Postagens

Mostrando postagens de Março 23, 2014

A samaritana e a água da vida!

Imagem
Padre Geovane Saraiva* O contexto do Evangelho apresenta Jesus já cansado do caminho, desejando um momento de parada, sentando-se junto ao poço de Jacó. Logo chega uma mulher para buscar água, pertencente a uma população inclinada ao paganismo, estigmatizada pelo desprezo dos judeus. O Mestre de Nazaré inicia um espontâneo, rico e inigualável diálogo com a mulher samaritana, marcado de grande e profunda ternura!

A samaritana representa a humanidade sedenta, que em meio aos apelos de expressão e liberdade, encontra um poço para que dele possa tirar água; que possa romper barreiras, as quais impedem as pessoas de se relacionarem e conviverem em todos os campos da vida humana, em toda sua plenitude. Aprendamos da samaritana, ao fazer uma opção pelo dom da vida em Deus.  De um "Deus que nunca cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir perdão”, na afirmação do Papa Francisco.
Na estrada exigente da vida, diversas são as circunstâncias, nas quais se nos apresentam as forças do …

Santo Padre instituiu a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre instituiu neste sábado (22) a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, anunciada em 5 de dezembro de 2013. A tarefa principal do grupo constituído será a de preparar os Estatutos da Comissão, que definirão as competências e as funções do organismo.
Por ocasião da publicação do comunicado sobre a Comissão para a Tutela dos Menores, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, explicou que “continuando o empenho de seus Predecessores e tendo ouvido o parecer de diversos Cardeais, de outros membros do episcopado e de especialistas na matéria, o Papa Francisco decidiu constituir uma Comissão para a tutela dos menores”.
“O Santo Padre deixa claro que a Igreja deve ter a proteção dos menores entre as suas mais altas prioridades – disse Lombardi - e para promover a iniciativa neste campo hoje, o Papa indicou os nomes de diversas personalidades altamente qualificadas e conhecidas pelo seu empenho sobre este tema”.
“Este grupo…

Discurso do Papa à rede radiofônica e televisiva "Corallo": "Os pecados da mídia são desinformação, calúnia e difamação". "O clericalismo impede o crescimento do leigo"

Imagem
RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco recebeu no final da manhã deste sábado, na Sala Clementina, no Vaticano, cerca de 400 membros da Associação “Corallo”, uma rede de comunicação na Itália, que expressa o compromisso da Igreja de estar próxima a todas as pessoas, onde quer que estejam, vivam, trabalhem, amem e sofram.
No discurso entregue ao término da audiência, o Papa partiu da expressão “rede” de comunicação. Esta imagem nos leva a pensar nos primeiros discípulos de Jesus, que trabalhavam como pescadores, que utilizavam redes para pescar. Jesus os convidou para segui-lo, tornando-os “pescadores de homens”. Mas antes de entregar seu discurso escrito previamente, e após a saudação do Presidente da rede, o Pontífice falou de improviso. Eis a íntegra do pronunciamento:
“Agradeço tanto por aquilo que o senhor disse e agradeço pelo trabalho que vocês fazem. Esta verdade....buscar a verdade com a mídia. Mas não somente a verdade! Verdade, bondade, beleza, as três coi…

Ato em defesa do Lago Paranoá

Imagem
domtotal.com#Ocupeolago resultou em abraço coletivo no dia em que se comemora o Dia Mundial da ÁguaCerca de cem atletas participaram de um ato em defesa do Lago Paranoá na primeira edição do #ocupeolago Neste sábado (22), quando se comemora o Dia Mundial da Água, cerca de cem atletas participaram de um ato em defesa do Lago Paranoá, um dos principais pontos de lazer e de esporte de Brasília. O evento contou com atividades como natação, canoagem e stand up paddle. O ponto alto foi um abraço coletivo de remadores e nadadores no meio do lago. Esta é a primeira edição do #ocupeolago.

"O objetivo desse ato é, de uma forma descontraída e esportiva, mobilizar as pessoas para defender o Lago Paranoá. A ideia é que, muito mais que um evento, seja um movimento permanente em defesa do lago", disse um dos coordenadores, Marcelo Nepomuceno, praticante de triathlon, que nada e rema no lago. "Aqui é minha praia", disse.

Ele conta que a ideia do movimento surgiu a partir de episódio…

Título original: All is Lost

Imagem
Em uma viagem solo ao Oceano Índico, um homem acorda e encontra seu veleiro de 39 pés inundando, após colidir com um contêiner que flutua à deriva em alto-mar. Com seus equipamentos de rádio e navegação quebrados, o homem navega a esmo, a caminho de uma tempestade violenta. Apesar do sucesso em remendar o buraco feito pelo contêiner, sua intuição de marinheiro e os anos de experiência no mar, o homem quase não sobrevive à tormenta. Usando apenas um sextante e mapas náuticos, ele precisa confiar nas correntes marítimas para, quem sabe, chegar a uma rota náutica encontrar outra embarcação. Mas o sol impiedoso, tubarões à espreita e os poucos suprimentos que restam levam o engenhoso navegante a encarar a morte frente a frente. País: Estados Unidos Ano: 2014 Gênero: Ação Classificação: 14 Direção: J. C. Chandor Elenco: Robert Redford Duração: 106 min. Site:http://allislostfilm.com/

Em cartaz

Título original: Labor Day

Imagem
O filme conta a história de Henry Wheeler, um garoto de 13 anos que se esforça para ser o homem da casa e cuidar de sua solitária mãe Adele enquanto enfrenta todos os problemas da adolescência. Um dia, retornando das compras para volta às aulas, Henry e sua mãe encontram Frank Chambers, um homem intimidante e claramente necessitando ajuda, que os convence a levá-lo para sua casa e que mais tarde se revela um criminoso foragido. Os eventos deste longo final de semana do Dia do Trabalho irá mudá-los para o resto de suas vidas. País: Estados Unidos Ano: 2014 Gênero: Drama Classificação: 14 Direção: Jason Reitman Elenco: Kate Winslet, Josh Brolin, James Van Der Beek, Gattlin Griffth, Clark Gregg, Brooke Smith, Tobey Meguire Duração: 111 min. Site:http://www.refemdapaixao.com.br/ )

Em cartaz

Jovens querem viajar sozinhos

Imagem
domtotal.comAumenta o desejo de se hospedar na casa de amigos e parentesNa hora de viajar, a maioria dos brasileiros ainda pretende ficar dentro do país. Os brasileiros estão mais empenhados em viajar sozinhos. É o que mostra uma pesquisa do Ministério do Turismo, que mede a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses. O percentual atingiu 17,7% dos brasileiros que pretendem viajar. Em fevereiro do ano passado, esse valor era de 13,1%. 
O aumento ocorreu em todas as faixas etárias, sendo mais acentuado entre os turistas de até 35 anos, grupo que registrou alta de dez pontos percentuais. A pesquisa não revela as razões pelas quais a turma dos viajantes solitários ganha cada vez mais adeptos, mas a independência financeira das mulheres é uma das razões apontadas por especialistas.
Também chamou a atenção o fato de os turistas jovens aderirem, cada vez mais, a hospedagens na casa de amigos e parentes. Estima-se que 38,1% dos turistas de até 35 anos escolham este meio de es…

'Francisco mudou ambiente sombrio da Igreja'

Imagem
domtotal.comEm entrevista, Leonardo Boff afirma que vivência do papa na América Latina foi fundamental.Para Leonardo Boff, Francisco "mudou o clima". "Antes o ambiente era severo e sombrio", afirma o teólogo.
Em entrevista à Deutsche Welle, um dos principais críticos do conservadorismo católico afirma que, em apenas um ano, papa conseguiu reaproximar padres e bispos do povo. Para isso, vivência na América Latina foi fundamental. 
Em 13 de março de 2013, Francisco foi eleito papa. E em apenas um ano à frente do Vaticano, colocou em discussão uma série de assuntos antes deixados de lado pela Igreja, dando início a um processo de transformação da instituição e do papel do pontífice. 
Em entrevista, Leonardo Boff, um dos expoentes da Teologia da Libertação e um dos principais críticos do conservadorismo católico, diz que Francisco tornou a Igreja mais viva ao fazer uma reforma do papado.

"Francisco não vestiu o figurino clássico do ´papa monarca´ com o primado jur…

150 milhões de meninas sofreram agressão sexual

Imagem
domtotal.comUm estudo publicado pela Anistia Internacional destaca o aumento da repressão dos direitos sexuaisGovernos devem proteger direitos sexuais e reprodutivos A saúde e a vida de milhões de pessoas em todo o mundo estão sendo ameaçadas por falhas de governos para garantir os direitos sexuais e reprodutivos da população, mostra a Anistia Internacional, que lançou uma campanha global sobre o assunto. "É inacreditável que no século 21 alguns países ainda tolerem casamento infantil e o estupro marital, enquanto outros proíbem aborto, sexo fora do casamento e a união entre pessoas do mesmo sexo, que são até puníveis com pena de morte", disse Salil Shetty, secretário-geral da Anistia Internacional.
Um estudo publicado pela organização destaca o aumento da repressão dos direitos sexuais e reprodutivos em muitos países que priorizam políticas repressivas sobre os direitos humanos e liberdades básicas.  Alguns apontam que 150 milhões de garotas com menos de 18 anos já foram ag…

Políticas climáticas devem se adaptar às cidades

Imagem
domtotal.comEstudo realizado em 22 cidades do mundo todo inclui São Paulo e Rio de Janeiro.Estudo defende as particularidades de cada localidade.
Quando visitamos uma cidade, costumamos ir atrás das particularidades que ela nos oferece, como seus pontos turísticos e lugares únicos. Assim, da mesma forma que cada município apresenta características que o diferencia de outros, também cada uma deles deveria ter um jeito único de mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
É o que sugere o estudo Low-carbon infrastructure strategies for cities (Estratégias de infraestrutura de baixo carbono para cidades), publicado pelo periódico Nature Climate Change. Segundo a pesquisa, cada cidade deveria levar em conta suas características, em especial as relacionadas à infraestrutura urbana, para desenvolver seus planos de ação para o clima.
Para chegar a essa conclusão, o relatório avaliou 22 cidades em todo o mundo. No geral, constatou-se que municípios com um produto interno bruto (PIB) maior tend…

A sede de Deus e o caminho para a fé cristã

Imagem
domtotal.comSó a abertura à universalidade de Deus permite receber a água que jorra no coração dos crentes."Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou. Sua bebida era, assim como a desta mulher, fazer a vontade daquele que a enviou". Por Raymond Gravel*
A partir do terceiro domingo da Quaresma do ano A, teremos uma catequese batismal proposta pelo evangelista João. Esta semana, como homilia, proponho essas duas interpretações exegéticas do relato evangélico da samaritana, proporcionado por João. Boa homilia.

A samaritana: Jo 4,5-42 (Catequese batismal) Este relato da samaritana é um dos relatos evangélicos mais bonitos que temos como catequese de iniciação em vista de um batismo cristão. O melhor é ler a versão completa para compreender melhor as mensagens que emergem desse relato e que nos falam da transformação que se opera pelo encontro e o reconhecimento do Ressuscitado. Este encontro não é reservado a uma elite ou a pessoas virtuosas; pelo contrário, este encont…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”