Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 27, 2019

PODCAST: Oração humilde e eficaz

Por Pe. Geovane Saraiva

Escola Superior do Ministério Público: 30 anos

A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará comemora três décadas de existência, portanto, nada mais justo do que parabenizá-la através deste simplório texto. Para o Ministério Público cearense, a ESMP tem desempenhado um papel primordial na capacitação e no aperfeiçoamento de seus membros (promotores e procuradores de justiça), os quais têm a oportunidade de enriquecer seus currículos por meio dos cursos de especialização e de capacitação em diversas áreas, além da promoção de palestras, simpósios, seminários e congressos, voltados à sua constante atualização, tão importante em uma sociedade que se transforma com impressionante rapidez. Mas a ESMP não se destina somente aos membros do Ministério Público, pois em seus programas são contemplados também os servidores da instituição, seus estagiários, além de integrantes de outras carreiras jurídicas que frequentam seus cursos, notadamente os de pós-graduação. Viver é um eterno aprendizado. Ao longo de nossa existência, e…

'Olhos bruxos', de Eliezer Moreira, narra obsessão por Machado de Assis

Livro do escritor baiano revisita universo machadiano, estabelecendo diálogo entre autor e personagem, que busca capturar o olhar e a sensibilidade do Bruxo do Cosme Velho. Fotografia do século 19 mostra lojas e residências da Rua d Ouvidor, no centro do Rio de Janeiro. (Rafael Castro y Ordoñez/Biblioteca Nacional)
Por Jacques Fux* O conto Pierre Menard, autor do Quixote, escrito por Jorge Luis Borges, aparece em seu livro Ficções e é um dos mais ricos e intrigantes textos acerca da questão de autoria e das releituras/reescritas do cânone literário. A narrativa tem como mote os trabalhos deixados por Pierre Menard, que poderiam ser divididos em dois momentos: a obra “visível” – formada por trabalhos técnicos (tradução) e críticos, sem nada de especial – e a outra, “a subterrânea, a interminavelmente heroica, a sem par. A inconclusa, e talvez a mais significativa do nosso tempo”. Essa segunda e surpreendente parte é composta pelos capítulos 9 e 38 da primeira parte do Dom Quixote, e de …

Curtidas desaparecem do Instagram, mas a pressão social não

O Instagram, uma rede para compartilhar imagens que tem mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, parece ter se conscientizado da 'pressão' sofrida por alguns de seus usuários. Logo do Instagram em 2 de maio de 2019. (AFP)
A minha foto em uma ilha grega vai ganhar mais curtidas do que a sua em Veneza? Para acabar com essas disputas de egos, o Instagram parou de exibir as curtidas em alguns países, pois muitos jovens lidam muito mal com a pressão social nas redes.
"O Instagram se antecipa ao fato de que o nosso fascínio pela quantidade está diminuindo, existe uma nova forma de conceber as relações sociais", declarou o sociólogo francês Stéphane Hugon, especialista em inovação social e tecnologias.
O Instagram, uma rede para compartilhar imagens que tem mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, parece ter se conscientizado da "pressão" sofrida por alguns de seus usuários.
Seu chefe, Adam Mosseri, anunciou no começo de julho a criação de novas ferram…