Postagens

Mostrando postagens de Março 20, 2019

Primeira edição da Semana de Arte Unifor abraça diversidade de linguagens e expressões

Imagem
Por Diego Barbosa,  Evento acontece a partir desta quarta-feira (20) e segue até domingo (24), apostando em nomes consagrados do cenário cultural brasileiro
Todos na arte. Arte para todos. Democratizar o acesso à cultura por meio de iniciativas que otimizem a aproximação do tripé arte-academia-sociedade é a grande missão das instituições hoje. Em face dos novos rumos esboçados pelo País quanto ao segmento artístico, torna-se objetivo salvífico abrir as veredas ao público para as possibilidades de imersão no subjetivo. Naquilo que, nas palavras de Da Vinci, "diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível". Torna-nos humanos. A Universidade de Fortaleza (Unifor) assume esse caráter ao lançar para a comunidade cearense a primeira edição de um evento cujos tentáculos pretendem alcançar diferentes perfis de apreciadores, abraçando linguagens como as Artes Plásticas, o Audiovisual, a Música e o Teatro. Tudo aberto ao público e com a maioria d…

Câmara homenageia mulheres que se destacaram na luta por direitos

Imagem
'É importante ter essa diversidade de mulheres sendo reconhecidas pelos seus feitos', diz a viúva de Marielle.


Marielle foi coordenadora da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e, em 2016, foi eleita vereadora. (Cleia Viana/Câmara dos Deputados) Em sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados, a Medalha Mietta Santiago foi entregue hoje (19) a cinco mulheres que se destacaram na luta por direitos. Nesta edição do prêmio, a segunda, foi concedido um prêmio póstumo à vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ). A professora Gina Vieira Ponte, a médica Beatriz Bohrer de Amaral, a cientista Gabriela Barreto Lemos e a doutora em Bioquímica Debora Foguel também receberam a medalha. Criada em 2017 pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, a condecoração tem por objetivo valorizar iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres e é entregue anualmente em março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8). …

Físico brasileiro recebe Prêmio Templeton de 2019

O físico teórico e cosmologista Marcelo Gleiser, de 60 anos, é o vencedor do Prêmio Templeton de 2019. Autor de vários livros que tratam de ciência, física e espiritualidade, ele defende a discussão sobre a busca de pesquisas em torno do universo e questões ligadas à religião. Já foram agraciados Madre Teresa, em 1973, e Dalai Lama, em 2012. Marcelo Gleiser é também professor, escritor e roteirista brasileiro, atualmente pesquisador da Faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos. Marcelo Gleiser é autor de vários livros que tratam de ciência, física e espiritualidade  (Divulgação Reuters / Direitos reservados)
Professor de filosofia natural de Appleton e de física e astronomia no Dartmouth College em Hanover, New Hampshire, Gleiser ganhou reconhecimento internacional por meio de livros, ensaios, blogs, documentários de TV e conferências que apresentam a ciência como uma busca espiritual. Campos quânticos Por 35 anos, a pesquisa do físico inclui uma vasta lista de temas como o comporta…

Inep cria comissão para decidir itens que farão parte do Enem 2019

Imagem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), criou hoje (20) um grupo que será responsável por decidir as questões que entrarão ou não no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida consta de portaria publicada no Diário Oficial da União. O grupo é composto pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Marco Antônio Barroso, pelo diretor de Estudos Educacionais do Inep, Antonio Maurício das Neves, e por Gilberto Callado de Oliveira, representante da sociedade civil. Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio  (Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil) Eles serão responsáveis por recomendar a não utilização de itens na montagem do exame, mediante justificativa. A análise passará depois pelo diretor de Avaliação da Educação Básica, Paulo Cesar Teixeira, que deverá emitir um contra parecer para cada um desses itens. A decisão fin…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”