Pular para o conteúdo principal

Escola Superior do Ministério Público: 30 anos

A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará comemora três décadas de existência, portanto, nada mais justo do que parabenizá-la através deste simplório texto.
Para o Ministério Público cearense, a ESMP tem desempenhado um papel primordial na capacitação e no aperfeiçoamento de seus membros (promotores e procuradores de justiça), os quais têm a oportunidade de enriquecer seus currículos por meio dos cursos de especialização e de capacitação em diversas áreas, além da promoção de palestras, simpósios, seminários e congressos, voltados à sua constante atualização, tão importante em uma sociedade que se transforma com impressionante rapidez.
Mas a ESMP não se destina somente aos membros do Ministério Público, pois em seus programas são contemplados também os servidores da instituição, seus estagiários, além de integrantes de outras carreiras jurídicas que frequentam seus cursos, notadamente os de pós-graduação.
Viver é um eterno aprendizado.
Ao longo de nossa existência, enquanto componentes de uma sociedade, enquanto profissionais, cumpre-nos seguir em busca do conhecimento, que nunca pode ser estanque, que nunca pode ser considerado suficiente, porque tudo vem mudando com a velocidade dos ventos e precisamos nos adequar aos novos tempos, às transformações, ao um mundo em constante evolução.
Saber demais é saber de menos. Saber de menos é quase nada saber.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoasPor isso, o papel da ESMP mostra-se cada vez mais relevante, ao valorizar o profissional do direito, em especial, os membros do Ministério Público, estimulando-os a buscarem uma constante atualização e um contínuo aprofundamento de seus conhecimentos jurídicos, daí porque, a sociedade é destacada como sendo uma importante destinatária de sua missão institucional.
Além disso, a ESMP desenvolveu o projeto Bibliocanto, disponibilizando livros gratuitos em várias unidades do Ministério Público, como forma de incentivo à leitura.
Destaca-se, também, o Pingo de Prosa, um programa destinado a palestras voltadas a temas variados, de conteúdo não-jurídico, propiciando descortinar um olhar para bem além do mundo do direito e para dentro do ser humano.
Parabéns à ESMP pelos seus trinta anos de aniversário e que, a cada ano, colhendo os frutos da maturidade, possa continuar sendo difusora e propagadora da cultura e da educação, pilares essenciais para um mundo melhor.

Grecianny Carvalho Cordeiro
Promotora de Justiça
Integrante do Corpo Docente da ESMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

Projeto do escritor e professor cearense Gonzaga Mota doa livros para escolas públicas da Capital e do interior

Por Diego Barbosa,  Com a ação, Gonzaga Mota já circulou por 20 instituições, ora aumentando acervos, ora criando novas mini-bibliotecas Com facilidade, a porta em que está cravada a placa "Livros de escritores cearenses" escancara-se em nova visão. Do outro lado do anteparo, o olhar mira num aconchegante espaço, onde repousam, organizadas e coloridas, obras de toda ordem. São títulos tradicionais e contemporâneos, exemplares de poesias, contos, crônicas, romances. Em comum a todos eles, o DNA nosso: possuem assinatura de cearenses. E querem ganhar mais mundos, outras trilhas. Mantido pelo escritor e professor Gonzaga Mota, o gabinete da descrição acima é recanto de possibilidades. Desde o começo deste ano, o profissional mantém um projeto de doação de livros para escolas públicas de Fortaleza e do interior, almejando estender o raio de alcance da leitura, especialmente entre crianças e jovens. A vontade de fazer com que os volumes saltem da…