Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 9, 2016

Carta do Papa Francisco ao Pe. Geovane Saraiva

Imagem
Agradecimento pelos livros recebidos, Francisco, um sinal para o mundo e Voz dos que não têm voz.

Mudar para não virar peça de museu

Imagem
Padre Geovane Saraiva* No Cântico das Criaturas, vemos um Francisco de Assis amando e respeitando a criatura humana e, ao mesmo tempo, protegendo animais e plantas, chamando-os, com a maior ternura, de irmãos e irmãs. A chuva, o vento, o fogo e tudo mais, para ele, deveriam ser carinhosamente tratados e respeitados como irmãos. Fica fácil de compreender o porquê da figura humana mais importante e atraente do milênio passado conhecida em todo o planeta. E é precisamente a partir dele que a fé passou a ser vivida dentro de uma nova visão, fazendo a diferença naquele que foi ao extremo, desceu e foi às raízes.
No Cântico das Criaturas, vemos um Francisco de Assis amando e respeitando a criatura humana e, ao mesmo tempo, protegendo animais e plantas, chamando-os, com a maior ternura, de irmãos e irmãs. A chuva, o vento, o fogo e tudo mais, para ele, deveriam ser carinhosamente tratados e respeitados como irmãos. Fica fácil de compreender o porquê da figura humana mais importante e atraent…

PENSAMENTOS DE DOM HELDER CÂMARA

Imagem
Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como a minha sombra.

Aprende com as ondas: recua, mas para voltar, para insistir, sem cansaço, sem desistência, noite e dia, enquanto a Mão Divina não der sinal de ter sido atingida a plenitude das grandes águas vivas.

Há gestos que valem como um programa de vida: erguer um candeeiro, afastar as trevas, difundir a luz, mostrar o caminho.

Não te deixes dilacerar entre o ontem e o amanhã. Vive sempre e apenas o hoje de Deus.

GUIADOS PELA ESTRELA

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Os anjos anunciam aos pastores o nascimento do Salvador da humanidade, ao mesmo tempo em que no Oriente, lugar bem distante e longínquo, surge uma estrela com a missão de comunicar aos magos o nascimento da verdadeira Estrela da humanidade. Somos convidados a perceber os sinais insondáveis de Deus no surgimento dessa estrela, falando-nos, não algo estranho, e sim a reveladora manifestação do projeto de salvação do nosso bom Deus.
Os três magos, pedagogicamente, cumprem muito bem sua missão recebida de Deus, desaparecendo, depois do inaudito encontro com o menino Jesus, causando-lhes alívio e despreocupação. Quão profundo e misterioso é o encontro supramencionado, convencendo-nos da verdadeira estrela da humanidade naquela criança, perante a qual os magos se ajoelharam e a adoraram (cf. Lc 2, 9-11). Desse mistério indizível Dom Helder asseverou: “Obrigado, ó Pai! Vimos o vosso Filho, que  se fez para sempre Homem-Deus. E a felicidade de ver que vosso Filho Divino…

NOVA ESPIRITUALIDADE

Imagem
domtotal.com A Leitura Que a Igreja propõe Neste domingo E o Evangelho de Jesus Segundo Lucas 3,15-16.21.22. O Espírito ALENTA OS NOSSOS Projetos e Compromissos, Configura O Nosso horizonte de valores ea Nossa Esperança. Por José Antonio Pagola * "Espiritualidade" desafortunada E UMA Palavra. Para muitos Só PODE significar algo Inútil, afastado da vida real. Para Que PODE SERVIR? O QUE INTERESSA É O concreto e pratico, o material, o espiritual NÃO. Não entanto, o "Espírito" de uma pessoa E algo valorizado na sociedade moderna, pois indica o Mais profundo e decisivo da SUA vida: a paixão Que a anima, a Inspiração jornal Última sua, O Que contagia Outros OS, O Que ESSA pessoa vai colocando no Mundo. O Espírito ALENTA OS NOSSOS Projetos e Compromissos, Configura O Nosso horizonte de valores ea Nossa Esperança. Segundo O Nosso Espírito, Assim Será, A Nossa espiritualidade. E ASSIM TAMBÉM Será, Nossa RELIGIÃO EA Nossa vida Inteira. Os Textos Que nsa deixaram OS Primeiros cris…

NOSSO BATISMO E O DE JESUS

Imagem
domtotal.com Recordamos o nascimento carnal, mas desconhecemos o dia em que nascemos para Deus. A partir do Batismo, o cristão passa a fazer parte de um povo, e a Igreja apresenta-se como a verdadeira família. Por Cardeal Orani Tempesta* A Festa do Batismo do Senhor, celebrada no domingo depois da Epifania, encerra o ciclo das Festas da Manifestação do Senhor, o ciclo de Natal. Comemoramos o Batismo de Jesus por São João Batista nas águas do rio Jordão. Sem ter necessidade do batismo de penitência de João em preparação à vinda do Messias, Jesus quis submeter-se a esse rito tal, como se submetera às demais observâncias legais que também não O obrigavam, mas que adquire o caráter de manifestação, pois nesse momento a Trindade se manifesta. O Pai apresenta, manifesta a Israel o Salvador que Ele nos deu, o Menino que nasceu para nós: “Tu és o meu Filho amado; em ti ponho o meu bem-querer”, ou, segundo a versão de Mateus: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”! (3,17). Estas palavras …

ESTADOS UNIDOS: 'CHAMADOS A VIVER A MISERICÓRDIA EM NOSSA CASA COMUM

Imagem
domtotal.com Washington - “Chamados a viver a misericórdia em nossa casa comum.” O tema escolhido para o próximo Congresso nacional dos responsáveis diocesanos pela pastoral social dos EUA é inspirado na Encíclica do Papa Francisco “Laudato si” e no Jubileu extraordinário da Misericórdia. Organizado pelo Departamento da justiça, paz e desenvolvimento humano e por outras repartições da Conferência Episcopal dos EUA (Usccb) em colaboração com 16 organizações católicas estadunidenses engajadas no apostolado social, o encontro se realizará de 23 a 26 deste mês de janeiro, em Washington. Estão sendo aguardados 500 delegados, os quais debaterão e refletirão sobre os atuais desafios globais e nacionais da pobreza, guerra, indústria e da promoção da vida e da dignidade humana à luz das reflexões do Papa Francisco em sua encíclica ecológica e do tema da Jubileu extraordinário. A agenda dos trabalhos prevê também uma série de seminários de aprofundamento sobre alguns aspectos específicos da past…

QUANTOS PEREGRINOS FIZERAM O CAMINHO DE SANTIAGO EM 2015?

Imagem
Por Blanca Ruiz
Santiago de Compostela (Espanha) / Foto: Wikipédia (CC-BY-SA-3.0)
MADRI, 09 Jan. 16 / 05:30 am (ACI).- O Caminho de Santiago é um dos principais lugares de peregrinação na Espanha e durante 2015 recebeu aproximadamente 10% mais peregrinos do que no ano anterior.
Um total de 263.515 pessoas receberam no ano passado a concha do peregrino, conhecida como a “Compostela”, ou seja, documento que comprova que a pessoa peregrinou pelo menos 100 quilômetros a pé, 200 em bicicleta ou a cavalo até a catedral de Santiago de Compostela, onde está a tumba do Apóstolo São Tiago.
Durante 2015, peregrinaram uma das diferentes trajetórias que percorrem o Caminho de Santiago 24.532 pessoas a mais que em 2014.
Por procedência, mais da metade dos peregrinos que receberam a Compostela eram estrangeiros (53,38%), 140.138 pessoas, enquanto os espanhóis representaram os 46,62% restante, 122.377 peregrinos.
Italianos, alemães, americanos, portugueses, franceses e britânicos são, nessa ordem, as…

NÓS CATÓLICOS DEVEMOS ACREDITAR NAS PREVISÕES DE FUTURÓLOGOS PARA 2016?, RESPONDE UM EXORCISTA

Imagem
REDAÇÃO CENTRAL, 08 Jan. 16 / 08:09 pm (ACI).- Nos dias prévios à celebração de um Ano Novo proliferam os prognósticos e adivinhações sobre o que virá. Algo que muito poucos tomam em conta ao recorrer a estes supostos adivinhos, é que nem sequer os demônios podem ver o futuro, tal como o explica o famoso exorcista José Antonio Fortea, quem explica porque nós católicos não devemos acreditar nos gurus e adivinhos de fim de ano.
Em seu livro Summa Daemoniaca, um livro de consulta sobre a matéria dos demônios e o exorcismo, o P. Fortea adverte: “Nem precisa dizer que se o futuro não se pode conhecer nem mesmo invocando os demônios, muito menos com essas práticas de astrologia, cartomancia, etc.”.
“Os demônios não sabem tudo, só o que podem deduzir, mas eles não veem o futuro”, assinala.
O Pe. Fortea indica que os demônios “com sua inteligência muito superior à humana podem deduzir por suas causas algumas coisas que acontecerão no futuro”, mas precisa que aquilo que pertence “à liberdade …

LÍBANO: SERVIÇO JESUÍTA AOS REFUGIADOS DENUNCIA «EMERGÊNCIA ESCOLAR» DAS CRIANÇAS SÍRIAS

Imagem
Agência Ecclesia 08 de Janeiro de 2016, às 10:15        ACNUR


Organização católica lembra 2,8 milhões de meninos e meninas sem escola

Beirute, 08 jan 2016 (Ecclesia) – O Serviço Jesuíta aos Refugiados que presta auxílio em Jbeil, nordeste do Líbano, alerta que cerca de 2,8 milhões de crianças sírias “não vão à escola por causa da guerra”, das quais 550 mil estão neste país.
O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS, sigla em inglês) explica que mesmo na “emergência escolar” que vivem as crianças refugiadas sírias no Líbano oferece assistência a 500 crianças incluindo apoio psicossocial.
Segundo relatório das atividades do Centro Jbeil, “todas as crianças assistidas foram afetadas” pelas consequências da guerra com “consequências negativas em termos de comportamento”, foram vítimas de violência doméstica e “a maioria está a viver em casas sem condições ou superlotadas”.
Majed Mardini, professor no centro escolar de Jbeil, revela que as crianças sírias “precisam mais do que uma educação tra…

REFUGIADOS: «GRANDE DIFICULDADE É ACOLHER», DIZ RESPONSÁVEL NACIONAL

Imagem
1/09/2016
Agência Ecclesia 08 de Janeiro de 2016, às 10:13    

Diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações convida a conhecer o outro sem preconceitos

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

VIVENDO E APRENDENDO

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599