Postagens

Mostrando postagens de Maio 28, 2017

Drama policial 'Comeback' traz última participação do ator Nelson Xavier

Imagem
O policial tira proveito da presença do ator Nelson Xavier como seu protagonista de uma forma orgânica e visceral. Cena do filme "Comeback – um matador nunca se aposenta" do diretor goiano Erico Rassi. (Divulgação)
Por Neusa Barbosa
Drama policial que marca a estreia na direção de longas do diretor goiano Erico Rassi, o policial “Comeback – um matador nunca se aposenta” tira proveito da presença do ator Nelson Xavier como seu protagonista de uma forma orgânica e visceral.
Em se tratando do grande ator que era esse intérprete refinado, que morreu aos 75 anos no dia 10 de maio, isso é apenas natural.
Premiado como melhor ator no Festival do Rio 2016 por este filme, Xavier é também lembrado por grandes atuações de sua carreira, como “Os Fuzis” e “A Queda”, de Ruy Guerra, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, de Bruno Barreto, “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé, e “Chico Xavier”, de Daniel Filho.
Em “Comeback...”, Xavier empresta seu corpo, seu semblante e até sua história pessoal …

Hoje é comemorado o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Imagem
(ACI).- Neste domingo em que a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, também comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais, para o qual o Papa Francisco publicou uma mensagem em que convidou os comunicadores a exercerem seu trabalho de forma “construtiva”. O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais. O Papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de Maio de 1967. A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. Neste ano, a mensagem do Papa Francisco por ocasião do 51º Dia Mundial das…

Documentário traz sonhos e desafios dos jovens do ensino médio público

Imagem
Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil Filmagens do documentário duraram dois anos sob a direção da Cacau RhodenInstituto Unibanco/Divulgação Estreia em 8 de junho o documentário Nunca me Sonharam, que apresenta um panorama do ensino médio nas escolas públicas do Brasil por meio de depoimentos de jovens estudantes, professores e especialistas em educação. Percorrendo as cinco regiões do país, o filme é capaz de aproximar o público dessa realidade de forma intensa, mostrando a grandeza dos sonhos de cada jovem, suas angústias em relação ao futuro e a complexidade de educar diante de tantas adversidades que é imposta aos professores. A partir da iniciativa do Instituto Unibanco, que desenvolve um projeto de gestão em mais de 2,5 mil escolas públicas do Brasil, o filme foi construído durante dois anos e teve direção de Cacau Rhoden. “Sou grato pela oportunidade de mergulhar neste país e ouvir esses meninos que têm tanto para falar e nos ensinaram muito. Foi um trabalho muito coletivo d…

Educadores defendem inclusão de competências socioemocionais na rotina escolar

Imagem
Edwirges Nogueira – Correspondente da Agência Brasil Responsabilidade, amizade, colaboração e solidariedade são qualidades que conhecemos do dia a dia, embora alguns de nós não saibamos como praticá-las. Pesquisadores brasileiros e estrangeiros querem que essas competências sejam “ensinadas” na escola, conjuntamente com português, matemática e demais disciplinas. “Há pesquisas que mostram que as competências emocionais são mais importantes que o próprio aprendizado escolar para os resultados que a pessoa alcança ao longo da vida”, revela Tatiana Filgueiras, diretora do edulab21, projeto do Instituto Ayrton Senna que estuda formas inovadoras de educação para o século XXI.

As chamadas competências socioemocionais foram tema de debate realizado nesta semana em Fortaleza que reuniu pesquisadores, professores, gestores e secretários de Educação do Ceará e de outros estados para partilharem experiências e conhecimentos sobre o ensino dessas habilidades em sala de aula. No Brasil, o Ceará int…

Exposição do construtivista Rubens Valentim termina neste domingo em Brasília

Imagem
Da Agência Brasil
Exposição Rubens Valentim – Construção e Fé apresenta 60 trabalhos do pintor e escultor baiano (1922-1991), com ênfase na produção dos tempos vividos em BrasíliaFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil A temporada da exposição Rubens Valentim – Construção e Fé termina amanhã (28) na Caixa Cultural, em Brasília. Na exposição, estão 60 trabalhos do pintor e escultor baiano (1922-1991), com ênfase na produção dos tempos em que viveu em Brasília, na década de 1960. Valentim consegue unir a estética moderna de Brasília às características ancestrais afro-brasileira, avalia o professor de artes visuais, Antonio Biancho, que aproveitou a manhã deste sábado para conferir a exposição do artista. “Ele trabalhou muito tempo aqui [em Brasília]. É muito ligado a essa estética moderna. Consegue trazer a estética ancestral, africana e brasileira para o universo moderno de Brasília”, disse Biancho, em meio às obras com formas geométricas e coloridas. Valetim, um dos mestres do construt…

Mais Visitadas

São Francisco Xavier

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Uece pronta para seu maior evento cientifico e cultural: XXIII Semana Universitária