Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 2, 2016

O covarde

Imagem
Gonzaga Mota*
Era uma bela tarde de domingo na cidade de Rosal, próxima à capital do Estado de São Paulo. Época de férias. Pedro, rapaz elegante, estudante de administração na USP, bem de vida resolveu visitar sua namorada Helena, em Rosal. Encontraram-se na praça da matriz, e  com ela foi visitar os pais da moça. Foi bem recebido pelo genitor, o rico fazendeiro Antônio. Conversaram bastante e já no final Pedro propôs casamento. “Seu” Antônio tomou um susto, ponderou que a filha tinha apenas 16 anos e estava se preparando para fazer o vestibular de medicina. Pedro, temperamental, não gostou. Retirou-se para o hotel. A jovem chorou pela mal sucedida reunião e à noite, sem que ninguém percebesse, foi ao encontro de Pedro. Tiveram momentos de amor no hotel das orquídeas e bem cedo foram no carro do rapaz para a capital paulista, dispostos a contraírem núpcias. A família de Helena logo percebeu e o pai, de forma constrangida, autorizou o casamento. Durou pouco, aliás apenas 60 dias. Pedro …

“RAÍZES DO BRASIL”

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
“(...) de quantos lá vieram, nenhum tem amor a esta terra (...) todos querem fazer em seu proveito, anda que seja a custa da terra, porque esperam de se ir (...) não querem bem à terra, pois têm sua afeição em Portugal; nem trabalham tanto para a favorecer, como por se aproveitarem de qualquer maneira que puderem; isto é geral, posto que entre eles haverá alguns fora desta regra”.
O trecho acima transcrito, extraído do livro Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, é de autoria do padre Manoel da Nóbrega e foi escrito no ano de 1552; todavia, o seu conteúdo permanece mais atual do que nunca, pelo que poderíamos apenas mudar os protagonistas: no lugar dos portugueses, colocaríamos uma expressiva quantidade dos homens públicos do país, em especial, aqueles detentores de cargos eletivos.
Como é cediço, a colonização portuguesa no Brasil tinha o nítido fim de explorar nossas riquezas e enviá-las a Portugal, não havia um objetivo edificador, de construção d…

Máquina com sentimento é futuro da inteligência artificial, diz 'pai' do 'robô sensível'

Imagem
Ele é fofo, cativante, divertido, tem 1,2 metro, pesa 28 kg e se sensibiliza quando alguém próximo chora ou sorri. A descrição poderia ser a de uma criança, mas se trata de uma máquina, o Pepper, o “robô sensível”, criado pela empresa japonesa SoftBank Robotics. Sean McKelvey, o orgulhoso “pai” dessa criança de metal, chips e fios está no Brasil para participar do Wired Festival, que ocorre entre esta sexta-feira (2) e sábado (3), no Rio de Janeiro. Serviços que possuem assistentes pessoais como “Allo” (Google), Siri (Apple) e Cortana (Microsoft) até que têm inteligência, diz ele, mas de outro tipo. O psicólogo acredita ainda que o futuro da inteligência artificial é aliar raciocínio lógico com capacidade emocional. Isso, no entanto, não está próximo de acontecer. O lado bom é que, quando isso acontecer, não será nada próximo de robôs inescrupulosos como o Hall 9000, de “2001 – Uma Odisseia no Espaço”. Ufa. Leia abaixo a entrevista concedida ao G1 por e-mail: G1- Reconhecer emoções human…

Taxista cadeirante supera dificuldades e roda há cinco anos pelo Rio

Imagem
O taxista Márcio Santana chama a atenção dos passageiros mais atentos que entram em seu carro diariamente. Alguns se espantam, outros elogiam e ainda há os que confundam até com uma arma a adaptação que o permite trabalhar. Márcio é paraplégico há 28 anos e guia seu táxi pelas ruas do Rio há cinco, e se intitula como o único cadeirante taxista da cidade. Porém, em breve, ele deve encontrar outros colegas cadeirantes pelas ruas. Em atendimento à Lei de Acessibilidade, a Secretaria Municipal de Transportes do Rio publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (23), que outros dois motoristas de táxi com deficiência possuem autorização para guiar. Por outro lado, 57 táxis possuem adaptação para receber cadeirantes como passageiros. Para Márcio, a vida guiando o táxi é a realização de um sonho de independência. Ele sofreu o acidente que o deixou dependente da cadeira de rodas para se locomover em 1988. “Eu vinha de moto, de Benfica para Bonsucesso, quando um caminhão atravessou na minha …

Rolling Stones lançam clipe com Kirsten Stewart; veja 'Ride 'em on down'

Imagem
Os Rolling Stones lançaram nesta sexta-feira (2) o clipe da música "Ride 'em on down", com participação da atriz Kirsten Stewart. A música faz parte do disco de covers de blues "Blue and lonesome", também lançado nesta sexta. Clique para assistir ao vídeo. 'Blue & Lonesome' Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood e Charlie Watts gravaram o álbum em dezembro passado, em três dias nos estúdios British Grove, em Londres. O local fica próximo de onde a banda, formada em 1962, começou a tocar em casas de show, tendo o blues dos Estados Unidos como uma grande fonte de inspiração. "A paixão pelo blues sempre esteve no coração e na alma dos Rolling Stones", afirma um comunicado divulgado pela banda. "Sua abordagem no álbum é que deveria ser algo espontâneo e tocado ao vivo no estúdio, sem complementos". O disco tem canções de artistas cujas músicas os Stones interpretaram no início da carreira, como Howlin' Wolf, Willie Dixon, Jimmy Ree…

Justiça condena Facebook a indenizar atriz Giovanna Lancellotti

Imagem
A 3ª Câmara Cível condenou o Facebook a indenizar a atriz Giovanna Lancellotti em R$ 55 mil. A decisão foi confirmada pela assessoria da atriz nesta sexta-feira (2). De acordo com o Tribunal de Justiça, Giovanna pediu a exclusão de dez falsos perfis e cinquenta e nove comunidades que lhe dirigiam ofensas à honra através de serviços prestados pela ré, Facebook Serviços On Line do Brasil Ltda, mas a empresa alegou que somente a matriz americana pode remover tais conteúdos. O Facebook ainda constestou dizendo que a autora deveria utilizar-se das ferramentas de denúncia, para que pudessem ser analisadas as páginas e tomadas as providências na esfera administrativa. A empresa ainda reforçou que determinadas comunidades somente traduzem a opinião dos usuários, que podem emiti-la com liberdade de expressão. No voto, o desembargador Fernando Foch afirmou que o Facebook realizou um serviço defeituoso que causou sérios danos à vítima e que tinha a obrigação de retirar do ar as comunidades e perfi…

Stephen Hawking é internado em Roma para realização de exames

Imagem
O físico Stephen Hawking, de 74 anos, foi internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, para a realização de exames. Não há informações sobre o estado de saúde do britânico, mas a iniciativa de procurar um centro hospitalar teria partido dele mesmo. No início da semana, Hawking, um ateu declarado, foi recebido pelo papa Francisco. Ele está em Roma para a assembleia plenária da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, que discute os impactos da ciência sobre a sociedade e o meio ambiente. O físico sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que o imobilizou e o condenou a se comunicar por meio de um sintetizador de voz. Sua vida foi retratada no filme "A Teoria de Tudo", que rendeu a Eddie Redmayne o Oscar de melhor ator. ANSA

CNBB emite nota após decisão do STF em não criminalizar caso de aborto

Imagem
Rádio Vaticano - A CNBB emitiu uma nota "em defesa da vida" nesta quinta-feira (1º/12) em que "discorda da forma com que o aborto foi tratado num julgamento de Habeas Corpus, no STF". Leia a íntegra: NOTA DA CNBB EM DEFESA DA VIDA “Propus a vida e a morte; escolhe, pois, a vida ” (cf. Dt. 30,19) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, por meio de sua Presidência, manifesta sua posição em defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural (cf. Constituição Federal, art. 1°, III; 3°, IV e 5°, caput). A CNBB respeita e defende a autonomia dos Poderes da República. Reconhece a importância fundamental que o Supremo Tribunal Federal (STF) desempenha na guarda da Constituição da República, particularmente no momento difícil que atravessa a nação brasileira. Discorda, contudo, da forma com que o aborto foi tratado num julgamento de Habeas Corpus, no STF. Reafirmamos nossa incondicional posição em defesa…

Mais de 277 mil candidatos farão o Enem neste final de semana

Imagem
Neste final de semana, dias 3 e 4, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado para 277.624 candidatos impedidos de fazer a avaliação nos dias 5 e 6 de novembro. O esquema da segunda aplicação será semelhante ao da primeira. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30. No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os locais de prova estão disponíveis na Página do Participante e no aplicativo do Enem 2016, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. O estudante deve levar um documento original com foto válido e caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. É proibido o uso de qualquer equipamento eletrônico. Celu…

SUS incorpora quatro remédios para tratamento da hepatite C

Imagem
Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (2) noDiário Oficial da Uniãotorna pública adecisãode incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) os medicamentos ombitasvir, veruprevir, ritonavir e dasabuvir no tratamento contra a hepatite C. De acordo com o texto, os quatro medicamentos incorporados serão utilizados em casos de hepatite crônica causada pelo genótipo 1 em indivíduos com fibrose avançada e cirrose. A portaria entra em vigor hoje. A doença A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), presente no sangue. Entre as causas de transmissão mais comuns estão a transfusão de sangue e o compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para a confecção de tatuagem e colocação de piercings.

Publicada lei que repassa encargos do Fies para instituições de ensino

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil A lei que modifica as regras de acesso ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies) foi publicada hoje noDiário Oficial da União. Com isso, a União transfere parte dos encargos do Fies para as instituições de ensino superior privadas que participam do programa. A alteração foi feita por meio de medida provisória aprovada no mês passado pelo Congresso Nacional.  Com a entrada em vigor da nova lei, as instituições privadas de ensino superior deverão assumir a responsabilidade pelo pagamento, aos bancos, dos encargos decorrentes da concessão do financiamento estudantil. De acordo com a MP, a remuneração será de 2% sobre o valor dos encargos educacionais liberados. Antes da medida, o pagamento dos encargos era bancado pela União. A lei que criou o Fies estabeleceu a remuneração de 2% aos bancos sobre o valor dos encargos educacionais liberados. Para o governo, a instituição de um modelo de financiamento estudantil com maior participação das ins…

Enem não será cancelado, garante ministro da Educação

Imagem
Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil

Segundo Mendonça Filho, não haverá cancelamento, e cuja segunda etapa será neste fim de semana  Arquivo/ABr
Saiba MaisInep diz que não vai cancelar Enem 2016 e que investigações não estão concluídasMinistros participam de força-tarefa contra Aedes aegypti em São Paulo
















O ministro da Educação Mendonça Filho reforçou hoje (2), na capital paulista, que não existe “nenhuma possibilidade de cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”. Amanhã (3) e domingo (4), os candidatos fazem a segunda aplicação do exame. Mendonça disse que o processo de investigação que apura tentativas de fraude no Enem está sendo conduzido pela Polícia Federal, em articulação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O objetivo é identificar fraudadores e beneficiários. Segundo o ministro, para as provas deste fim de semana, continuam os monitoramentos de combate à fraude. “Quem for pego vai ser desclassificado e punido pela legislação crimin…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira