Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 7, 2018

Fortaleza recebe Feira da Literatura Cearense

Por G1 CE Bate-papo com o escritor Xico Sá é atração no segundo dia do evento. (Foto: Divulgação) A Feira da Literatura Cearense acontece nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9) em Fortaleza, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Esta é a primeira edição da Feira da Literatura Cearense. O evento é gratuito e reúne editores, escritores, grupos literários, contadores de histórias e músicos. Realizado pela Casa da Prosa, I Feira da Literatura Cearense tem o objetivo de aproximar, valorizar e evidenciar a produção literária local, editoras e autores já destacados no cenário nacional e novos talentos. A partir das 10h, logo na abertura, tem exposição, vendas e lançamentos de livros, “Revirando meu guarda roupa” com a autora Fernanda Façanha e Um Vestido para Tutti com Tânia Dourado. Durante a feira, o público também pode acompanhar um bate-papo com o autor jornalista Xico Sá. O evento ocorre nesta sexta-feira (9), a partir das 19h. Ao todo, a feira conta com 12 lançamentos de livr…

Prêmio Paraná de Literatura marca os 161 anos da BPP

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove uma programação especial nesta quarta-feira (7), dia do aniversário de 161 anos de sua fundação. Os eventos incluem a cerimônia de entrega do Prêmio Paraná de Literatura 2017, show com o grupo Trio Quintina e atividades voltadas ao público infantil. A entrada é gratuita. Às 10h30, acontece a entrega do Prêmio Paraná de Literatura 2017, seguida de um bate-papo com os escritores vencedores, lançamento dos livros premiados e sessão de autógrafos. O público que comparecer ao auditório da BPP recebe gratuitamente exemplares das obras ganhadoras. Mais de 2 mil escritores de todo o Brasil enviaram livros inéditos para a quarta edição do concurso. O júri apontou Setenta, de Henrique Schneider (RS), como o melhor romance (prêmio Manoel Carlos Karam). A Bandeira de Cuba, de Marcelo Degrazia (RS), venceu a categoria de contos (prêmio Newton Sampaio). E Tempo de dentro, de Sônia Barros (SP), foi o destaque entre as obras de poesia (prêmio Helena Kolod…

Para manter viva a poesia e o legado do poeta, governador Camilo Santana sanciona a Lei Patativa do Assaré que inclui a festa no calendário oficial do Estado e cria Comenda para homenagear artistas cearenses

Com alegria, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará anuncia a sanção de leis importantes para a memória e para a cultura do Ceará. Na data em que o poeta Patativa do Assaré estaria comemorando 109 anos de vida, o Governo do Ceará, por proposição da Secult, sancionou, no dia 5 de março, em Assaré, a Lei Patativa do Assaré, aprovada no final de fevereiro pela Assembleia Legislativa, que inclui a Festa de Patativa do Assaré no calendário oficial do Turismo e Cultura do Estado. A lei cria também a Comenda Patativa do Assaré para homenagear, anualmente, via Secretaria da Cultura do Estado, artistas cearenses. "São ações para homenagear os nossos artistas e para celebrar a vida e a obra do nosso poeta. Para eternizar o nome do maior poeta popular", disse o governador Camilo Santana, durante o o XIV Patativa do Assaré em Arte e Cultura, evento de arte e cultura realiza pela Secult em Assaré, de 3 a 5 de março. Vida longa ao Patativa!
"Para manter a obra e a poesia do Patat…

Concurso de Monografias é lançado na Uece

Com a proposta de resgatar o debate sobre a cultura e a memória histórica do cearense, o Instituto Myra Eliane - entidade sem fins lucrativos voltada para a educação - lançou, na tarde de ontem, o Concurso de Monografias "O Cearense 2018 - uma releitura da obra clássica de Parsifal Barroso", na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Além de uma homenagem ao intelectual e ex-governador do Ceará, a iniciativa objetiva estimular o talento dos estudantes e pesquisadores em diversos campos do conhecimento, segundo destaca o presidente do Instituto Myra Eliane e diretor institucional do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso. "A proposta é resgatar o debate sobre o que é ser cearense, o conceito da cearensidade, a origem do cearense", acrescenta. O reitor da Uece, Jackson Sampaio, destaca a relevância do concurso para o meio acadêmico como objeto de estudo, classificando o livro 'O Cearense',de 1969, como uma reflexão antropológica antes mesmo do pleno desenv…

Filme King Kong completa 85 anos

Anualmente o cinema norte-americano nos apresenta criaturas que são especialistas em destruir cidades. Para as próximas semanas, por exemplo, está marcada a continuação de Círculo de Fogo, filme de monstros que teve a primeira parte dirigida por Guillermo del Toro, e Rampage: Destruição Total, que conta com um gorila, um lobo e um crocodilo de tamanhos sobrenaturais destruindo Chicago. Entretenimento puro e simples, esses filmes se inspiraram em King Kong, longa de 1933, que revolucionou o gênero de aventura quando mostrou a personagem Ann Darrow sendo sequestrada pelo gorila de oito metros. O longa, que completa hoje, 7, 85 anos de seu lançamento nos EUA, inspirou inúmeros fãs e admiradores da sétima arte, como Peter Jackson, diretor da refilmagem lançada em 2005, e o recente vencedor do Oscar, Guillermo del Toro, cineasta apaixonado por monstros. King Kong é um dos filmes mais famosos da cultura pop e é lembrado constantemente nos cinemas, jogos e séries animadas. Uma das curiosida…

Trabalho em livro e disco resgata o feminino na música cearense

Muito antes da criação de registros físicos da música, as mulheres do Ceará entoavam seus cânticos em festas e rituais ancestrais pelas terras do Estado. Esta cultura foi herdada pelos povos que vieram depois e são lembradas até hoje. Muitas destas influências vieram das mulheres indígenas que por aqui viviam. Vieram também das negras do continente africano, que, escravizadas, chegavam ao Ceará, mas não deixavam de lado seus vínculos culturais com a terra de onde foram arrancadas. As colonizadoras europeias também muito deixaram germinando pelas bandas de cá. Por três anos, o cantor, compositor e pesquisador Pingo de Fortaleza ocupou-se de talhar estudos que fizessem um resgate histórico de como o feminino se estabeleceu no cancioneiro cearense. Esta pesquisa deu origem ao livro Pérolas - O Feminino no Cancioneiro Cearense. 1900 - 2017 - Histórias e Relatos de Vida e à Coleção Solo Feminino, lançando três CDs com 56 músicas gravadas pelas mais diversas gerações de mulheres que fazem …

Cada vida importa

Padre Geovane Saraiva* A Campanha da Fraternidade de 2018, com o tema Fraternidade e Superação da Violência, atenta-nos para a seguinte afirmação: “Cada vida importa”. Pensar nos outros faz-nos consequentes e corresponsáveis, na construção da paz, no enorme desafio de superação da violência. Isso significa, antes de mais nada, um envolvimento ético, no sentido de nos voltarmos à vida solidária, na busca da verdade, da tolerância e da paz. Vale lembrar aqui Dom Helder Câmara, grande apóstolo da não violência ativa, com métodos pacíficos, deixando claro, e com todas as letras, que é necessário promover mudanças estruturais, mas acompanhadas de uma profunda mística, no sonho de homens e mulheres livres; da face da terra renovada.
O amor como dom e graça, ao ser exercitado na vida dos cristãos, contraria o espírito da violência no mundo, contagiando, de um modo pedagógico, a família dos filhos de Deus, a ponto de sacrificar seus interesses pessoais, num programa que contenha contundentes …