Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 28, 2020

Pippo Pezzini fala sobre a jornada do herói no Órbita Literária

Muito presente nas narrativas construídas para a literatura ou para o cinema, a jornada do herói será objeto de reflexão da edição desta segunda (27) do Órbita Literária. O encontro, realizado por meio de live, terá como painelista o escritor e psicólogo Pippo Pezzini. Evocando conceitos do psiquiatra Carl Gustav Jung e do mitólogo Joseph Campbell, o papo promete apontar maneiras de identificar esse modelo de construção que ultrapassa os clássicos e continua ressoando nas produções modernas e pós-modernas. A live começa às 20h, com transmissão pelo facebook.com/davelha. A mediação será de J. C. Fantin. Via Pioneiro

Escritoras negras do Nordeste aliam a literatura à denúncia das desigualdades

Inspiradas na realidade das periferias e sertões nordestinos, elas misturam aspectos da vida pessoal e questões sociais Lucila Bezerra Brasil de Fato | Recife (PE) | No último dia 25 de Julho foram comemorados o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e também o Dia do Escritor. Em todo o Brasil, diversas mulheres negras se utilizam da escrita para contar as suas histórias e para lutar contra as opressões impostas pelo racismo, pelo machismo e pelo patriarcado, a exemplo de Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Maria Firmina dos Reis, com obras reconhecidas nacional e internacionalmente. Elas utilizam o poder da palavra e dos versos como ferramenta de denúncia e transformação social. Leia também: Dia da Mulher Negra Latino-americana: seis histórias atuais que representam esta luta "Se a gente for olhar na nossa literatura, por vezes as mulheres negras são citadas e tratadas com estereótipos, mas não há uma valorização das histórias contadas por essas próprias mul…

A vida é dom e graça de Deus

A vida é dom e graça de Deus. Que saibamos valorizá-la, colocando-a na mente e no coração como o tesouro ou a pérola do Evangelho. Algo muito verdadeiro, incontestável e irrefutável é a vida como mistério. Com Santo Afonso vamos nos aproximar do Reino de Deus anunciado por Jesus de Nazaré. Amém!

Lampião: como o assassino brutal construiu a imagem de herói

Ainda em vida e durante as oito décadas após a morte de Lampião, cresceu a imagem de "bandido-herói", que tirava dos ricos para dar aos pobres. Ideia que esconde o assassino brutal, que matou inclusive mulheres, crianças e idosos de forma indiscriminada e que praticava estupros e outras violências contra mulheres. As boas ações existiram, mas eram exceçãoPor 
que Jesse James foi para os Estados Unidos, Lampião foi para o Brasil, e até mesmo em dose mais forte", diz a orelha do livro do historiador Billy Jaynes Chandler, que escreveu o que talvez seja a mais importante obra sobre o cangaceiro. Soaria provinciano, não fosse Lampião, o rei dos cangaceiros a obra de um americano. Cem anos atrás, Virgolino Ferreira da Silva - conforme a grafia com "O" de sua certidão de nascimento - entrou em definitivo para o cangaço, ao se unir ao bando do cangaceiro Antônio Matilde, por volta de 1920. Já estavam envolvidos em episódios de violência. Desde 1918 os irmã…