Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 22, 2014

A experiência de estar à vontade com Deus

Quando uma pessoa sabe o que é viver à vontade com Deus, dificilmente abandonará a fé. Deus nos acolhe tal como somos e nos impulsiona a enfrentar a vida com paz. Por José Antonio Pagola*
A cena é cativante. Cansado do caminho, Jesus senta-se junto ao manancial de Jacó. Rapidamente, chega uma mulher a recolher água. Pertence a uma população meio pagã, desprezada pelos judeus. Com toda a espontaneidade, Jesus inicia o diálogo. Não sabe olhar para ninguém com desprezo, mas sim com grande ternura. "Mulher, dá-me de beber". 
A mulher fica surpreendida. Como se atreve a entrar em contato com uma samaritana? Como se rebaixa a falar com uma mulher desconhecida? As palavras de Jesus surpreendem-na ainda mais: "Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede de beber, serias tu a pedir-lhe, e Ele te daria da água da vida". 
São muitas as pessoas que, ao longo destes anos, foram se afastando de Deus, sem dar-se conta do que realmente estava a ocorrer no seu interior. Hoje, D…

ESPECIAL: Dia Mundial da Água

Coordenador do curso de Mestrado em Direito Ambiental da Escola Superior Dom Helder Câmara, Élcio Nacur Rezende, faz um alerta: "A água pode gerar conflitos entre as nações". Uso indiscriminado da água, hoje bem finito, pode se tornar uma questão de conflito entre as nações Por Rômulo Ávila Repórter DomTotal

O uso indiscriminado da água pode se tornar uma questão de conflito entre as nações no futuro. O alerta é do coordenador do curso de Mestrado em Direito Ambiental da Escola Superior Dom Helder Câmara, Élcio Nacur Rezende. Neste sábado, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, data criada em 1992 e que ganha cada vez mais relevância em razão da busca mundial por soluções para os conflitos existentes entre oferta e demanda da água.  
Apesar de alguns países, como o Brasil, terem água em abundância, Élcio ressalta que é preciso pensar em soluções de maneira global. No entendimento dele, somente por meio da educação ambiental será possível conscientizar as pessoas e, ass…

Reflexão para o III Domingo da Quaresma

Em nossa vida, quando tudo vai de acordo com os nossos desejos, ficamos alegres, contentes e cordatos. Mas basta acontecer algo que não estava planejado, ou melhor, faltar algo com que contávamos, para que nossa alegria desapareça e comecemos a duvidar de tudo, inclusive daquela pessoa que proporcionou e continua nos proporcionando esses bens. Assim aconteceu com o povo judeu após a libertação do Egito. 
Enquanto caminhavam rumo à terra prometida, a água veio a faltar. A reação foi tamanha que esqueceram as maravilhas que o Senhor havia operado em favor deles e até chegaram a desconfiar da fidelidade de Deus. Apesar dessa atitude, o Senhor continuou fazendo o bem ao povo e providenciou a água.
Podemos neste momento, fazer um exame de consciência de nossa vida. O Senhor nos deu a vida, nos alimenta, nos deu família, saúde e uma infinidade de bens, sejam espirituais ou materiais. Qual o nosso comportamento quando algo nos falta? Continuamos a nos sentir o centro do amor de Deus, ou nos …

Francisco fez um apelo solene aos mafiosos para mudarem

domtotal.comPapa pede a mafiosos que parem de fazer o mal A máfia continua a atormentar grande parte do sul da Itália e e Francisco foi direto na mensagem. Francisco fez um apelo solene aos mafiosos para mudarem Por Steve Scherer

ROMA - O papa Francisco, em uma cerimônia realizada anualmente para lembrar as centenas de pessoas assassinadas pela máfia italiana, fez um apelo solene aos mafiosos para mudarem ou então "acabarão no inferno". A máfia continua a atormentar grande parte do sul da Itália: somente na segunda-feira (17), um menino de 4 anos de idade, foi morto a tiros, junto com sua mãe e o namorado dela, perto da cidade sulista de Taranto, em uma ação da qual a máfia é suspeita. No final de uma cerimônia emotiva em Roma, em que os familiares de pessoas assassinadas leram os nomes de cerca de 900 vítimas dos criminosos, o papa disse que a máfia "não tem piedade nem mesmo com uma criança". "Você tem poder e dinheiro agora de um negócio muito sujo e com muit…

Dá para beber essa água?

domtotal.comAgrotóxicos, metais e substâncias que imitam hormônios podem estar na água que você bebe.Adicionam-se sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante à água. Nessa fase, a coagulação, as partículas de sujeira agregam-se. Por Anne Vigna

Pesquisar sobre a água não é fácil. Não existem leis ou regras que definam um critério uniforme para a divulgação de dados. Esperei mais de 15 dias, por exemplo, para receber as análises de qualidade para o município de São Paulo, segundo as normas da Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde. Os mesmos resultados para o Rio de Janeiro estão disponíveis para consulta de qualquer pessoa no site da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), responsável pelo tratamento de água na cidade. Não se sabe por que uma das concessionárias fornece a informação publicamente, enquanto a outra não diz nada sobre o assunto. 
Depois de muita espera e de uma dezena de e-mails trocados, recebi quase todas as análises da capital paulista feitas pe…

Tesouro da credibilidade

domtotal.comÉ hora de investimentos para debelar o caos da avassaladora crise moral contemporânea. Dom Walmor Oliveira de Azevedo O sentido de honra não aprendido na família alimenta uma sociedade individualista. O tesouro da credibilidade está em baixa e merece atenção. Segundo pesquisa divulgada pelo Ibope, 62% dos brasileiros têm desconfiança uns dos outros. A referência à confiança depositada nos próprios familiares - 73% dos entrevistados - é um sinal de esperança e da centralidade da família na vida de cada pessoa e da sociedade. O núcleo familiar será sempre o ponto de partida e fonte perene de referências, escola vivencial para aprendizagem do amor e da fidelidade a Deus e aos outros.  Cada pessoa é um dom e seu cultivo começa na família, primeiro e insubstituível berço da sua história. A família é uma célula vital para a sociedade.
Quando se pensa a ecologia humana, tão determinante na luta por mudanças na sociedade em crise, a instância família é fundamental. Trata-se da esco…