Postagens

Mostrando postagens de Maio 28, 2017

Drama policial 'Comeback' traz última participação do ator Nelson Xavier

Imagem
O policial tira proveito da presença do ator Nelson Xavier como seu protagonista de uma forma orgânica e visceral. Cena do filme "Comeback – um matador nunca se aposenta" do diretor goiano Erico Rassi. (Divulgação)
Por Neusa Barbosa
Drama policial que marca a estreia na direção de longas do diretor goiano Erico Rassi, o policial “Comeback – um matador nunca se aposenta” tira proveito da presença do ator Nelson Xavier como seu protagonista de uma forma orgânica e visceral.
Em se tratando do grande ator que era esse intérprete refinado, que morreu aos 75 anos no dia 10 de maio, isso é apenas natural.
Premiado como melhor ator no Festival do Rio 2016 por este filme, Xavier é também lembrado por grandes atuações de sua carreira, como “Os Fuzis” e “A Queda”, de Ruy Guerra, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, de Bruno Barreto, “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé, e “Chico Xavier”, de Daniel Filho.
Em “Comeback...”, Xavier empresta seu corpo, seu semblante e até sua história pessoal …

Hoje é comemorado o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Imagem
(ACI).- Neste domingo em que a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, também comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais, para o qual o Papa Francisco publicou uma mensagem em que convidou os comunicadores a exercerem seu trabalho de forma “construtiva”. O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais. O Papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de Maio de 1967. A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. Neste ano, a mensagem do Papa Francisco por ocasião do 51º Dia Mundial das…

Documentário traz sonhos e desafios dos jovens do ensino médio público

Imagem
Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil Filmagens do documentário duraram dois anos sob a direção da Cacau RhodenInstituto Unibanco/Divulgação Estreia em 8 de junho o documentário Nunca me Sonharam, que apresenta um panorama do ensino médio nas escolas públicas do Brasil por meio de depoimentos de jovens estudantes, professores e especialistas em educação. Percorrendo as cinco regiões do país, o filme é capaz de aproximar o público dessa realidade de forma intensa, mostrando a grandeza dos sonhos de cada jovem, suas angústias em relação ao futuro e a complexidade de educar diante de tantas adversidades que é imposta aos professores. A partir da iniciativa do Instituto Unibanco, que desenvolve um projeto de gestão em mais de 2,5 mil escolas públicas do Brasil, o filme foi construído durante dois anos e teve direção de Cacau Rhoden. “Sou grato pela oportunidade de mergulhar neste país e ouvir esses meninos que têm tanto para falar e nos ensinaram muito. Foi um trabalho muito coletivo d…

Educadores defendem inclusão de competências socioemocionais na rotina escolar

Imagem
Edwirges Nogueira – Correspondente da Agência Brasil Responsabilidade, amizade, colaboração e solidariedade são qualidades que conhecemos do dia a dia, embora alguns de nós não saibamos como praticá-las. Pesquisadores brasileiros e estrangeiros querem que essas competências sejam “ensinadas” na escola, conjuntamente com português, matemática e demais disciplinas. “Há pesquisas que mostram que as competências emocionais são mais importantes que o próprio aprendizado escolar para os resultados que a pessoa alcança ao longo da vida”, revela Tatiana Filgueiras, diretora do edulab21, projeto do Instituto Ayrton Senna que estuda formas inovadoras de educação para o século XXI.

As chamadas competências socioemocionais foram tema de debate realizado nesta semana em Fortaleza que reuniu pesquisadores, professores, gestores e secretários de Educação do Ceará e de outros estados para partilharem experiências e conhecimentos sobre o ensino dessas habilidades em sala de aula. No Brasil, o Ceará int…

Exposição do construtivista Rubens Valentim termina neste domingo em Brasília

Imagem
Da Agência Brasil
Exposição Rubens Valentim – Construção e Fé apresenta 60 trabalhos do pintor e escultor baiano (1922-1991), com ênfase na produção dos tempos vividos em BrasíliaFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil A temporada da exposição Rubens Valentim – Construção e Fé termina amanhã (28) na Caixa Cultural, em Brasília. Na exposição, estão 60 trabalhos do pintor e escultor baiano (1922-1991), com ênfase na produção dos tempos em que viveu em Brasília, na década de 1960. Valentim consegue unir a estética moderna de Brasília às características ancestrais afro-brasileira, avalia o professor de artes visuais, Antonio Biancho, que aproveitou a manhã deste sábado para conferir a exposição do artista. “Ele trabalhou muito tempo aqui [em Brasília]. É muito ligado a essa estética moderna. Consegue trazer a estética ancestral, africana e brasileira para o universo moderno de Brasília”, disse Biancho, em meio às obras com formas geométricas e coloridas. Valetim, um dos mestres do construt…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira