Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 30, 2020

Livro “O Mundo de Flora”, de Angela Gutiérrez, completa 30 anos

Publicada, pela primeira vez, em 30 de agosto de 1990, obra assinada pela presidente da Academia Cearense de Letras segue encantando gerações Logo no primeiro capítulo, quando uma das protagonistas de “O Mundo de Flora” se pergunta sobre o alcance do texto de sua autoria – “Para quem escrevo? Para mim mesma? Alguém lerá estas páginas?” – decerto não imaginava o quanto aquelas palavras ressoariam, com singular força, por entre uma multidão de leitores Ceará e mundo afora.  Fato é que nem a própria autora, Angela Gutiérrez, planejava trazer o romance à tona. “Não pensava em publicá-lo; porém, depois que, alertada por meu sobrinho Augusto César sobre a qualidade e originalidade da obra – pois me ouvira ler páginas do texto escrito à mão – e dando ouvido a seu conselho de que deveria mostrá-lo a alguns grandes escritores, professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), tive a suprema coragem de mandar datilografá-lo e copiá-lo em alguns exemplares”. Legenda: Capa da primeira edição de…

A sedução de Deus

Padre Geovane Saraiva*Nossa sede de Deus encontra sua razão de ser e se realiza no seguimento de Jesus de Nazaré, aquele que mora no céu e na terra, ao submeter e provocar no ser humano um grande gosto pela vida, dom que é seu e que é maravilhoso, evidentemente no cumprimento da vontade divina, como no exemplo dos profetas de outrora e dos de hoje. Temos Dom Helder, um dos profetas dos nossos dias, que assim repetia: “Quem se arranca de si mesmo e parte como peregrino da justiça, da paz e da esperança prepare-se para enfrentar desertos. O bom caminheiro preocupa-se com os companheiros nos desertos da vida, desencorajados, desanimados e sem esperança”.
Outro exemplo a nos encorajar no nosso deserto, num clamor ou num não às vantagens do mundo, é o profeta Jeremias, que passou uma barra pesadíssima, vivenciada com grande intensidade, na rejeição e na perseguição, num contexto ou situação inigualável, sendo ele comparado com os demais profetas. Chamado a falar de Deus e…