Pular para o conteúdo principal

Mahatma Gandhi

A violência física, moral, intelectual, cultural, ética, em todos os seus aspectos, tem se constituído no principal problema da humanidade. "Ahimsa" (não violência) é um termo sânscrito, língua clássica da Índia, onde se busca a verdade ("Satyagraha").
O principal ensinamento de Mahatma Gandhi baseia-se num ativismo pacífico. Não confundir com passividade. Para ele e seus seguidores, o uso da violência poderia conduzir a uma pseudoverdade. Dessa forma, a filosofia gandhiana, além de rejeitar a violência, evidencia respeito total à vida.
Gandhi lutou para combater o mal com o bem, chegando a amar aqueles que o odiavam. Por outro lado, lamentavelmente, muitas vezes, as sociedades organizadas não abrem mão dos seus direitos, motivando o egoísmo e, em consequência, gerando a violência. 
Cícero, jurista, filósofo, político e grande orador salientou: "Summum jus- summa injuria" (o supremo direito é a suprema injustiça). Aquele que reclama todos os seus direitos pessoais pode ser considerado um egoísta, um violento; porém aquele que busca a justiça atua em nome do amor, da solidariedade, da não ambição e, consequentemente, de Deus. Aliás, toda religião necessita de pioneiros e de pessoas que sintetizem a fé, unindo princípios e consolidando uma doutrina coerente.
Procuremos ter o Sermão da Montanha como ponto fundamental da harmonia espiritual, pois dá ênfase ao primeiro mandamento (o amor a Deus), mediante a fé, e ao segundo (o amor ao próximo), através da ética. Conforme Gandhi, "Se se perdessem todos os livros sacros da humanidade, e só se salvasse o Sermão da Montanha, nada estaria perdido".
Por fim, admitindo-se ser o direito de natureza violenta e a justiça de caráter não violento, somos levados a imaginar e debater um novo modelo político: ao invés do Estado Democrático de Direito, o Estado Democrático de Justiça.
Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

Comentários