio deste anoWilson Dias/Agência Brasil O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será publicado no dia 21 de março no Diário Oficial da União. O documento, que contém as regras para a realização do exame, deverá trazer mudanças na avaliação, que neste ano completa 20 anos.
Ontem (28), em cerimônia no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que o edital do Enem 2018 terá novidades. “Ampliando o leque de inovações e melhorias na aplicação do Enem, que é um patrimônio nacional”. Ao ser questionado pelos jornalistas, ele disse que não poderia adiantar quais são as mudanças que estão sendo estudadas pelo MEC.
A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, reuniu-se nesta semana com representantes do grupo de trabalho de Educação do Ministério Público Federal para apresentar as propostas d…

MEC divulga hoje a segunda chamada do ProUni

Imagem
Da Agência Brasil O Ministério da Educação divulga hoje (2) a segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). O resultado será publicado no site do ProUni. A lista pode também ser acessada pelo aplicativo do ProUni para o celular. Os candidatos convocados têm de hoje até o dia 9, sexta-feira, para comprovar os dados informados na inscrição na universidade que escolheram para estudar. Em caso de não aprovação, o prazo para manifestar interesse na lista de espera é de 16 a 19 de março. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Nesta edição, foram ofertadas aproximadamente 243 mil bolsas, sendo 113.863 integrais e 129.124 parciais. De acordo com o MEC, as bolsas integrais foram destinadas a estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. As  bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar per capita vai até três salários mínimos. Podem concorrer às bolsas do ProUni brasi…

Cinema: «Menor exército do mundo» vem a Lisboa

Imagem
Responsável do Vaticano para a Comunicação apresenta documentário no FESTin
Lisboa, 02 mar 2018 (Ecclesia) – O prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé vai apresentar hoje em Lisboa o documentário sobre “O menor exército do Mundo”, a Guarda Suíça, em exibição, pelas 19h00, no FESTin 2018. Monsenhor Eduardo Viganò faz uma conferência a partir das 17h00, no Cinema São Jorge, a convite da organização do Festival Itinerante de Língua Portuguesa (FESTin), que decorre até 6 de março. O documentário sobre a Guarda Suíça Pontifícia integra o programa da ‘Mostra Latim: A língua em movimento’. Professor de Teologia da Comunicação na Universidade Pontifícia Lateranense, Eduardo Viganò é prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé desde 27 de junho de 2015 e diretor do Centro Televisivo Vaticano desde janeiro de 2013, pouco antes da resignação de Bento XVI. Ordenado sacerdote em Milão em 1987, iniciou de seguida a investigação académica na área do cinema e do audiovisual, q…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA