Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 21, 2018

Candidata surda é aprovada em 1º lugar no Mestrado em Serviço Social da Uece

Imagem
O Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) prepara-se para receber sua primeira aluna surda. A candidata Mariana Marques da Hora foi aprovada em primeiro lugar no processo seletivo do semestre 2018.1. Atualmente coordenado pela professora Liana Brito, o MASS foi criado em 2011 e já formou 43 mestres. "Praticamente 100% dos profissionais já estão inseridos no mercado de trabalho. A maioria, no ensino superior", ressalta a coordenadora. "Além desses temos os alunos matriculados, dentre os quais 15 estão em fase de conclusão", finaliza. O vice-coordenador, Estenio Azevedo, fala sobre essa primeira experiência com uma candidata surda nos quase sete anos do curso. "Nesse processo inicial encontramos acolhimento institucional. O reitor Jackson Sampaio nos acolheu para pensar e discutir as questões, o Centro de Humanidades nos disponibilizou seu professor intérprete para acompanhar Mariana em tod…

"Um erro, uma barbárie, uma desumanidade", diz Vargas Llosa sobre a pena de morte

Imagem
Autor peruano afirmou ser contra a medida por ela fechar para sempre a possibilidade de corrigir um erro Ele afirmou ser contra o indulto ao ex-presidente Fujumori pela mesma razão | Foto: Jonathan Nackstrand / AFP / CP
Um dos principais nomes da literatura latina, Mario Vargas Llosa manifestou em entrevista ao jornal El Comercio sua oposição à pena de morte, classificando tal medida como "um erro, uma barbárie, uma desumanidade que está contra as tendências mais modernas do Direito". "Um liberal jamais deve aceitá-la. Ela fecha para sempre a possibilidade de corrigir um erro, e a chance de cometer um erro está sempre presente, mesmo nos julgamentos mais claros e mais honestos", argumentou.
Recentemente, o caso de María Jimena, uma menina de 11 anos que foi estuprada e assassinada, reativou a discussão sobre o assunto no Peru. "Eu sou contra a pena de morte, acredito que não deve ser aplicada em nenhum caso. Tendo dito isso, estou convencido de que os crimino…

Ana Cristina de Moraes lança livro no CDMAC amanhã, 22

Imagem
por Iracema Sales - Repórter Transpor o pensamento estético, tendo como ponto de partida o uso das linguagens artísticas, para o campo da formação pedagógica. Essa é uma das propostas do livro "Educação estética na universidade: antropofagias e repertórios artístico-culturais de estudantes", da professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Ana Cristina de Moraes, cujo lançamento acontece nesta quinta (22), às 19h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). A obra é fruto da tese de doutorado da autora, realizada entre os anos de 2012 e 2015, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e publicada em 2016. O lançamento contará com apresentação de vídeo sobre a pesquisa que originou a obra e leitura dramática de alguns textos. Ana Cristina integra um grupo de estudo na UECE que trabalha com arte-educação, atuando no projeto de extensão em artes cênicas. As linguagens artísticas funcionam como ferramentas para a construção de…

Documentário mostra papel das mulheres no futebol de várzea paulistano

Imagem
Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil O papel das mulheres nos times de futebol amador na periferia de São Paulo é o tema do documentário Mulheres do Progresso: muito além da várzea. O curta-metragem estreia na noite desta quarta-feira (21) no Cine Olido, no centro da capital paulista. As quatro mulheres que têm suas histórias retratadas no filme estarão presentes para conversar com o público.
“Quando a gente fala de futebol, automaticamente já vem essa imagem masculina, A gente nunca imagina que o diretor do time é uma mulher”, destaca a diretora e roteirista Jamaica Santarém, ao comentar como o documentário mostra a importância das mulheres na organização dos times. O trabalho delas se estende, segundo a cineasta, também para fora do campo. “A gente percebeu que toda a atuação dessas mulheres vai além da várzea. A várzea é como se fosse um elo para que elas tenham uma atuação voltada a essa periferia. Todas têm jornada dupla, tripla, são mães. Todas têm uma atividade que executa…

Mais Visitadas

A Palavra Não

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Livros com temática de direitos humanos são vandalizados na UnB

Por Enem, governo adia início do horário de verão para 18 de novembro