Postagens

Mostrando postagens de Maio 3, 2016

O convite do Apostolado da Oração: manter viva na Igreja a chama da oração

Imagem
Padre Eliomar Ribeiro - Presbítero na empresa Jesuítas e Assessor de Formação nas áreas de Juventude, Liturgia, Espiritualidade e Canto Celebrativo, Diretor Nacional do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem, Orientador de Retiros na empresa Society of Jesus
Um ano com o Coração de Jesus traz sugestões mensais para reuniões e para a oração pessoal dos membros e grupos do Apostolado da Oração. Além das datas importantes de cada mês são oferecidos textos que podem ajudar a melhorar a vivência de nossa espiritualidade.
A oração nos mantém afinados com a vontade de Deus. Por isso mesmo, o Apostolado da Oração é convidado a manter viva na Igreja a chama da oração. Com o Papa, oferecemos diariamente a nossa vida pelos desafios e sofrimentos da humanidade.
Você pode adquirir seu exemplar numa livraria católica ou então pedir para a Sede Nacional do AO que lhe enviamos.

Vídeo: Papa defende a dignidade da mulher

Imagem
VATICANO, 03 Mai. 16 / 01:55 pm (ACI).- A Santa Sé publicou nesta terça-feira o quinto vídeo de 2016 sobre as intenções de oração do Papa Francisco para o mês de maio, centradas na defesa da dignidade das mulheres e sua contribuição para a sociedade, começando pela família.  “É inegável a contribuição da mulher em todas as áreas do agir humano, a começar pela família. Mas reconhecê-lo... É suficiente?, questiona o Santo Padre no vídeo produzido pela Rede Mundial de Oração do Papa. Francisco assinala que “temos feito muito pouco pelas mulheres que se encontram em situações muito duras, desprezadas, marginalizadas e até reduzidas à escravidão”.
“Devemos condenar – exorta – a violência sexual que as mulheres sofrem e eliminar os obstáculos que impedem a sua inserção plena na vida social, política e econômica”.
“Se considera que isto é justo, faça este pedido comigo: para que, em todos os países do mundo, as mulheres sejam honradas e respeitadas, e seja valorizado o seu imprescindível co…

Dia das Mães: consumidor gastará menos

Imagem
domtotal.com Segundo pesquisa, 47,5% dos entrevistados vão desembolsar menos no presente. Principal razão para as mães receberem presentes mais modestos é o desemprego Quase metade dos consumidores pretende gastar menos com o presente no Dia das Mães neste ano. Segundo levantamento do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 47,5% dos entrevistados afirmaram que vão desembolsar menos para presentear no próximo 8 de maio. A data é a segunda mais importante para o varejo em volume de vendas e faturamento, ficando atrás apenas do Natal.

A principal razão para as mães receberem presentes mais modestos é o desemprego, citado por 24,8% dos entrevistados. Outros motivos mencionados são o endividamento (21,0%) e a necessidade de economizar (16,6%). De acordo com o levantamento, o consumidor tem sentido a alta da inflação, visto que 70,5% dos entrevistados têm a impressão de que os produtos para as mães ficaram mais caros. 

A maioria dos entrevistados pelo SPC Brasil …

A vida atribulada do Acordo Ortográfico

Imagem
domtotal.com No Brasil o AO90 nunca chegou a ser assunto e a sua existência ou não tanto faz.
Já ocorreram três abaixo-assinados ao parlamento de Lisboa a pedir a extinção do Aborto Ortográfico Por José Couto Nogueira* Em 16 de novembro de 1990 foi estabelecido um acordo entre todos os países de língua oficial portuguesa (PALOP) para uniformização da escrita. Assinado o documento, as normas constitucionais dos participantes – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe – exigiam a ratificação pelos respectivos parlamentos. Ainda o acordo não fora assinado já se levantavam vozes contra o princípio; depois da assinatura, outros interessados vociferaram contra a prática. O acordo tinha sido cozinhado pelas academias de Letras portuguesa e brasileira, nomeadamente Lindley Cintra e Manuel Jacinto Nunes pelos lusos e António Houaiss e Nélida Piñon pelo Brasil. Logo correu que os principais impulsionadores e interessados no AO90 eram as editoras, tendo e…

PAPA RECEBE ORGANIZADOR DA MARCHA CONTRA IDEOLOGIA DE GÊNERO: ESTOU COM VOCÊS

Imagem
Por Alvaro de Juana
VATICANO, 02 Mai. 16 / 07:00 pm (ACI).- O Papa Francisco recebeu na última sexta-feira em audiência privada o presidente do Comitê “Defendamos os nossos filhos”, o prestigioso médico Massimo Gandolfini, que há vários anos luta contra a ideologia de gênero e a doutrinação das crianças nas escolas.
Gandolfini, junto a outros, foi o encarregado de organizar em 20 de junho de 2015 e no dia 30 de janeiro deste ano duas multitudinárias manifestações em protesto da chamada lei “Cirinnà”, a qual pretende aprovar o casamento entre casais do mesmo sexo, assim como a ideologia de gênero nos centros de educação, entre outras medidas.
“O Papa expressou sua satisfação”, comentou Gandolfini à Rádio Vaticano. “Estava por dentro dos acontecimentos nos dois ‘Family Day’”, acrescentou.
O médico explicou: “Pedi se poderia falar com o Papa e me disse: ‘Estou muito contente, agradeço por tudo aquilo que está fazendo’. E eu lhe perguntei: ‘Devemos seguir em frente?’. Ele respondeu: ‘Conti…

SÃO JORGE, CAVALEIRO DA MISERICÓRDIA

Imagem
domtotal.com Defensor da fé cristã, com grande coragem e fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador. Que ao olhar para São Jorge possamos, a exemplo dele, lutar contra o dragão do mal. Por Cardeal Orani João Tempesta, O.Cist.* Todos sabemos que o amado povo do Rio de Janeiro tem uma bela devoção a São Jorge, o assim chamado “santo guerreiro”. Isso eu aprendi logo no primeiro ano que assumi a missão de servir a esta Igreja nesta cidade. Damos graças a Deus por esta devoção! Temos poucas informações sobre a vida de São Jorge. O carinho de seus devotos acrescentou elogios em sua vida, dando algumas características daquilo que o coração fala e admira, embora nem sempre corresponda a fatos históricos.  Temos na antiguidade vários santos mártires que foram soldados: São Sebastião, nosso padroeiro, Santo Expedito, celebrado no dia 19 de abril, e São Jorge, que comemoramos dia 23 de abril.  Trago aqui alguns poucos fatos que são de domínio público em livros e na internet: a vida de São Jorge se d…

SENADO DISCUTE ABORTO NAS PRIMEIRAS SEMANAS DE GESTAÇÃO E EX-FEMINISTA REBATE PROPOSTA

Imagem
BRASILIA, 02 Mai. 16 / 08:00 pm (ACI).- O aborto voltou à pauta no Senado brasileiro na quinta-feira, 28 de abril, quando foi realizada audiência pública sobre a Sugestão Legislativa (SUG 15/2014) que regulamenta a interrupção voluntária da gravidez pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até a 12ª semana de gestação. Entre as participantes esteve a ex-feminista Sara Winter, que denunciou a atuação dos movimentos feministas na facilitação e incentivo ao aborto.
A SUG 15/2014 foi encaminhada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, onde o seu relator, o senador Magno Malta (PR-ES), requereu a realização de Audiências Públicas para debater o tema. Esta foi a quinta audiência sobre a questão.
O tema havia sido levantado em 2014, na página Ideias Legislativas, no Portal e-Cidadania, contabilizando mais de 20 mil assinaturas, número necessário para que uma ideia de projeto legislativo seja remetida à Comissão.
Atualmente, a legislação brasileira só permite o aborto em casos de est…

APA ENCERRARÁ JUBILEU DA MISERICÓRDIA COM MORADORES DE RUA

Imagem
2016-05-03 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa vai receber cerca de 6 mil moradores de rua e pessoas em situação de precariedade de toda a Europa, que farão uma peregrinação a Roma entre 11 e 13 de novembro, no encerramento do Ano Santo da Misericórdia.
A peregrinação será organizada pela Associação Fratello – criada após a peregrinação de 150 moradores de rua da França em 2014 – que também convida outras instituições europeias de ajuda aos últimos e mais vulneráveis a participarem da iniciativa.
A programação do Festival Europeu da Graça e Misericórdia 2016 incluirá ainda catequeses, momentos de oração com o Papa e atividades coletivas organizadas por idiomas.
(rb)
(from Vatican Radio)

FRANCISCO: LINGUAGEM POLÍTICA NECESSITA DE MISERICÓRDIA

Imagem
2016-05-03 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – Comunicação e Misericórdia é o tema da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra este domingo, 8 de maio.
No texto, o Pontífice diz que “como filhos de Deus, somos chamados a comunicar com todos, sem exclusão. Particularmente próprio da linguagem e das ações da Igreja é transmitir misericórdia, para tocar o coração das pessoas”. Um trecho, de modo especial, pode iluminar sobre o momento político que o Brasil está vivendo, em que inclusive a comunicação está mais acirrada.
Escreve o Papa: “É desejável que também a linguagem da política e da diplomacia se deixe inspirar pela misericórdia, que nunca dá nada por perdido. Faço apelo sobretudo àqueles que têm responsabilidades institucionais, políticas e de formação da opinião pública, para que estejam sempre vigilantes sobre o modo como se exprimem a respeito de quem pensa ou age de forma diferente e ainda de quem possa ter errado. É fácil cede…

HOJE A IGREJA CELEBRA OS SANTOS APÓSTOLOS FILIPE E TIAGO

Imagem
REDAÇÃO CENTRAL, 03 Mai. 16 / 07:30 am (ACI).- A Igreja recorda neste dia 3 de maio os santos apóstolos Filipe e Tiago, que morreram como mártires por causa de sua fé em Cristo.

São Filipe nasceu em Betsaida e foi discípulo de São João Batista. Foi um dos primeiros apóstolos chamados por Jesus. Foi ele quem perguntou a Jesus sobre a distribuição dos pães: “Como vamos dar de comer a tanta gente?” (Jo 6,5-7) e também foi a ele que recorreram os pagãos que queriam conhecer o Senhor. (Jo 12 20-22). Além disso, Filipe pediu a Cristo na Última Ceia: “mostra-nos o Pai” (Jo 14,8-11).

Além disso, Filipe foi também quem pediu permissão a Jesus para ir enterrar seu pai. “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos” (Mt 8,22), respondeu-lhe o Senhor.

Depois da ascensão, Filipe recebeu o Espírito Santo em Pentecostes, junto com os outros apóstolos e a Virgem Maria. Mais tarde, ele foi evangelizar a região da Frígia, atual Turquia, Hungria, Ucrânia e Rússia oriental.

São Filipe foi martirizado …

GUITARRISTA DO U2 TOCA NA CAPELA SISTINA DIANTE DO PAPA-

Imagem
02/05/2016 - 15:45 O rock entrou no Vaticano sábado (30/04), com o guitarrista da banda irlandesa U2, David Howell Evans. The Edge, como é mais conhecido, se apresentou na Capela Sistina, no encerramento de um congresso sobre medicina regenerativa. Foi a primeira estrela do rock a tocar na Capela de Michelangelo, definida pelo músico como “a mais bonita do mundo”. 

No repertório, três canções da banda irlandesa (Yahweh, Ordinary love e Walk on) e ‘If it be your will’ de Leonardo Cohen, acompanhadas por um coro de sete adolescentes. Na plateia, cerca de 200 médicos, pesquisadores e filantropos participantes do congresso, que discutiu sobre novas terapias para a cura do câncer e de doanças raras. 

O pai do músico morreu de tumor há um mês e sua filha combateu e venceu uma luta contra a leucemia. Ele faz parte do comitê de várias fundações que trabalham ma prevenção e a pesquisa sobre o câncer. 

Antes de cantar, o guitarrista brincou revelando que ficou surpreso quando lhe convidaram para o …

JANOT QUER INVESTIGAR ELO ENTRE PMDB E BELO MONTE

Imagem
domtotal.com Delação de Delcídio aponta esquema de desvio de R$ 30 milhões nas obras de usina. As novas investigações precisam ser autorizadas pelo ministro Teori Zavascki Com base na delação do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou nesta segunda-feira, 2, que o Supremo Tribunal Federal inclua novas linhas de investigações em inquéritos envolvendo os principais nomes da cúpula do PMDB. São alvos desses pedidos o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os senadores Romero Jucá (RR) - cotado para assumir um ministério caso o vice Michel Temer assuma a Presidência -, Edison Lobão (MA) e Valdir Raupp (RO).

Os integrantes do PMDB foram citados na delação de Delcídio por supostamente participar de um esquema de propina na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, além de desvios no Ministério de Minas e Energia.

Um desses aditamentos solicitados por Janot foi no inquérito que ficou conhecido como "quadr…

CHAMA OLÍMPICA CHEGA AO BRASIL

Imagem
domtotal.com A previsão é de que a lanterna contendo a chama chegue às 9h no Palácio do Planalto. Chama foi acesa no dia 21/04, em frente ao Templo de Hera, localizado na cidade grega de Olímpia. A lanterna contendo a Chama Olímpica acaba de chegar ao Aeroporto Internacional de Brasília, ponto de partida para um roteiro que, nos próximos 95 dias, incluirá 327 cidades das cinco regiões do país, passando pelas mãos de 12 mil condutores até chegar, no dia 5 de agosto, ao Estádio Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O símbolo dos jogos entrou no espaço aéreo brasileiro às 7h10 e o avião da empresa Latam, procedente da Suíça, pousou às 7h25. O avião foi escoltado por dois caças da Força Aérea Brasileira e trazia uma bandeira brasileira na cabine do piloto. A chama foi acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, localizado na cidade grega de Olímpia, a partir dos raios solares, seguindo um tradicion…

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal