Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 28, 2018

Fernanda Montenegro e Jocy de Oliveira fazem a abertura da Flip 2018

Imagem
Maria Fernanda Rodrigues, O Estado de S.Paulo

A atriz Fernanda Montenegro, 88 anos, e a maestrina Jocy de Oliveira, 81 anos, foram as escolhidas para fazer a abertura da Festa Literária Internacional de Paraty (25 a 29 de julho).
Contemporâneas de Hilda Hilst (1930-2004), a escritora homenageada desta edição da Flip, elas devem falar da admiração pelo trabalho da poeta ao mesmo tempo em que serão homenageadas pelo evento. As duas têm mais de meio século de palco – Fernanda é uma das principais atrizes brasileiras e Jocy, pioneira da música de vanguarda eletroacústica e da ópera multimídia.
Fernanda Montenegro (Foto: Eduardo Nicolau/Estadão) e Jocy de Oliveira (Foto: Fábio Motta/Estadão), juntas no palco Foto: Estadão “Hilda Hilst reclamava homenagens em vida – queria ser prestigiada enquanto estivesse aqui – e brincava dizendo que seria homenageada depois de morta. É isso que temos de fazer com nossos autores e autoras em atividade, e são duas mulheres admiráveis”, diz a curadora José…

Curso aborda história do Maciço de Baturité

Imagem
por Felipe Gurgel - Repórter Alunos participantes do projeto Jovem Explorador, em Pacoti (de cima para baixo), em passeio sobre a memória e edificações da cidade, em trilha ecológica e em visita ao Ecomuseu do município A noção de que existem "Brasis" espalhados pelo interior do Brasil às vezes não passa disso, de uma mera noção, uma ideia. Fontes históricas oficiais sobre as regiões interioranas do País não encontram paralelo com a historiografia das capitais e, para equilibrar essa balança, há muito material e informação ainda a serem investigados e compartilhados. Há quatro anos, em Pacoti, na região serrana do Maciço de Baturité (CE), um grupo de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel, sob coordenação do historiador e professor Levi Jucá, iniciou uma investigação de memória sobre a cidade e seu entorno. O passo inicial foi batizado Jovem Explorador, inspirado na Comissão Científica de Exploração do século XIX, que à época esteve de passagem pelo Ce…

Exposição leva mais de 70 obras brasileiras à Itália

Imagem
por Aline Oliveira - Especial para o Diário do Nordeste Roma. Dentro de dois dias, as portas da Embaixada do Brasil em Roma vão ser abertas para mostrar aos europeus e turistas obras que marcam a produção modernista no Brasil entre 1920 e 1960. Antes disso, a exposição, que recebeu na Itália o nome de “Arte Moderna in Brasile”, e reúne 76 obras da coleção da Fundação Edson Queiroz, será lançada em evento para convidados. Em Roma, três espaços do prédio da embaixada foram reservados para exposição, o que vai permitir aos visitantes que, logo que entrem, já se deparem com obras de artistas brasileiros ou radicados no País, ilustrando cerca de quarenta anos de produções artísticas no Brasil. > 'Arte Moderna in Brasile' esteve em Portugal A exposição é dividida em três núcleos: o que engloba os anos 20 e 40, com predomínio da arte figurativa, o que marca a transição da figuração para a abstração e o terceiro núcleo que reúne produções do fim dos anos cinquenta e anos sessenta, ma…

Batgirl vira ícone de força e coragem entre o público feminino

Imagem

Quase 50 festivais de música se comprometem com igualdade de gênero

Imagem
Quarenta e seis festivais de música do mundo se comprometeram nesta semana a aumentar a igualdade de gênero em sua programação antes de 2022, em um momento em que a falta de reconhecimento das mulheres no setor do entretenimento é alvo de debate.
"Espero que seja o começo de uma indústria mais equilibrada que traga benefícios para todos", declarou Vanessa Reed, diretora da PRS Foundation, uma fundação britânica de apoio a iniciativas musicais que lidera a campanha.
Estes 46 festivais, na Europa e nos Estados Unidos, se comprometeram que seus "headlines", júris e suas comissões estejam compostos por, ao menos, 50% de mulheres.
Oito festivais já haviam feito isto anteriormente, entre eles Iceland Airwaves, Reykjavik Rock and Electro Festival e The Great Escape em Brighton, no Reino Unido.
Trinta e oito festivais se uniram à iniciativa. Na França, integraram a iniciativa o Gilles Peterson's Worldwide Festival de Sète e o Midem, um importante evento anual para a i…

Solenidade de posse do Dr. Régis Frota, na Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza

Imagem
A nova Diretoria da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - AMLEF, eleita no dia 30 de novembro de 2017, para o exercício de 2018-2019, tomou posse, nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, às 19:30 horas, em solenidade no Palácio da Luz. O Presidente é o Acadêmico Dr. Régis Frota.














A nova Diretoria da AMLEF
NOMES:
Créditos: Pe. Geovane Saraiva (Diretor de Publicações e Comunicações)

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira