17 de agosto de 2016

ABL exalta a presença sempre participativa na vida acadêmica de Ivo Pitanguy, morto aos 90 anos, no Rio de Janeiro

O Presidente da ABL, Acadêmico e professor Domício Proença Filho, em missão oficial nos Estados Unidos, ao ser informado do falecimento, determinou que seja cumprido luto de três dias e que a bandeira da Academia fosse hasteada a meio mastro  e afirmou: "Ivo Pitanguy era uma presença brasileira em todo o mundo, um amigo fraterno, um acadêmico sempre participativo na ABL, uma raríssima figura humana, aberta plenamente à doação dos seus saberes e de sua alta competência." 
A Secretária-Geral, Acadêmica e escritora Nélida Piñon, garantiu que “A trajetória de Ivo Pitanguy comove o Brasil. Embora sob o domínio humano, como todos nós, seus feitos transcendem. Constituem uma narrativa que abrange a vida de um brasileiro, cujas ações superam o comum dos mortais”.
O Acadêmico e cirurgião plástico Ivo Pitanguy, um dos mais reverenciados no Brasil e no mundo, quarto ocupante da Cadeira 22 da Academia Brasileira de Letras, morreu no dia 6 de agosto, em sua casa, na Gávea, às 17:30h, de infarto do miocárdio e insuficiência respiratória. O corpo foi velado no Memorial do Carmo, às 13 horas de domingo, dia 7 de agosto, e, às 18 horas, cremado. Recentemente, o Acadêmico manifestou o desejo de que as cinzas sejam levadas para sua ilha, na Baía de Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro.
O Patrono da cadeira 22 da ABL é José Bonifácio. O primeiro ocupante e fundador foi Medeiros e Albuquerque, seguido de Miguel Osório de Almeida e Luís Viana Filho, a quem Pitanguy sucedeu.
Em seu discurso de posse na ABL, o Acadêmico, eleito em 11 de outubro de 1990 e recebido em 24 de setembro de 1991 por seu confrade Carlos Chagas Filho, declarou:  “Picasso dizia que há dois tipos de artista: ‘Aquele que faz do sol uma simples mancha amarela, e o que de uma simples mancha amarela faz o sol’. Creio que escritor é quem transforma manchas amarelas em sóis: tanto é iluminado quanto ilumina. Tem luz própria. O escritor sabe, como Shakespeare, que palavras sem pensamento não vão para o céu – não alçam voo. Deve, então, haver uma intimidade entre o pensamento e a palavra, de tal maneira que esta, plena da força do pensar, possa se fazer bela e acordar os homens, o mundo. O escritor é capaz disto: através da palavra, possibilitar o acesso ao belo da vida, à beleza essencial que habita o coração de todos os seres, de todas as formas. A beleza é uma forma de verdade ou será a própria verdade? Julgo só ser possível atingir a verdade a partir do belo.
Pitanguy deixa viúva a senhora Marilu Nascimento, com quem casou-se em 1955, cinco filhos, Ivo, Gisela, Helcius e Bernardo, e cinco netos. Ele nasceu em Belo Horizonte, no dia 5 de julho de 1926. Filho de Maria Stäel Jardim de Campos Pitanguy e de Antonio de Campos Pitanguy, médico cirurgião. Iniciou sua formação profissional ingressando na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e formando-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1946. Este aprendizado prolongou-se por mais de 10 anos, através de estágios e cursos realizados nos EUA e na Europa, já aliando a prática médica ao exercício do ensino.
ABL

Madonna celebra seus 58 anos em Havana

DIVULGAÇÃO
Ídolo do pop, Madonna visitou a ilha durante aniversário

A cantora pop Madonna celebrou ontem seus 58 anos em Havana, onde caminhou entre uma multidão de curiosos que cantaram para ela o parabéns pelo seu aniversário, observou a AFP.

A rainha do pop chegou na tarde de segunda-feira à capital cubana junto com um grupo de familiares e amigos próximos. À noite, foi a um restaurante privado onde foi vista dançando em cima de uma mesa e abanando-se com um leque, segundo vídeos de fãs que circulam pela Internet.

“Foi genial. Acho que ela passou um dos seus melhores aniversários. O melhor foi quando começou a dançar em cima de uma mesa”, disse à AFP Jasel Rey, um cubano de 26 anos que afirma ter presenciado a cena.

A própria Madonna postou uma foto sua no Twitter vestida de preto e diante de flores amarelas com o comentário “Cuba Libre”.

Em um vídeo postado no Instagram Madonna Fans, ela aparece dançando ao som de uma música cubana em um restaurante de Havana Velha, aplaudida pelos demais clientes.

Ontem, a artista saiu para caminhar pela Cidade antiga de Havana com chapéu, óculos de sol e xale branco. Um grupo de cubanos cantou o parabéns enquanto ela passeava protegida pelo seu segurança.

Um dos familiares que a acompanha é a filha mais velha, Lourdes (Lola) León, modelo de 19 anos e fruto de sua relação com o cubano residente nos Estados Unidos Carlos León, dançarino e preparador físico.

Também a acompanham suas estilistas B. Akerlund, Andy Lecompte e o fotógrafo Steven Klein, segundo o jornal estatal Granma.

Segundo o jornal, Madonna ficará até hoje em Cuba, um destino da moda para celebridades como os Rolling Stone, Katy Perry, Leonardo di Caprio, Beyoncé, Jay-Z, Rihanna, Paris Hilton e muitos outros.
O Pov
o

Espanhola visita projeto de prevenção às drogas no Bom Jardim

Anderson desenvolve o talento como desenhista no Sim à Vida
De segunda a sábado, pela manhã, o estudante Anderson Sousa,12, sai de casa, no Bom Jardim, na busca por ser artista. O núcleo do projeto social Sim à Vida, na comunidade, é para onde o menino segue no contra-turno escolar para testar as habilidades de desenhista. “É o que eu mais gosto de fazer”.
Anderson é um dos 240 jovens de 7 a 14 anos atendidas pelo Sim à Vida, projeto de prevenção às drogas que tem quatro núcleos em Fortaleza e Região Metropolitana. Além do Bom Jardim, o programa assiste o bairro Siqueira, a comunidade de Marrocos (Granja Lisboa), e o bairro Horto, em Maracanaú. O projeto tem co-financiamento da organização alemã Christoffel-Blindenmission (CBM) e da União Europeia.
Desde a última segunda-feira, 15, os núcleos do Sim à Vida recebem a visita da assessora técnica em Saúde Mental da CBM, Carmen Valle. A espanhola, que atua no escritório da organização em Hanói, no Vietnã, verifica o andamento do projeto. “Quero ver quais são as necessidades. É difícil encontrar projetos dentro da comunidade, e não somente para a comunidade”, dialoga. De acordo com Carmen, atividades desenvolvidas pelo Sim à Vida fazem com que “crianças não entrem no consumo de drogas”. 

Sim à Vida
“Nós visitamos famílias a partir de áreas de risco, de vulnerabilidade social, e orientamos uma visita ao núcleo mais próximo (do programa)”, explica Elizeu Sousa, porta-voz do Sim à Vida. “Desenvolvemos uma tecnologia que é de acolhimento, escuta e desenvolvimento dos potenciais de cada indivíduo. Parece uma coisa simples, mas não é”, elucida. Terapia comunitária, arteterapia, além do trabalhos de prevenção às drogas, estão entre as principais atividades do projeto. 

O programa integra o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), organização que atua desde 1996 no Bom Jardim no resgate da autoestima de pessoas por meio da técnica de Abordagem Sistêmica Comunitária. “Desde o início, detectamos que o problema das pessoas não era a miséria econômica. Era a falta de autoestima, de sonhos, de mudança. O movimento busca esse equilíbrio interno em cada um”, explica o psiquiatra e presidente do MSMC, padre Rino Bonvini. (Caio Faheina/Especial para O POVO)
Serviço
Sim à Vida - MSMC
Para doações
Endereço: rua Dr. Fernando Augusto, 980, Bom Jardim
Informações: (85) 3497 0892

O Povo

Esquecido num celeiro, BMW de Elvis é restaurado

Rei do Rock comprou o carro em 1958 e teve que pintá-lo de vermelho para driblar fãs


Elvis Presley comprou quando serviu na Alemanha. Astro faleceu em 16 de agosto de 1977. Foto (BMW/Divulgação)
Por Thiago Ventura
Portal DomTotal

Há quase 40 anos, em 16 de agosto de 1977, o cantor Elvis Presley deixava uma legião de fãs tristes com sua morte. Mas um pouco da sua história acaba de ser resgatada em um caso impressionante. Um carro que pertenceu a Presley foi encontrado num celeiro empoeirado nos Estados Unidos e acaba de ser completamente restaurado.

Trata-se de um BMW 507 1957, um raro esportivo com apenas 254 unidades produzidas. Elvis Presley comprou o carro na Alemanha em 1958, quando serviu pelo Exército americano. Originalmente branco, o Rei do Rock resolveu pintar de vermelho o BMW.  Motivo? Inibir as fãs que insistiam em deixar recados e beijos de batom vermelho na lataria do carro!

Presley levou o carro para os Estados Unidos, mas acabou vendendo o modelo pouco tempo depois. O novo proprietário resolveu adaptar o veículo para competições, trocando o motor original por um V8 Chevrolet, além da caixa de marchas e eixo traseiro. O painel também foi modificado.

Em 1968, o carro foi comprado por Jack Castor, um colecionador que não sabia do famoso dono antecessor. O BMW ficou guardado por 40 anos num celeiro à espera de restauração, que nunca aconteceu.

O destino mudou quando a jornalista automotiva Jackie Jouret tentou localizar o veículo numa reportagem em que contava a história. Ela acabou descobrindo o carro em 2009; o próprio Castor entrou em contato ao conferir o chassi do carro. Era o mesmo #70079 que Elvis comprou. A autenticidade foi comprovada pela BMW. Porém, o proprietário ainda não tinha condições de reformar o modelo.

O esportivo foi por fim adquirido pela BMW Classic, divisão de modelos históricos da marca bávara, que buscou o carro de volta para Alemanha em 2014. A situação era deplorável e foi um desafio até mesmo para a própria marca.

As peças são tão raras, que a BMW teve que fabricar algumas, utilizando os processos originais, mas com ajuda da impressão 3D. Motor, eixo e transmissão originais voltaram ao modelo. O 507 é equipado com motor 3.1 V8 de 150 cv feito em alumínio e rádio Becker Mexico. A transmissão é ZF manual de quatro marchas. No interior, a forração com fibra de coco foi restaurada. A pintura voltou aos padrões da época, inclusive com o mesmo tipo de acabamento e brilho, diferente das atuais.

Depois de dois anos de trabalho, o modelo ficou completamente restaurado, como foi vendido para Elvis Presley em 1958. Jack Castor faleceu em 2014 e não viu ao modelo pronto. O BMW 507 será exibido para os fãs nos Estados Unidos neste domingo, 21 de agosto, no encontro de antigos Pebble Beach Concours d'Elegance 2016, na California. Depois, ficará no museu da BMW na Alemanha. Uma bela homenagem ao eterno Rei do Rock!

Redação DomTotal

WhatsApp e Skype na mira da União Europeia

'É necessário estimular a inovação dos novos 'jogadores'.A Comissão Europeia apresentará em setembro propostas para reduzir as diferenças de regulamento entre as operadoras de telecomunicações tradicionais e os serviços de internet com os que concorrem, como Skype ou WhatsApp, anunciou nesta terça-feira um porta-voz do executivo europeu.
A Comissão estuda "em que medida" as regras da União Europeia (UE) que se aplicam às operadoras tradicionais "precisam ser adaptadas" para garantir a concorrência equitativa com "WhatsApp ou Skype", que "oferecem serviços similares ou equivalentes", declarou o porta-voz da Comissão, Christian Wigand.
As operadoras tradicionais se queixam de estar submetidas a uma regulamentação mais rigorosa do que a imposta a esses concorrentes.
Wigand ressalta "por exemplo" que as regras de segurança de redes aplicáveis a estes serviços chamados "over the top" (OTT) não são atualmente "comparáveis às que se aplicam às operadoras tradicionais".
"É necessário estimular a inovação dos novos 'jogadores', mas ao mesmo tempo criar regras de jogo equitativas para todo mundo", resume uma fonte da Comissão europeia.
"Mas adaptar as regras não quer dizer necessariamente acrescentar" outras, afirma.
Este trabalho é realizado no marco da reforma mais global da regulamentação das telecomunicações na UE, apresentada em setembro, cujo objetivo é oferecer "um melhor acesso aos serviços digitais", "reforçar a confiança" na internet e incentivar o investimento.
A Comissão trabalha paralelamente na reforma de uma diretriz de 2009 sobre a proteção de dados no setor das comunicações eletrônicas, que abrange também os serviços OTT.
Neste marco se estuda a questão da exploração comercial dos dados pessoais recolhidos por estes serviços, que as operadoras tradicionais se queixam de não poder fazer.
"As propostas legislativas devem ser apresentadas no final do ano", disse Wigand.
Essas propostas deverão ser mais a favor de um regulamento vinculativo para os OTT do que direcionadas à autorização dessas práticas para as operadoras de telecomunicações tradicionais, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.

AFP

AM tem mutirão para julgar crimes contra a mulher

Cerca de 1,5 mil processos devem ser analisados pelos dois juizados especializados.


A maioria dos casos é de lesão corporal, ameaça e injúria.
A maioria dos casos é de lesão corporal, ameaça e injúria.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) promove esta semana em Manaus mutirões de audiências de instrução e julgamentos relacionados à Lei Maria da Penha. Cerca de 1,5 mil processos devem ser analisados pelos dois juizados especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Segundo o TJAM, o objetivo é reduzir em 30% as mais de 17 mil ações que tramitam nos Juizados. A maioria dos casos é de lesão corporal, ameaça e injúria. De acordo com o presidente do tribunal, Flávio Pascarelli, o órgão estuda formas de melhorar e acelerar o julgamento desses processos.

"A realidade mostra que apenas duas varas tratando da violência contra a mulher não resolvem. Então, temos de buscar uma solução permanente. Não podemos viver de mutirão. Estamos pensando em criar mais varas, trazer mais juízes para essas varas ou mais apoio ou mais pessoal", afirmou o magistrado.

A Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher em Manaus registrou mais de 5 mil ocorrências desse tipo somente no primeiro semestre deste ano. Conforme a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), dados do Sistema Integrado de Segurança Pública mostram que em 2015 foram 13.046 casos de violência contra a mulher.

Campanha

Para subsecretária da pasta, Mônica Santaella, a redução da violência contra a mulher ainda é um desafio e exige um trabalho conjunto de diversos órgãos de diferentes esferas. "Para que esses crimes deixem de ser impunes, precisamos que toda a rede esteja conectada e avance. Trabalhamos na promoção e defesa de direitos humanos e dos direitos das mulheres junto com o governo do estado, mas precisamos também que a Justiça dê andamento aos processos", disse Santaella.

O mutirão vai até o dia 26 de agosto e faz parte da campanha Justiça pela Paz em Casa, criada pelo Poder Judiciário em todo o país. O TJAM informou ainda que, no mesmo período, as pautas de duas das três varas dos tribunais do Júri priorizarão os processos que tratam de casos de feminicídio, quando há homicídio ou tentativa de homicídio contra uma mulher.

Agência Brasil

Papa se reunirá com presidente da França e abordará terrorismo

Da Ansa Brasil

O papa Francisco se reunirá hoje (17) com o presidente da França, François Hollande. Apesar de ser definida como "visita privada", a reunião tem todas as características de um encontro oficial com chefe de Estado. O encontro será no Vaticano.

O Papa se reuniu com Hollande em 24 de janeiro de 2014 e esta nova audiência acontecerá menos de um mês do assassinato do padre Jacques Hamel, degolado em um atentado terrorista em Rouen e assumido pelo grupo Estado Islâmico (EI). O ataque ocorreu em 26 de julho e chocou a Igreja Católica. Na ocasião, Jorge Mario Bergoglio e Hollande conversaram por telefone e o Papa fez uma dura crítica ao terrorismo.
   
O terrorismo fundamentalista, os ataques na França (do Charlie Hebdo, passando pelo Bataclã, até Nice e Rouen), a luta contra o Estado Islâmico, a proteção dos cristãos no Oriente Médio e a situação da Europa estão na pauta da reunião. O encontro entre o Papa e Hollande também deve encerrar um período de afastamento diplomático, após a demora da Santa Sé em aceitar as credenciais do embaixador Laurent Stefanini, declaradamente gay. Um ano de impasse fez com que a França desistisse da nomeação e indicasse um outro diplomata ao cargo.

Em setembro, Fortaleza sedia I Jornada de Sustentabilidade Organizacional no Terceiro Setor

O evento tem como principal objetivo compartilhar conhecimentos e experiências, disseminando novas perspectivas e estratégias na área de captação de recursos, assim como promover encontros dos poderes (público e privado) para discussão na área de incentivo fiscal, contábil e de gestão de pessoas.

 
Nos dias 8 e 9 de setembro, no auditório do Hotel Marina Park, ocorre a I Jornada de Sustentabilidade Organizacional no Terceiro Setor. O evento tem como principal objetivo compartilhar conhecimentos e experiências, disseminando novas perspectivas e estratégias na área de captação de recursos, assim como promover encontros dos poderes (público e privado) para discussão na área de incentivo fiscal, contábil e de gestão de pessoas.

O evento conta com a presença de nomes nacionais relacionados à atuação do terceiro setor, como o procurador de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, José Eduardo Sabo Paes; o diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), João Paulo Vergueiro; contabilista e especialista em projetos sociais, Euclides Machado; o especialista em Controle Externo da Administração Pública, Tomáz de Aquino Resende; a founding curator da comunidade Global Shapers em Curitiba, movimento global de transformadores liderado pelo Fórum Econômico Mundial, Liziane Silva; o contador, auditor e advogado, Ricardo Monello; e o gestor de projetos culturais e sociais; co-autor e responsável pelos tutoriais do Manual para Usuários de Entidades sem Fins Lucrativos sobre o SICONV, Alexandre Rangel.

Participarão da I Jornada nomes das Organizações da Sociedade Civil cearenses como Olga Freire (Associação Peter Pan), Sulivan Mota (Instituto da Primeira Infância), José Ramos Torres de Melo (Lar Torres de Melo) e Verbena Medeiros (Instituto Unimed). Além de vídeo conferências com os representantes da Yunus Negócios Sociais no nordeste brasileiro, Maria Clara Dias e Edson Marinho, e também a vice-presidente de desenvolvimento de negócios na Kickante, Viviane Sedola.
 
Serviço
I Jornada de Sustentabilidade Organizacional no Terceiro Setor
8 e 9 de setembro no auditório do Hotel Marina Park - Fortaleza/CE
Inscrições pelo site e programação: www.sameac.org.br/
Público: profissionais e estudantes atuantes no Terceiro Setor, nas áreas de Administração, Contabilidade, Direito, Gestão de Pessoas, Projetos e Captação de Recursos.
Mais informações: cursos@sameac.org.br / facebook.com/jornadaterceirosetor


Boa Notícia

Prêmio Gandhi distribuirá R$ 48 mil em prêmios para trabalhos que incentivam a cultura de paz na Comunicação

Além do prêmio em dinheiro, o vencedor de cada categoria receberá o troféu Gandhi. As inscrições estão abertas e seguem até 23 de setembro de 2016. Os vencedores serão revelados no dia 10 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Foto: Agência da Boa Notícia
Vencedores da categoria Jornalismo On line de 2015. Equipe do portal Tribuna do Ceará
Chegando à nona edição, o Prêmio Gandhi de Comunicação, promovido pela Agência da Boa Notícia (ABN), consolida o debate sobre a importância da cultura de paz na comunicação. Em 2016, serão distribuídos R$ 48 mil em prêmios para trabalhos que divulgaram ações indutoras do desenvolvimento humano como instrumento da harmonia social, no período de 2 de julho de 2015 a 1º de julho de 2016. Além do prêmio em dinheiro, o vencedor de cada categoria receberá o troféu Gandhi. As inscrições estão abertas e seguem até 23 de setembro de 2016. Os vencedores serão revelados no dia 10 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Reconhecendo o fortalecimento das novas formas de comunicação, a Agência da Boa Notícia traz como novidade na nona edição a inclusão da categoria produtor de conteúdo on line. A era da informação provocou uma mudança de panorama, marcada, principalmente, por inovações tecnológicas e uma cultura participativa na comunicação. O impacto trazido pela internet revelou outros meios de consumo e reprodução midiática. Considerando esse contexto, a ABN adaptou o Prêmio Gandhi, que foi criado para reconhecer trabalhos (profissionais e estudantes) de disseminação da cultura de paz na comunicação,  e incluiu a categoria produtor de conteúdo on line, que contemplará blogs, portais, videologs e youtubers.

Inscrições
Poderão inscrever-se jornalistas, publicitários e estudantes de graduação em Comunicação Social, com atuação no Estado do Ceará ou em outros estados, desde que os trabalhos inscritos sejam sobre ações e fatos do Ceará. A exceção é a categoria produtor de conteúdo on line, que aceitará inscrições de profissionais ou estudantes de qualquer área de formação e trabalhos que estejam dentro do contexto da cultura de paz, mas que podem ter abrangência nacional.  

O Prêmio Gandhi distribuirá um total de R$ 48 mil, cabendo R$ 6 mil para os vencedores das seis categorias profissionais, R$ 3 mil para os ganhadores nas três categorias estudantis e R$ 3 mil para o melhor trabalho de produção de conteúdo on line.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da entidade  e na sede da Agência da Boa Notícia, na Avenida Desembargador Moreira 2120, sala 1307, Aldeota, Fortaleza – Ceará. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas. Após preencher a ficha de inscrição em duas vias, o candidato deve fazer a entrega do material – conforme está no Regulamento – na sede da entidade ou enviar pelos Correios.
 
Participantes de outras cidades do Ceará ou outros Estados que forem fazer a inscrição via Correios devem ficar atentos: a data de postagem deve ser até o último dia de inscrição e o candidato deve enviar cópia em PDF do Aviso de Recebimento (AR), emitido pelos Correios, bem como da ficha de inscrição para o e-mail boanoticia@boanoticia.org.br.

Categorias
Profissionais: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo,  Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária), Jornalismo on line.
 
Estudantes: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2015.2 a 2016.1; Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs; ou de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das IESs; e  Peça ou campanha produzida por aluno de Publicidade & Propaganda, divulgada no âmbito das IESs.
 
Produtor de conteúdo on line: blogs, portais, sítios, videologs e youtubers.

Cada participante poderá concorrer com até três trabalhos, que deverão ser inéditos; exceto o Trabalho de Conclusão do Curso que terá inscrição única.

Sobre o prêmio
Criado com a intenção de reconhecer os trabalhos de profissionais e estudantes de Jornalismo e Publicidade que colaboram para a Cultura de Paz, o Prêmio Gandhi de Comunicação é um concurso reconhecido no Estado. Em 2015, contou com 72 inscrições, sendo 59 de profissionais e 13 de estudantes.

Destaque

Choram porque amam

Padre Geovane Saraiva* Como é bom rezar e colocar em primeiro lugar o mistério da redenção! Nem sempre, porém, sabemos rezar e nem d...