Postagens

Mostrando postagens de Setembro 15, 2017

ÍCARO : SOBRE SONHAR ALTO

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro* Sonhar nunca é demais.             Em termos de sonhos, devemos sonhar o mais alto possível. Porque sonhar é da essência do ser humano. Uma vida sem sonhos mostra-se sem sentido, torna-se desmotivada, seu gosto é amargo, sua cor é acinzentada.             Pasífae era casada com Minos, rei de Creta.             Pasífae se apaixonou por um touro de verdade, então, pediu a Dédalo, um habilidoso mestre-artífice, para que construísse uma vaca e, para seduzir o touro, escondeu-se dentro dela. O touro, ao ver a vaca, a ela se juntou, e Pasífae gerou o Minotauro, chamado Astério, o monstro com cabeça de touro.             Diante do nascimento de Minotauro, Pasífae pediu ajuda a Dédalo, pois precisva de um lugar para escondê-lo. Dédalo construiu o labirinto. E por muito tempo o Minotauro ali ficou preso, até ser morto pelo herói ateniense Teseu.             Acontece que Minos descobriu as façanhas de Dédalo para ajudar sua esposa Pasífae a traí-lo e, como punição, após a…

União familiar

Imagem
Gonzaga Mota* A Sagrada Família representa um exemplo para nós, mediante os sentimentos do amor, da humildade, da esperança, enfim, da solidariedade humana. É difícil viver fora do ambiente familiar. Na medida em que tenhamos uma família bem constituída, com certeza, as dificuldades e os problemas da vida cotidiana serão ultrapassados com mais facilidade e menos sofrimento. Nesta linha de pensamento, é básico reconhecermos a importância dos valores espirituais sobre os materiais. Aqueles são duradouros e nos conduzirão à vida eterna. Estes são efêmeros e, nem sempre, nos proporcionam, apesar do conforto, a alegria permanente. Os pais sabem a oportunidade de aconselhar, perdoar, compreender, a importância da paciência e da sinceridade, os momentos de repreensão - sem denegrir a imagem dos filhos -, a prudência nos julgamentos, e a liberdade com responsabilidade. Os ensinamentos e os exemplos paternos são fundamentais para uma educação saudável. A união familiar é importante para que po…

Portuguesa Ângela Berlinde ministra oficina em Fortaleza sobre a fotografia como procura poética

Imagem
Em tempos de "fúria fotográfica", para usar o mesmo termo que a fotógrafa Ângela Berlinde atribui ao momento atual, é natural que os profissionais dessa área busquem alternativas que destaquem seu trabalho perante as inúmeras produções apresentadas à sociedade. Essa busca leva a um destino mais perto do que se imagina, e é isso que a portuguesa pretende discutir em oficina a ser ministrada neste fim de semana, no período da tarde, no Museu da Fotografia. Não é a primeira vez que Berlinde vem ao Ceará. Desde 2004 ela conhece a região, e inclusive fez visitas a comunidades indígenas como a dos Tapebas, Jenipapo-kanindés e Pitaguarys, nas quais registrou a transição cultural desses povos. Esses registros renderam material inclusive para sua pesquisa de doutorado em Comunicação Visual e Expressão Plástica, pela Escola de Educação da Universidade do Minho e Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A fotógrafa também é docente na Escola Superior de Media A…

Fortaleza recebe exposição interativa de Alice no País das Maravilhas

Imagem
Do dia 15 de setembro ao dia 15 de outubro Fortaleza recebe uma exposição interativa dedicada ao clássico Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, com adaptações famosas para o cinema pela Disney. Aberta de 11 às 21 horas, a exposição ficará no 1º piso do Shopping Iguatemi e terá o ingresso custando R$ 25. A homenagem à personagem se propõe a criar uma experiência de interatividade com os fãs. Para isso, 12 ambientes foram montados usando de tecnologias para contar a história de 150 anos de Alice. Um exemplo é o jogo de projeções e espelhos que cria uma ilusão de ótica simulando a correria da personagem perseguindo o Coelho Branco e caindo na toca do coelho. Foto: Divulgação Espaços como a mesa de chá do Chapeleiro Maluco e o jardim de roseiras com a Rainha de Copas também serão recriados, com base nos filmes, animações e ilustrações do País das Maravilhas. Estarão expostos também ilustrações e livros inéditos de Alice. O espaço estará aberto de segunda a domingo no Shopping Ig…

A coleção secreta de Monet, enfim revelada

Imagem
"Sou um egoísta, minha coleção é só para mim e alguns poucos amigos". Mais de um século depois de Monet pronunciar estas palavras, uma mostra em Paris expõe os tesouros que o artista guardava de contemporâneos como Renoir e Delacroix. Claude Monet (1840-1926) fez estas declarações por volta de 1900 a jornalistas que visitavam sua propriedade de Giverny (norte da França). Somente alguns deles tiveram o privilégio de descobrir as obras - algumas distantes de sua própria pintura - que o mestre do Impressionismo mantinha nas dependências particulares de sua casa. Apesar destes depoimentos, "sabíamos pouco sobre esta coleção", destaca Marianne Mathieu, curadora junto com Dominique Lobstein da mostra no museu Marmottan, até 14 de janeiro. Como o documento do inventário feito após a sua morte foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial e seu filho Michel, herdeiro da coleção, vendeu parte dela, teriam que partir do zero. A pesquisa, realizada pelos dois curadores, ambo…

Grupo leva ao público da primeira infância canções que representam um verdadeiro patrimônio musical brasileiro

Imagem
Acreditamos que a infância seja a fase mais rica pela qual passamos. A criança é capaz de absorver e se emocionar também através de canções que não se encaixam somente na categoria “música para crianças”. Nesta fase, a música vivenciada vem como verdadeiras informações de formação. Pensando nisso, o Circo Marimbondo Show leva para os palcos flertes empolvorosos e sensíveis com o folclore brasileiro e com canções autorais e já conhecidas do público infantil mineiro da compositora e cantora Bianca Luar, um destaque especial: uma sensível homenagem ao movimento musical mineiro Clube da Esquina. Com o intuito de levar a este público da primeira infância canções que representam um verdadeiro patrimônio musical brasileiro, selecionamos canções formativas que dialogam com o universo infantil. Uma música de qualidade rara e valorizada no mundo inteiro será apresentada com o intuito de unir gerações por meio de novas estéticas, uma densidade simples, divertida e poética. Regido por um olhar p…

Migrantes confiam na sorte ao se lançarem no Mar Negro

Imagem
“É chamado de Mar Negro não por causa de sua cor, mas em razão do perigo durante as tempestades” Famílias de migrantes desembarcam na costa europeia, aterrorizadas após uma travessia perigosa: esta cena comum no Mediterrâneo é nova nos portos do Mar Negro, onde as autoridades se questionam sobre esta inédita “rota romena”. Na quarta-feira, pouco antes do amanhecer, cerca de 150 pessoas, um terço delas crianças, chegaram em Midia, no leste da Romênia, após o resgate de sua embarcação, uma operação que durou mais de 12 horas em um mar agitado. Foi a quinta embarcação transportando migrantes interceptada desde meados de agosto pelas autoridades romenas. A chegada de cerca de 570 iraquianos, sírios, afegãos, iranianos e paquistaneses em menos de um mês é algo modesto em comparação com o fluxo registrado no Mediterrâneo, mas este fenômeno é cuidadosamente examinado neste país até agora evitado pelos candidatos ao asilo na Europa. “É muito cedo” para dizer se essas travessias vão continuar…

Instituto da Fotografia (iFoto) lança Revista Mandacaru, publicação de cultura e inclusão social

Imagem
O lançamento da revista acontecerá sábado (16) às 15h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde será também a primeira ação de venda da publicação 14/09/2017 Conteúdo de qualidade associado ao resgate de pessoas em situação social vulnerável, experiência que já acontece em vários países do mundo, é a proposta trabalhada pela Revista Mandacaru, do Instituto da Fotografia (iFoto), projeto aprovado pelo Edital de Apoio a Projeto Culturais de  Demandas Espontâneas da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult). O lançamento da primeira edição da publicação acontecerá no próximo dia 16 de setembro, às 15h, na Varanda dos Museus do Dragão. Com 52 páginas, a revista será reproduzida em 3.000 exemplares, a expectativa é alcançar a princípio 45 mil pessoas, considerando que cada exemplar deve atingir, em média, 15 pessoas. Os leitores terão acesso a conteúdos sobre arte, música, fotografia e outras expressões culturais de Fortaleza e do Ceará. O responsável pelo projeto, Ademar As…

Festival de Brasília chega à 50ª edição e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Imagem
Leandro Melito – Repórter do Portal EBC Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é o mais antigo do paísMarcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil






















O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais antigo do país, chega à edição de número 50 com homenagem ao cineasta Nelson Pereira dos Santos, que vai completar em outubro 90 anos de idade. O evento será aberto nesta sexta-feira (15) no Cine Brasília, com apresentação dos atores Juliano Cazarré e Dira Paes e participação do também ator Matheus Nachtergaele. Os filmes em competição serão exibidos no Cine Brasília, localizado no Plano Piloto da capital federal, e nas cidades de Taguatinga, Sobradinho, Gama e Riacho Fundo I, regiões administrativas do Distrito Federal. Na mostra competitiva, nove longas e 12 curtas-metragens de nove estados concorrem ao Troféu Candango. O júri oficial indicará os vencedores nas categorias melhor filme, direção, ator, atriz, ator coadjuvante (somente nos longas), atriz coadjuvante (somente nos longas), roteiro,…

Mais Visitadas

As dores da humanidade

Tudo começa com o caderno de caligrafia

14 etnias não têm seu idioma original preservado no Estado do Ceará

Adjetivando a vida

Intolerância: arma dos preconceituosos