Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 7, 2017

Organização do Oscar pede liberdade artística e rejeita barreiras

Imagem
Por Piya Sinha-Roy A chefe da organização por trás da premiação do Oscar clamou por diversidade e liberdade de expressão na segunda-feira, dizendo que os Estados Unidos não deveriam colocar barreiras no caminho de artistas de todo o mundo. Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, disse aos 165 atores e cineastas indicados ao Oscar que existe uma "luta global pela liberdade artística hoje que parece mais urgente do que em qualquer momento desde os anos 1950", uma referência aparente às listas negras anticomunistas que vitimaram membros do setor à época. Falando durante um almoço com os indicados de 2017 em Beverly Hills, Cheryl observou haver "algumas cadeiras vazias nesta sala, que transformou artistas da Academia em ativistas". Na semana passada, o diretor iraniano Asghar Farhadi e a atriz Taraneh Alidoosti, do filme "O Vendedor", indicado ao prêmio de Filme Estrangeiro, disseram que irão boicotar a cerimônia de 2…

Papa a delegação ecumênica: olhar o passado sem rancor, mas segundo Cristo

Imagem
Uma relação ecumênica que amadureceu ao longo dos anosRádio Vaticano O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta segunda-feira, 6, no Vaticano, a Delegação ecumênica da Igreja Evangélica na Alemanha. O grupo, formado por 23 pessoas, foi acompanhado pelo Presidente da Conferência Episcopal Alemã, Cardeal Reinhard Marx. Segundo o Pontífice, este “é o resultado de uma relação ecumênica que amadureceu ao longo dos anos”. “Que vocês prossigam neste caminho abençoado de comunhão fraterna, continuando com coragem e determinação rumo à unidade cada vez mais plena. Temos o mesmo Batismo: devemos caminhar juntos sem nos cansar”, disse ainda o Papa. Intenção dos reformadores “É significativo que evangélicos e católicos, por ocasião dos 500 anos da Reforma Protestante, comemorem juntos os eventos históricos do passado a fim de colocar Cristo novamente no centro de sua relação.” A esse propósito, o Pontífice recordou as palavras proferidas pelo Papa emérito Bento XVI aos representantes da Igreja…

ACL homenageia personalidades

Imagem
Concluindo as festividades pelos 120 anos de sua criação, a Academia Cearense de Letras (ACL) realizou, na noite de ontem, a solenidade de reinauguração do Palácio da Luz, atual sede da instituição. A cerimônia também foi momento para homenagear personalidades de notável relevância para a história e continuidade da ACL, entre eles, o Chanceler da Universidade de Fortaleza, Airton Queiroz.  Além dele, representado na solenidade pelo diretor superintendente do Sistema Verdes Mares, Edson Queiroz Neto, receberam a comenda “Uma Lenda do Ceará” o empresário Beto Studart, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); o senador Tasso Jereissati; e o empresário Ivens Dias Branco (In Memoriam), representado pela esposa, Consuelo Dias Branco. A Medalha faz referência à obra clássica de José de Alencar, “Iracema: Lenda do Ceará”, que comemorou 150 anos de publicação. A solenidade também prestou homenagens ao governador Camilo Santana; ao presidente da Assembleia Legislativa …

Livro de professora da UFF analisa relação entre religiosidade e tráfico

Imagem
Por Renata Cunha Anos de estudo de campo em favelas e periferias do Rio de Janeiro levaram a professora da UFF Christina Vital a concluir que a ascensão das igrejas pentecostais reconfigurou a relação entre religião e tráfico. As pesquisas realizadas no complexo de favelas de Acari, entre 1996 e 2009, e no morro Dona Marta, de 2005 a 2009, sinalizaram o crescimento do que a pesquisadora chama de “gramática pentecostal” – visão de mundo baseada em crenças que afetam a economia, a política, a cultura, a sociabilidade e até mesmo a criminalidade nesses espaços. A extensa análise resultou no livro “Oração de Traficante: uma etnografia”, financiado pela Faperj e lançado como fruto de sua tese de doutorado em Ciências Sociais pela Uerj. Christina é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades e ao Departamento de Sociologia da UFF. A docente conta que ainda hoje frequenta Acari, seja pela curiosidade como pesquisadora de acompanhar os desdobramentos do trabalho de c…

Ex-presidente francês Sarkozy será julgado por financiamento ilegal de campanha, diz fonte

Imagem
PARIS - O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy irá se apresentar a um tribunal por acusações de financiamento irregular de sua tentativa fracassada de reeleição em 2012, disse uma fonte judicial nesta terça-feira. A fonte acrescentou que outras 13 pessoas também serão julgadas pelo chamado "Bygmalion Affair", que envolve acusações de despesas excessivas e irregularidades em financiamentos. A decisão de colocar Sarkozy sob julgamento acontece à medida que políticos franceses enfrentam pressão crescente por suas finanças pessoais antes da eleição presidencial, em abril e maio. Reuters

Rádio e telemóvel ajudam agricultores desfavorecidos

Imagem
Os agricultores do Burkina Faso estão a testar um projeto desenvolvido pela organização Oxfam Internacional, que aproveita as emissões de rádio e os telemóveis para os ajudar a enfrentar as mudanças climáticas e a melhorar o escoamento da produção. 
O país, com cerca de 18 milhões de habitantes, é um dos mais pobres do mundo, e 80 por cento da população vive da agricultura e da criação de gado. Cerca de 10 por cento da população sofre de fome crónica e quase 50 por cento vive no limiar da pobreza. 
Com o novo projeto, a Oxfam pretende usar a tecnologia para aumentar a autossuficiência, ao promover a venda de cereais pelos pequenos agricultores (através do telemóvel) e aconselhar as melhores épocas para as sementeiras e que tipo de semente é mais conveniente, tendo em conta as informações meteorológicas. 
Para isso foram criadas organizações de produtores, que contam com um banco de cereais, onde podem vender a sua produção. Estes centros, por sua vez, tentam manter um nível suficiente…

Telescópio russo começa a operar este mês em Minas Gerais

Imagem
Equipamento russo será o mais avançado em funcionamento no BrasilAgência Brasil O telescópio russo que está sendo montado no Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis (MG), começará a operar no fim deste mês. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), o processo de montagem, que começou em novembro do ano passado, está na reta final. O Observatório do Pico dos Dias receberá telescópio russo / Foto: Divulgação – Brasil.gov O telescópio será voltado para o monitoramento de lixo espacial e para diagnosticar possíveis colisões com a Terra. A sua instalação é resultado de um acordo assinado em abril do ano passado com a Agência Espacial Russa, que se comprometeu com um investimento estimado em R$10 milhões. Em contrapartida, o Brasil ofereceria estrutura para operação do equipamento, além de arcar com os custos de energia e internet, entre outros. A parceria faz parte da segunda etapa de uma pesquisa desenvolvida pela Rússia, que já tem em seu territór…

Gerenciamento de substâncias químicas e resíduos é tema de encontro em Brasília

Imagem
Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil Substâncias químicas e resíduos são temas de discussão com representantes de mais de 100 países, nesta terça-feira (7), na capital federal. A Reunião do Processo Intersessional sobre Químicos e Resíduos, coordenada pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA), vai debater os desafios que envolvem o gerenciamento adequado de substâncias químicas e resíduos, nos aspectos da segurança alimentar, produção e consumo sustentáveis. A reunião se estende até 14 de fevereiro, com a realização de workshops, painéis e eventos paralelos. As recomendações aprovadas no evento serão apresentadas na 5ª Conferência Internacional sobre Gestão de Substâncias Químicas (ICCM 5), marcada para 2020. Ainda sem definição de local, a conferência definirá a abordagem estratégica e a gestão para esses produtos nas próximas décadas. A indústria de produção e importação de substâncias químicas no Brasil ocupa a 6ª posição no ranking mundial em movimentação comercial, segundo o …

Pesquisador defende urgência na regulamentação da internet das coisas

Imagem
Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil Internet das coisas trata de objetos inteligentes interconectados, que vão desde carros automatizados até relógios inteligentes ou eletrodomésticos controlados via celular          Agência Brasil/EBC




















Além de promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas, a regulamentação da internet das coisas precisa garantir a privacidade e a segurança dos usuários da rede. A opinião é do professor e pesquisador Eduardo Magrani, do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas - FGV - Direito Rio.
A consulta pública sobre o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) terminou à meia-noite de ontem (6). Magrani explica que internet das coisas é um tema “guarda-chuva” que trata de objetos inteligentes interconectados, que vão desde carros automatizados até relógios inteligentes ou eletrodomésticos controlados via celular. Lembra que tudo isso gera muitos dados sobre os hábitos dos usuários. “Inclusive dados sensíveis, eles podem saber o que a…

Fies abre inscrições ao meio-dia, diz MEC

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abre hoje (7) o prazo de inscrição para os estudantes que querem pleitear financiamento em cursos de instituições privadas de ensino superior. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as inscrições serão abertas às 12h e vão até o próximo dia 10.

Para concorrer a uma das vagas, é preciso acessar osite do programa. Ao todo, o MEC oferece 150 mil financiamentos. O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. O candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. A oferta de vagas do Fies dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde. Além das áreas prioritárias, o programa valoriza os cursos com melhores índices…

Mais Visitadas

A Palavra Não

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Livros com temática de direitos humanos são vandalizados na UnB

Por Enem, governo adia início do horário de verão para 18 de novembro