Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 2, 2016

O covarde

Gonzaga Mota*
Era uma bela tarde de domingo na cidade de Rosal, próxima à capital do Estado de São Paulo. Época de férias. Pedro, rapaz elegante, estudante de administração na USP, bem de vida resolveu visitar sua namorada Helena, em Rosal. Encontraram-se na praça da matriz, e  com ela foi visitar os pais da moça. Foi bem recebido pelo genitor, o rico fazendeiro Antônio. Conversaram bastante e já no final Pedro propôs casamento. “Seu” Antônio tomou um susto, ponderou que a filha tinha apenas 16 anos e estava se preparando para fazer o vestibular de medicina. Pedro, temperamental, não gostou. Retirou-se para o hotel. A jovem chorou pela mal sucedida reunião e à noite, sem que ninguém percebesse, foi ao encontro de Pedro. Tiveram momentos de amor no hotel das orquídeas e bem cedo foram no carro do rapaz para a capital paulista, dispostos a contraírem núpcias. A família de Helena logo percebeu e o pai, de forma constrangida, autorizou o casamento. Durou pouco, aliás apenas 60 dias. Pedro …

“RAÍZES DO BRASIL”

Grecianny Carvalho Cordeiro*
“(...) de quantos lá vieram, nenhum tem amor a esta terra (...) todos querem fazer em seu proveito, anda que seja a custa da terra, porque esperam de se ir (...) não querem bem à terra, pois têm sua afeição em Portugal; nem trabalham tanto para a favorecer, como por se aproveitarem de qualquer maneira que puderem; isto é geral, posto que entre eles haverá alguns fora desta regra”.
O trecho acima transcrito, extraído do livro Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, é de autoria do padre Manoel da Nóbrega e foi escrito no ano de 1552; todavia, o seu conteúdo permanece mais atual do que nunca, pelo que poderíamos apenas mudar os protagonistas: no lugar dos portugueses, colocaríamos uma expressiva quantidade dos homens públicos do país, em especial, aqueles detentores de cargos eletivos.
Como é cediço, a colonização portuguesa no Brasil tinha o nítido fim de explorar nossas riquezas e enviá-las a Portugal, não havia um objetivo edificador, de construção d…

Máquina com sentimento é futuro da inteligência artificial, diz 'pai' do 'robô sensível'

Ele é fofo, cativante, divertido, tem 1,2 metro, pesa 28 kg e se sensibiliza quando alguém próximo chora ou sorri. A descrição poderia ser a de uma criança, mas se trata de uma máquina, o Pepper, o “robô sensível”, criado pela empresa japonesa SoftBank Robotics. Sean McKelvey, o orgulhoso “pai” dessa criança de metal, chips e fios está no Brasil para participar do Wired Festival, que ocorre entre esta sexta-feira (2) e sábado (3), no Rio de Janeiro. Serviços que possuem assistentes pessoais como “Allo” (Google), Siri (Apple) e Cortana (Microsoft) até que têm inteligência, diz ele, mas de outro tipo. O psicólogo acredita ainda que o futuro da inteligência artificial é aliar raciocínio lógico com capacidade emocional. Isso, no entanto, não está próximo de acontecer. O lado bom é que, quando isso acontecer, não será nada próximo de robôs inescrupulosos como o Hall 9000, de “2001 – Uma Odisseia no Espaço”. Ufa. Leia abaixo a entrevista concedida ao G1 por e-mail: G1- Reconhecer emoções human…

Taxista cadeirante supera dificuldades e roda há cinco anos pelo Rio

O taxista Márcio Santana chama a atenção dos passageiros mais atentos que entram em seu carro diariamente. Alguns se espantam, outros elogiam e ainda há os que confundam até com uma arma a adaptação que o permite trabalhar. Márcio é paraplégico há 28 anos e guia seu táxi pelas ruas do Rio há cinco, e se intitula como o único cadeirante taxista da cidade. Porém, em breve, ele deve encontrar outros colegas cadeirantes pelas ruas. Em atendimento à Lei de Acessibilidade, a Secretaria Municipal de Transportes do Rio publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (23), que outros dois motoristas de táxi com deficiência possuem autorização para guiar. Por outro lado, 57 táxis possuem adaptação para receber cadeirantes como passageiros. Para Márcio, a vida guiando o táxi é a realização de um sonho de independência. Ele sofreu o acidente que o deixou dependente da cadeira de rodas para se locomover em 1988. “Eu vinha de moto, de Benfica para Bonsucesso, quando um caminhão atravessou na minha …

Rolling Stones lançam clipe com Kirsten Stewart; veja 'Ride 'em on down'

Os Rolling Stones lançaram nesta sexta-feira (2) o clipe da música "Ride 'em on down", com participação da atriz Kirsten Stewart. A música faz parte do disco de covers de blues "Blue and lonesome", também lançado nesta sexta. Clique para assistir ao vídeo. 'Blue & Lonesome' Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood e Charlie Watts gravaram o álbum em dezembro passado, em três dias nos estúdios British Grove, em Londres. O local fica próximo de onde a banda, formada em 1962, começou a tocar em casas de show, tendo o blues dos Estados Unidos como uma grande fonte de inspiração. "A paixão pelo blues sempre esteve no coração e na alma dos Rolling Stones", afirma um comunicado divulgado pela banda. "Sua abordagem no álbum é que deveria ser algo espontâneo e tocado ao vivo no estúdio, sem complementos". O disco tem canções de artistas cujas músicas os Stones interpretaram no início da carreira, como Howlin' Wolf, Willie Dixon, Jimmy Ree…

Justiça condena Facebook a indenizar atriz Giovanna Lancellotti

A 3ª Câmara Cível condenou o Facebook a indenizar a atriz Giovanna Lancellotti em R$ 55 mil. A decisão foi confirmada pela assessoria da atriz nesta sexta-feira (2). De acordo com o Tribunal de Justiça, Giovanna pediu a exclusão de dez falsos perfis e cinquenta e nove comunidades que lhe dirigiam ofensas à honra através de serviços prestados pela ré, Facebook Serviços On Line do Brasil Ltda, mas a empresa alegou que somente a matriz americana pode remover tais conteúdos. O Facebook ainda constestou dizendo que a autora deveria utilizar-se das ferramentas de denúncia, para que pudessem ser analisadas as páginas e tomadas as providências na esfera administrativa. A empresa ainda reforçou que determinadas comunidades somente traduzem a opinião dos usuários, que podem emiti-la com liberdade de expressão. No voto, o desembargador Fernando Foch afirmou que o Facebook realizou um serviço defeituoso que causou sérios danos à vítima e que tinha a obrigação de retirar do ar as comunidades e perfi…

Stephen Hawking é internado em Roma para realização de exames

O físico Stephen Hawking, de 74 anos, foi internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, para a realização de exames. Não há informações sobre o estado de saúde do britânico, mas a iniciativa de procurar um centro hospitalar teria partido dele mesmo. No início da semana, Hawking, um ateu declarado, foi recebido pelo papa Francisco. Ele está em Roma para a assembleia plenária da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, que discute os impactos da ciência sobre a sociedade e o meio ambiente. O físico sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que o imobilizou e o condenou a se comunicar por meio de um sintetizador de voz. Sua vida foi retratada no filme "A Teoria de Tudo", que rendeu a Eddie Redmayne o Oscar de melhor ator. ANSA

CNBB emite nota após decisão do STF em não criminalizar caso de aborto

Rádio Vaticano - A CNBB emitiu uma nota "em defesa da vida" nesta quinta-feira (1º/12) em que "discorda da forma com que o aborto foi tratado num julgamento de Habeas Corpus, no STF". Leia a íntegra: NOTA DA CNBB EM DEFESA DA VIDA “Propus a vida e a morte; escolhe, pois, a vida ” (cf. Dt. 30,19) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, por meio de sua Presidência, manifesta sua posição em defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural (cf. Constituição Federal, art. 1°, III; 3°, IV e 5°, caput). A CNBB respeita e defende a autonomia dos Poderes da República. Reconhece a importância fundamental que o Supremo Tribunal Federal (STF) desempenha na guarda da Constituição da República, particularmente no momento difícil que atravessa a nação brasileira. Discorda, contudo, da forma com que o aborto foi tratado num julgamento de Habeas Corpus, no STF. Reafirmamos nossa incondicional posição em defesa…

Mais de 277 mil candidatos farão o Enem neste final de semana

Neste final de semana, dias 3 e 4, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado para 277.624 candidatos impedidos de fazer a avaliação nos dias 5 e 6 de novembro. O esquema da segunda aplicação será semelhante ao da primeira. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30. No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os locais de prova estão disponíveis na Página do Participante e no aplicativo do Enem 2016, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. O estudante deve levar um documento original com foto válido e caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. É proibido o uso de qualquer equipamento eletrônico. Celu…

SUS incorpora quatro remédios para tratamento da hepatite C

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (2) noDiário Oficial da Uniãotorna pública adecisãode incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) os medicamentos ombitasvir, veruprevir, ritonavir e dasabuvir no tratamento contra a hepatite C. De acordo com o texto, os quatro medicamentos incorporados serão utilizados em casos de hepatite crônica causada pelo genótipo 1 em indivíduos com fibrose avançada e cirrose. A portaria entra em vigor hoje. A doença A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), presente no sangue. Entre as causas de transmissão mais comuns estão a transfusão de sangue e o compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para a confecção de tatuagem e colocação de piercings.

Publicada lei que repassa encargos do Fies para instituições de ensino

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil A lei que modifica as regras de acesso ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies) foi publicada hoje noDiário Oficial da União. Com isso, a União transfere parte dos encargos do Fies para as instituições de ensino superior privadas que participam do programa. A alteração foi feita por meio de medida provisória aprovada no mês passado pelo Congresso Nacional.  Com a entrada em vigor da nova lei, as instituições privadas de ensino superior deverão assumir a responsabilidade pelo pagamento, aos bancos, dos encargos decorrentes da concessão do financiamento estudantil. De acordo com a MP, a remuneração será de 2% sobre o valor dos encargos educacionais liberados. Antes da medida, o pagamento dos encargos era bancado pela União. A lei que criou o Fies estabeleceu a remuneração de 2% aos bancos sobre o valor dos encargos educacionais liberados. Para o governo, a instituição de um modelo de financiamento estudantil com maior participação das ins…

Enem não será cancelado, garante ministro da Educação

Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil

Segundo Mendonça Filho, não haverá cancelamento, e cuja segunda etapa será neste fim de semana  Arquivo/ABr
Saiba MaisInep diz que não vai cancelar Enem 2016 e que investigações não estão concluídasMinistros participam de força-tarefa contra Aedes aegypti em São Paulo
















O ministro da Educação Mendonça Filho reforçou hoje (2), na capital paulista, que não existe “nenhuma possibilidade de cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”. Amanhã (3) e domingo (4), os candidatos fazem a segunda aplicação do exame. Mendonça disse que o processo de investigação que apura tentativas de fraude no Enem está sendo conduzido pela Polícia Federal, em articulação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O objetivo é identificar fraudadores e beneficiários. Segundo o ministro, para as provas deste fim de semana, continuam os monitoramentos de combate à fraude. “Quem for pego vai ser desclassificado e punido pela legislação crimin…